Menu
domingo, 11 de abril de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JANEIRO
TURISMO EM MS

Parque da Bodoquena entra na lista de concessões para o turismo

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, seguramente faz parte da lista de áreas de belezas

25 Fev 2021 - 08h16Por Campo Grande News

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, seguramente faz parte da lista de áreas de belezas naturais mais deslumbrantes para visitar no Brasil e celebrar a natureza. Não por acaso, aparece em destaque na relação de editais de estudos de concessão de oito parques nacionais, lançados esta semana pelo Ministério do Turismo, para promover o turismo e o patrimônio cultural e natural no país.

A intenção do governo federal é transferir a administração do parque para a iniciativa privada. Diferente da privatização, instrumento de venda de órgãos ou de empresas públicas para o setor privado, na concessão a transferência é temporária com prazos definidos que podem ou não ser renovados, além de regras para explorar o serviço.

“Serão desenvolvidos estudos e proposições para concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, assim como de viabilidade econômico-financeira para as concessões. Os estudos serão realizados no prazo de 120 dias após a assinatura do contrato”, diz nota divulgada pelo MinTur, em ação compartilhada com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pelos parques nacionais.

Com área de 77 mil hectares, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena abrange os municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho, e reúne rios, cachoeiras, montanhas, trilhas, cavernas e mais de 340 espécies de aves, 195 de mamíferos e 50 de peixes.

Criado em 21 de setembro de 2000, somente em dezembro do ano passado a área foi declarada aberta para visitação de turistas, e com limitação de acessos por conta da falta de estruturação dentro da área do parque.

Por exemplo, na trilha do Rio Perdido, primeiro atrativo do parque declarado aberto como ponto turístico, foi construído um deque de observação da natureza localizado no ponto de ressurgência do rio, que dá nome a trilha de 3,5 km de extensão, por desaparecer entre rochas e reaparecer 1,2 km adiante. No total, foram construídos seis deques.

A proposta inicial é receber 70 pessoas por dia na área do parque, entre 8h e 17h. Para os observadores de aves há uma recomendação especial. Neste caso, o passeio deve ser comunicado com antecedência pelo condutor (guias) ao ICMBio e a visita poderá começar às 4h da manhã.

Ainda conforme o que foi anunciado no evento de abertura do parque para o turismo, em janeiro de 2020, no sistema de agendamento, será disponibilizado uma tabela com o nome, telefone, e-mail e perfil dos profissionais disponíveis para viabilizar a visitação. O condutor poderá organizar grupos de visitantes de forma independente ou via agência de turismo. Vale ressaltas que estas só poderão operar através de condutores credenciados.

Além do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, a lista de editais de estudos de concessões do Ministério do Turismo, lançados esta semana, também traz o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional de Ubajara (CE), Parque Nacional de Brasília (DF) e o Parque Floresta Nacional de Brasília (DF).

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - CELEBRIDADES
Em Bonito MS: Ex-BBB e modelo elogia as belezas naturais e destaca 'uma cidade muito acolhedora'
BONITO - MS - TURISMO
Em Bonito, Influencers agitam a cidade e apresentam para mais de 3 milhões de seguidores
BORA PRA BONITO (MS)
Se flutuar é bom, escolher as águas cristalinas de Bonito (MS) é ter a viagem perfeita, confira
BONITO - MS - BALNEÁRIO MUNICIPAL
Balneário Municipal está funcionando normalmente suas atividades ao público em Bonito (MS)
GERENTE DA AGÊNCIA ÁGUAS TURISMO BONITO É 100% SEGURO
'Estamos 100% seguros para atender os turistas', garante Gerente da Agência Águas Turismo de Bonito
VÍRUS DESTRUIDOR
Ivan Diniz, o 'Poeta do Rodeio' perde a luta contra a Covid aos 57 anos
BONITO - MS - NOVO DECRETO MUNICIPAL
Prefeitura publica novo Decreto Municipal, veja o que pode e o que não pode em Bonito (MS)
BONITO - MS - BALNEÁRIO MUNICIPAL
Balneário Municipal recebeu mutirão de limpeza e manutenção, tudo pronto para o turista em Bonito
Foto de Dinho Mônaco cedida ao Diário Corumbaense NOSSO MATO GROSSO DO SUL
VÍDEO: Com ruas vazias, tuiuiú voa no centro e produz cena linda em Corumbá, ASSISTA
BONITO - FELIZ PÁSCOA
BONITO: Ovos de páscoa e caixas de bombons são entregues as famílias usuárias do SCFV e obra social