A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) segue expandindo o leque de competições de base. Nesta terça-feira (3), a entidade reuniu, presencial e remotamente, dirigentes de diversos clubes do Estado para discutir a primeira edição das Copas Regionais de Futebol Amador de Base. A competição será disputada nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 com a possibilidade de participação de 25 clubes.
Os participantes foram divididos em três grupos regionais. Na Região Metropolitana estão Náutico FC, CAMS, CE Guaicurus, EC Flamengo, Grêmio Santo Antônio, Escolinha Pelezinho, Atlético Colorado, União ABC, FC Pantanal e EC Rio Pardo. Na Grande Dourados estão confirmados Instituto Aefa, EC Ubiratan/DS, Ivinhema FC, CE Naviraiense, EC Águia Negra, Urso de Mundo Novo, Ponta Porã SE, SE Nova Andradina, União AC e Instituto Ismaily. Na Região Pantanal estão Maracaju AC, Seduc de Anastácio, Seinter de Dois Irmãos do Buriti, CEAB de Nioaque e AA Gol Bonito.
O presidente da FFMS, Estevão Petrallás, destaca a importância de promover campeonatos para que os atletas em formação tenham sempre competições para disputar. “Nossos atletas precisam ganhar minutagem e estar sempre atuando. De olho nessa necessidade, criamos essas competições para que eles possam ganhar mais rodagem dentro do futebol, obtendo melhor formação e mais bagagem”, explica.
A competição será disputada em nove datas, entre abril e dezembro, e os clubes se enfrentam em turno único, todos contra todos. “No fim do ano, será somado pontos de cada categoria e chegaremos ao campeão geral de cada região. Em fevereiro de 2027 acontece a Supercopa, com os campeões de cada região se enfrentando”, explica Marco Tavares, diretor de Competições da FFMS.
Segundo o dirigente, as Copas Regionais acontecem paralelamente aos campeonatos estaduais de cada categoria e será mais uma vitrine para os clubes e oportunidade para os atletas se manterem em nível de competição. “Teremos 280 jogos em todas as categorias, movimentando mais de 2.500 jovens jogadores, todos inscritos no Gestão Web da CBF, o que garante parte do direito de clube formador aos nossos filiados”, completa.
Palavra dos Clubes
Os dirigentes que participaram presencialmente do encontro, comandado pelo presidente da FFMS, Estevão Petrallás, comemoraram mais uma iniciativa da entidade em organizar competições de base no futebol sul-mato-grossense.
“Vejo com bons olhos esta movimentação desde o ano passado, acredito que as coisas estão mudando. Essa competição vem ao encontro da necessidade que a gente precisa, com uma perspectiva muito boa para o futuro. Acho que a base sendo bem feita, com certeza nos próximos quatro, cinco, seis anos, nós teremos um futebol profissional de melhor qualidade”, afirma Júlio César, da Escola Escolinha Pelezinho, de Campo Grande.

Dirigentes dos clubes comemoram a organização de novas competições de base (Foto: Gildo Tavares/FFMS)
Giuvani Dias da Silva, vice-presidente do FC Pantanal, também da Capital, segue no mesmo raciocínio. "A importância destas categorias vem crescendo muito pelo trabalho da Federação, com o presidente Estevão Petrallás, que as deixa cada vez melhores e com isso, a importância de a gente investir na base, pela qualidade dos atletas que a gente desenvolve. E agora, com essa parceria com a Federação, estamos colocando jogadores em níveis mais elevados", explica.
Para Fernando Canepelle, presidente do Grêmio Santo Antônio, a iniciativa de se ajustar às competições em novas faixas etárias é benéfica para o desenvolvimento da base. “Há muito tempo sonhávamos com essa introdução de competições dos anos pares. Então agora a Federação contempla festivais Sub-9, Sub-10, Sub-11, Estadual Sub-11, Estadual Sub-13, Estadual Sub-15, Sub-17, Seletiva da Copa São Paulo, Estadual Sub-20 e os regionais Sub-12, 14, 16 e 18, fechando assim todas as oportunidades reais para os atletas poderem, efetivamente terem um plano de carreira. A FFMS está dando um grande passo. Tenho certeza de que isso vai trazer muitos benefícios para o futebol do nosso estado”, completa.
Leia Também
Esporte
Roberto Carlos confirma compra de clube paulista ao lado de Ronaldo
Esporte
Fifa abre votações para o gol mais bonito da Copa
Esporte
De virada, Aquidauanense vence São Gabriel e fica perto do acesso
Esporte
Comercial vence Campo Grande e entra na zona de acesso
Esporte
FFMS tem rodada cheia em Mato Grosso do Sul mesmo com clima de decisão da Copa do Mundo
Esporte
Taveirópolis e Sete de Setembro abrem rodada da Série B Estadual nesta sexta
Esporte
FC Pantanal anuncia Hugo Almeida como treinador da equipe Sub-20
Em MS
Homem que atropelou irmãs de propósito é preso
Esporte
Goleiro algoz afirma que desculpa em post curtido por Ney era de perfil fake
Esporte


Dirigentes participam presencialmente e remotamente da reunião na sede da Federação (Foto: Gildo Tavares/FFMS)