Cores em movimento, raciocínio veloz e mente afiada: o Cubo Mágico é mais que um passatempo, é um esporte mental que conecta gerações e estimula a lógica com criatividade. Agora, esse universo de desafios ganha força em Mato Grosso do Sul com o reconhecimento institucional da Federação de Futebol, marcando o encontro entre dois mundos que compartilham estratégia, agilidade e paixão.
O clássico brinquedo, que exige concentração, raciocínio lógico e rapidez na execução, vem ganhando destaque como prática esportiva. Em Mato Grosso do Sul, esse movimento avança com o reconhecimento institucional da FFMS, que amplia seu olhar para além das quatro linhas e valoriza modalidades que também treinam a mente, o cognitivo e as habilidades. O jogo é uma ferramenta de aprendizado com cubos 3x3, 4x4, 5x5, hexagonais e no formato pyramix (pirâmide).
Assim como no futebol, o sucesso com o cubo depende de treino, foco, controle emocional e precisão. Durante visita à sede da FFMS, o presidente da Acems, Jefferson Feitosa Almeida, e a tesoureira Amanda Cristina Naujorks demonstraram ao presidente Estevão Petrallás a habilidade de montar cubos em segundos.
“Nosso papel como federação é incentivar práticas esportivas que estimulem o potencial humano. O cubo mágico é mais do que um jogo. É uma modalidade que desenvolve concentração, lógica, controle emocional e foco. Fico feliz em abrir esse espaço e incentivar novas formas de aprimorar exercícios mentais”, afirmou Estevão Petrallás, presidente da FFMS.
Para Jefferson, a recepção foi um marco para a Acems: “Fomos muito bem acolhidos pelo presidente Estevão e pela equipe da Federação. A FFMS é uma parceira de alto potencial. Essa união mostra que o esporte vai além da bola: envolve raciocínio, estratégia e superação”.
Amanda Naujorks destaca o valor da prática como um antídoto para o excesso de telas: “Nosso público vive no digital, e o cubo mágico é uma forma inteligente de tirar os olhos das telas e ativar o cérebro com lógica e criatividade. É uma atividade que estimula o raciocínio, fortalece o cognitivo e ainda promove conexões saudáveis e reais”.
Com essa integração, a FFMS reforça sua missão de fomentar o esporte e contribuir com essa ferramenta no desenvolvimento integral de atletas, mostrando que inteligência, lógica e espírito competitivo caminham juntos, seja no gramado ou nos desafios de um cubo mágico.
Leia Também

Bonito segue brilhando nos Jogos Escolares de MS com futsal e vôlei Sub-17

Fase de quartas de final do Campeonato Estadual Sub-13 começa neste fim de semana

Ciclismo de Bonito marca presença nos Jogos Escolares da Juventude 2025

Bodoquena garante campo de futebol sintético com apoio do Governo do Estado

Operário perde para o Goiatuba e se afasta da zona de classificação na Série D do Brasileiro

Em Maracaju, Pit Stop Bonito estreia com vitória na Liga Estadual de Futsal

Aos 47 Anos, Cláudio Rocha Leva Bonito ao MMA Mundial

Cristiano Ronaldo é o atleta mais bem pago do mundo em 2025

Copa do Brasil Feminina começa neste fim de semana e Operário FC representa MS na disputa
