G1 MS | 22 de maio de 2013 - 22:00

Policiais civis decidem pelo fim da greve em Mato Grosso do Sul

Policiais civis de Mato Grosso do Sul decidiram, nesta quarta-feira (22), encerrar a greve após a aprovação, na Assembleia Legislativa, do reajuste salarial proposto pelo governo do estado. Segundo o diretor do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/MS), André Bitencourt, os policiais de todas as regionais do estado devem voltar à ativa nessa quinta-feira (23). A paralisação dos policiais começou na sexta-feira (17).

Os percentuais de aumento aprovados pelos deputados são de 7% em 2013, 9% em maio de 2014 e 11% em dezembro de 2014, contabilizando aumento salarial de 27% até o fim de 2014. A categoria pedia reajuste de 25% ainda em 2013.

Após a aprovação do reajuste, os policiais se reuniram em assembleia em todas as regionais do estado para decidir sobre o fim da greve. Segundo Bitencourt, não houve acordo entre a categoria e o governo, mas com a aprovação do projeto, os policiais decidiram que não havia mais razão para continuar a paralisação.

Segundo o presidente do Sinpol, Alexandre Barbosa, a proposta do governo ainda atende alguns benefícios como o auxílio-alimentação de R$ 100 por mês e os critérios de promoções. Conforme ele, antes as promoções eram baseadas em "indicações de políticos ou delegados"; agora, 80% das vagas serão designadas pelo quesito antiguidade e 20%, por merecimento.

Também ficou acordado durante a assembleia que as faltas durante o movimento de greve serão abonadas.