Menu
sexta, 23 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
Brasileirão

Cruzeiro prioriza ataque e mostra que futebol envolvente ganha título

11 Nov 2013 - 09h38Por UOL

Nos últimos anos uma das máximas do pontos corridos era de que os times com as melhores defesas se sagravam campeões. A campanha do Cruzeiro, de Marcelo Oliveira, que está na iminência de ganhar o maior título da carreira, desmistifica essa tese e resgata a importância do ataque e a possibilidade de conquistar título com futebol envolvente.

Adepto do futebol ofensivo, o treinador montou uma equipe muito ofensiva e os números na temporada são reflexo disso. O Cruzeiro possui disparado o melhor ataque do Campeonato Brasileiro com 69 gols, 17 a mais que o segundo colocado Atlético-PR. Só o saldo de gols da equipe é superior ao ataque de outras 10 equipes.

Desde 2006 o time de melhor ataque não vencia o campeonato. À época, o São Paulo foi campeão com 66 gols marcados em 38 partidas, números inferiores aos do Cruzeiro com cinco rodadas de antecedência. 

Até então possuir o melhor ataque era sinônimo de sucesso. Além do São Paulo, o Corinthians foi campeão em 2005 (com 87 gols em 42 rodadas), o Santos em 2004 (103 gols em 46 rodadas) e o próprio Cruzeiro em 2003 (102 gols em 46 partidas), quando o campeonato tinha mais clubes.

Marcelo Oliveira acredita que essa proposta ofensiva do time tem feito a diferença na campanha vitoriosa. "Os números indicam isso e essa proposta nossa já tinha acontecido no Coritiba, o melhor ataque do Brasil, que mais fez gol, recordista de vitória também", disse o treinador.

Nos últimos sete anos a melhor defesa sobressaiu em cinco oportunidades. O próprio São Paulo em 2006 (32 gols sofridos) e em 2007, quando se destacou pela defesa instransponível, com apenas 13 gols sofridos em 36 rodadas. O Fluminense também venceu duas vezes com a melhor defesa, em 2010 (36 gols) e 2012 (33 gols). Outra equipe a ser campeã com a melhor defesa foi o Corinthians de 2010 (36 gols).

Apesar do ataque fulminante, o Cruzeiro também possui bons números defensivos e é a segunda equipe que menos levou gols no campeonato, com 29 tentos contra, nove a mais que o Corinthians, líder no quesito.

Marcelo Oliveira explica o sucesso desse equilíbrio entre defesa e ataque. "A ideia é que no futebol atual, moderno, se não marcar perde o jogo. Você pode marcar com jogadores que não sabem jogar, ou marcar com jogadores técnicos, bem organizados, em uma proposta tática com muita vontade e uma recomposição boa, já que você quando tiver a bola vai ser muito mais criativo e técnico", observou o comandante.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - ESPORTE
Atletas de Bonito alcançam boas classificações na 1ª Etapa do Estadual de KickBoxing; confira
BONITO - MS - ESPORTE
BONITO: Corrida de rua Solar 10k agitou o último domingo, confira os ganhadores
Foto: ASSESSORIA BONITENSE DESTAQUE NO ESPORTE
Atleta bonitense conquista vaga para o mundial de paracanoagem que acontecerá na Dinamarca
BONITO - MS - ATLETAS DE MMA
Atletas de MMA lutarão em eventos no Rio de Janeiro e República Tcheca representando Bonito (MS)
QUARTA-FEIRA DE BRASILEIRÃO 2021
Quarta de Brasileirão tem 08 jogos e destaque para clássicos regionais, confira
BONITO 21K - INSCRIÇÕES ABERTAS
Bonito 21K e sua 7ª Edição de corrida de rua e ciclismo está com inscrições abertas pelo site
BONITO - MS - ESPORTE É SAÚDE
Esportes atende comunidade e recupera quadra de areia no Bairro Lago Azul I em Bonito (MS)
BONITO - VAMOS AJUDAR PARA DOAR
Quer um agasalho?, ou fazer uma doação entre em contato com o Projeto Movimente-se em Bonito (MS)
BONITO - MS - NOVO DECRETO
NOVO DECRETO: Toque de Recolher e outras medidas, veja o que vai poder funcionar em Bonito (MS)
Foto: Arquivo Pessoal ALERTA - SAÚDE
Jovem de 19 anos perde parte do pulmão após contrair fungos durante uso de narguilé