Menu
segunda, 25 de outubro de 2021
Busca
BONITO ÁGUAS GREEN WEEK
TELEDRAMATURGIA

Haja Coração repete 'maldição' de Sassaricando; saiba qual

29 Out 2016 - 09h01Por Notícias da TV

Em 1987, Sassaricando, a novela que serviu de base para a atual trama das sete da Globo, teve uma leve alteração de percurso: o núcleo principal, formado Aparício (Paulo Autran) e pelas três mulheres com quem ele sassaricava, perdeu espaço para a espevitada Tancinha (Claudia Raia). Inicialmente uma mera coadjuvante, Tancinha terminou a novela como um dos personagens mais lembrados da teledramaturgia nacional.

Quase 20 anos depois, na releitura de Daniel Ortiz, a "maldição" se repete: uma trama secundária, a de Shirlei (Sabrina Petraglia) e Felipe (Marcos Pitombo), chama mais a atenção do público do que a indecisão de Tancinha (Mariana Ximenes) entre Beto (João Baldasserini) e Apolo (Malvino Salvador). O conto de fadas sem sutileza alguma funcionou melhor e ganhou torcida na internet.

Não que a participação dos protagonistas tenha sido diminuída _foi apenas ofuscada.  Mas é evidente que o sucesso da novela se deve em grande parte ao fator Shirlipe, casal arrebatador nas redes sociais.

Haja Coração teve como mérito, ainda, ter se deslocado do original ao usar somente a premissa de Sassaricando como ponto de partida, evitando assim maiores comparações. Shirlipe é uma invenção que não havia no original de Silvio de Abreu.

O romance em detrimento do riso prevaleceu em praticamente todos os núcleos, e se criou um excesso de triângulos amorosos: além de Shirlipe e dos protagonistas, houve Camila (Agatha Moreira), Giovanni (Jayme Matarazzo) e Bruna (Fernanda Vasconcellos), e Aparício (Alexandre Borges), Rebeca (Malu Mader) e Teodora (Grace Gianoukas). Provocar o público pelo emocional é garantia de audiência, e nada melhor do que o romance para isso.

Outro fator que contribuiu para certo desgaste do protagonismo da "Tancinha divididinha" foi a performance pífia de Malvino Salvador. Repetitivo, o ator não apresentou nuances de interpretação e enfrentou ainda o novato Baldasserini, sangue praticamente novo no vídeo e com uma atuação mil vezes melhor. Para complicar ainda mais, a entrada de Cleo Pires (Tamara) para balançar o núcleo foi irrelevante.

O casal Apolo e Tamara, se impressionou o público, foi pela falta de química e pela inexpressividade cênica dos dois atores. Completa o pódio da atuação canastrona José Loreto, como Adônis, que poderia muito bem ter atrapalhado mais a vida de Shirlei e Felipe, mas que pouco acrescentou à história.

Mariana Ximenes, entretanto, cumpriu com maestria uma tarefa difícil: compor uma Tancinha própria, longe de qualquer comparação com a original eternizada por Claudia Raia. Personagem difícil, Tancinha foi levada com os pés nas costas pela atriz e comprovou o carisma de Mariana para protagonizar qualquer história.

No mais, apesar de secundário, o humor se fez presente, mais comedido do que o esperado para o horário, é verdade, mas vale destacar Ellen Roche (Leonora), Marcelo Médici (Agilson), Claudia Jimenez (Lucrécia), apesar de bastante subaproveitada, Grace Gianoukas e Gabriel Godoy (Leozinho). A entrada de Cristina Pereira (Safira) trouxe caldo à história. Tatá Werneck (Fedora), se não apresentou nada de novo na carreira, ao menos divertiu.

Haja Coração termina marcada pela superação de um casal extra-Sassaricando em relação aos protagonistas. O excesso de romance, porém, mostra um caminho fácil que as novelas atuais tendem a seguir e acende um sinal amarelo: nem só de água com açúcar vivem os folhetins.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - EVENTO SOLIDÁRIO
Em Bonito, Caxara Pub faz evento beneficente em prol de jovem bonitense neste sábado
Sede da governadoria, no Parque dos Poderes (Foto Arquivo) FERIADÃO EM NOVEMBRO
Ponto facultativo transforma feriadão em 4 dias, veja o decreto
Foto destaque Visit Bonito: passeio no Barra do Sucuri BONITO - MS - RETOMADA
"Estamos nos reerguendo", guia turístico relata recomeço durante a pandemia em Bonito (MS)
BONITO BONITO - LANÇAMENTO
Lançamento do Programa Bonito é Reciclar, Desafios do Gerenciamento de Resíduos, será nesta sexta
BONITO - MS - AGORA É LEI
AGORA É LEI: Ecoturismo é incluído em lista de atividades essenciais
Musas do Brasileirão eleitas em 2021. Fotos: Divulgação 25 MUSAS DO BRASILEIRÃO
Eleitas as 25 Musas do Brasileirão, entre 540 candidatas; veja quem são
Pantanal na escuridão deixou equipe apreensiva - (Fotos: Reprodução, Instagram) FOI TENSO
VÍDEO: Elenco de Pantanal viveu momentos de terror durante tempestade de areia em MS
TEMPO PREVISÃO DO TEMPO
Chuvas e ventos fortes com eventual queda de granizo são esperados nesta segunda e terça-feira
Foto: Divulgação do evento FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DA CANÇÃO
Inscrições abertas para o Festival Universitário da Canção com prêmios de até R$ 8 mil
BONITO - MS BONITO - MS - TURISMO COM RESPONSABILIDADE
Turismo de Bonito tem o melhor setembro dos últimos 7 anos