Menu
segunda, 20 de setembro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
CURSO DE MERGULHO CBMMS

Solenidade realizada em Bonito, marca início do 1º Curso de Mergulho em Caverna realizado pelo

4 Ago 2021 - 07h36Por Filipi Brites Ascom

Na tarde da última segunda-feira, 2 de agosto, foi realizada a cerimônia que deu início oficial ao curso Cave Diver (Mergulhador de Cavernas). O curso, que acontece até o dia 13 de agosto, está sendo promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). 

A atividade de mergulho em caverna está entre as mais perigosas do mundo, porém o turismo de aventura é uma realidade do Estado de Mato Grosso do Sul, portanto a responsabilidade da corporação com a temática, não poderia ser diferente, senão a viabilização deste curso inédito no Brasil por corporações bombeiro militar. 

Com duração de duas semanas, seis bombeiros militares (sendo quatro do MS e dois do Espírito Santo) participam deste treinamento, que é considerado um dos mais perigosos do mundo. 

“Os alunos ficarão duas semanas, quase sem descanso, sem dias de folga, farão muita força carregando uma enorme quantidade de equipamentos para as belas, mas ermas cavernas da região. Passarão frio nas descompressões e descansarão carregando os cilindros de gás, mas terão a instrução mais técnica e segura que poderemos proporcionar”, destacou o instrutor do curso, major Ronaldo Cezar Possato Venâncio, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 

“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul deve estar apto a atuar em uma emergência envolvendo essa modalidade de mergulho. Pensando nessa possibilidade de demanda, é que estamos realizando essa atividade”, destacou o comandante-geral do CBMMS, Coronel Hugo Djan Leite.

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, destacou a importância da ministração do curso e a parceria com o CBMMS. 

Solenidade realizada em Bonito, marca o início do 1º Curso de Mergulho em Caverna realizado pelo CBMMS

“Esse curso será fundamental para termos militares especializados em mergulho em caverna para que estejam aptos a atender qualquer tipo de sinistro em Bonito e região. 

Gostaria de agradecer a parceria e atenção que o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul tem com a nossa cidade. Em breve teremos a inauguração do 8° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Bonito e isso mostra o quanto a corporação se dedica no preparo de seus militares para atender com qualidade e excelência a população”, finalizou. 

“Essas ações vão elevar ainda mais o nosso turismo, que já é de extrema qualidade. Nestes atrativos todos possuem o Sistema de Gestão de Segurança – SGS que já ajuda esse plano de emergência de resgate, mas nada comparado ao curso desse nível que o Corpo de Bombeiros vai trazer para nós”, destacou a secretária de turismo, indústria e comércio de Bonito, Juliane Salvadori.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VISITA EM BONITO
Durante visita, Ministro de Turismo é agraciado com o Prêmio Piraputanga em Bonito (MS)
Comunicação Governo MS CULTURA
Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul integra Brasil, Paraguai, Argentina e Chile
Cláudio começou a se aventurar com a bicicleta há três anos (Foto: Arquivo pessoal) NO PEDAL ATÉ BONITO
Apaixonado por pedalar, Claúdio deu uma 'louquiada' e pedalou quase 300Km para chegar em Bonito (MS)
Foto: Diego Garcia RETOMADA DO TURISMO EM MS
Fundtur dobra o valor para eventos geradores de fluxo turístico e reforça apoio aos destinos de MS
RETOMADA NO TURISMO
RETOMADA: Prefeituras terão apoio para eventos geradores de fluxo no montante de R$ 1 milhão
O corpo da capivara boiava sobre o rio, por causa do alimento sendo ingerido.  Foto: Juca Ygarapé/Arquivo Pessoal AQUI É BONITO - MS
Sucuri digerindo animal é flagrada por empresário em rio de águas cristalinas em Bonito (MS)
MS CULTURA CIDADÃ
Auxílio de R$ 600, inscrições abertas até sexta do Programa MS Cultura Cidadã tem 730 interessados
Cleir iniciou a fase de recuperação da pintura das esculturas buscando sempre a tonalidade natural da espécie. Fotos: Silvio de Andrade BONITO - MS - RESTAURAÇÃO CONTINUA
Cleir fala como tudo começou e detalha restauração do Monumento das Piraputangas em Bonito (MS)
FOTO: ASSOCIAÇÃO MASCOTE BONITO BONITO - MS - VAMOS ADOTAR
Esse cara de 'caramelo' está para adoção na Associação Mascote Bonito, é amor para vida toda
BONITO - MS -
Voos diretos começam em dezembro, ligando pela primeira vez a capital paulista (Congonhas) a Bonito