Menu
tera, 3 de agosto de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
Enem 2013

Estudante aponta o hábito de leitura como segredo do sucesso no Enem

14 Out 2013 - 06h59Por INEP

A estudante Daniela Franco realizou o sonho que os mais de 7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2013, também almejam transformar em realidade. Obteve uma boa nota no exame e, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, conquistou uma vaga em instituição de educação superior. Matriculada em administração na Universidade Federal de Goiás (UFG), Daniela acredita que o mais importante para alcançar o sucesso no Enem é ser um bom leitor e, acima de tudo, saber interpretar os textos dos enunciados.

“A prova toda é baseada em interpretação e raciocínio lógico, incluindo as questões de ciências da natureza e matemática. No meu caso, não estudei para a prova, apenas prestava atenção às aulas e mantinha um nível de leitura alto, na média de três livros por semana, o que me ajudou na hora de interpretar os textos e enunciados e me agregou conhecimento prévio à resolução das questões, para encontrar as respostas corretas”, explica Daniela.

Ela também conta que o hábito de leitura a auxiliou a não ficar cansada devido à grande quantidade de textos utilizados nas provas do Enem. “A reclamação do cansaço da leitura é recorrente entre pessoas que conheci, mas pessoalmente, isso não me atrapalhou, já que sempre li muito”, acrescenta a estudante.

As provas do Enem ocorrem nos próximos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, os participantes terão 4h30 para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão 5h30 para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, sendo que as duas últimas também terão 45 questões cada.

Tranquilidade - Segundo Daniela Franco, outra dica que ajuda muito é manter a calma. “Se ficar pensando no quanto aquela prova é importante, você vai ficar nervoso e as informações no seu cérebro vão automaticamente ficar bloqueadas, ou seja, vai te dar um branco. Pense que você terá outras oportunidades no futuro se não conseguir desta vez e encare as questões como um jogo divertido: o seu rendimento vai subir de uma forma surpreendente”, aconselha.

Para conseguir manter-se calmo, é importante o participante chegar no local de prova com uma hora de antecedência, pelo menos. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Outra boa estratégia é conferir o trajeto até o local de prova antes do dia do exame.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AULAS EM MS VOLTA ÀS AULAS NO MS
Aulas presenciais retornam nesta segunda-feira, veja perguntas e respostas sobre presença dos alunos
REINALDO AZAMBUJA - GOVERNADOR DE MS VOLTA ÀS AULAS EM MS
AULAS PRESENCIAIS: Escola estão prontas e preparadas para receber os alunos, destaca governador
Escola Estadual Luiz da Costa Falcão VOLTA ÀS AULAS EM MS
Aulas presenciais na Rede Estadual voltam na próxima semana com toda segurança necessária em MS
Laine de Jesus Alves, 14 anos, tem diabetes e foi imunizada em Itaporã. (Foto: Arquivo Pessoal) - VACINAÇÃO COVID EM MS
Governo de MS estuda vacinar adolescentes de 12 a 17 anos para manter volta às aulas segura
DOURADOS - VESTIBULAR UNIGRAN
FARMÁCIA NA UNIGRAN: Curso prepara o aluno para assumir mais de 70 subáreas dentro da profissão
VOLTA ÀS AULAS NO MS
Aulas presenciais: Bandeiras do Prosseguir vão determinar quantidade de alunos em sala de aula
VOLTA ÀS AULAS EM MS VOLTA ÀS AULAS NO MS
Aulas presenciais com quantidade de alunos nas salas dependerá do Prosseguir
BONITO - VAMOS AJUDAR PARA DOAR
Quer um agasalho?, ou fazer uma doação entre em contato com o Projeto Movimente-se em Bonito (MS)
VOLTA ÀS AULAS EM MS
Volta às aulas será em agosto na Rede Estadual de Ensino de acordo com a cor da bandeira, veja
Alfa Naiara tinha 37 e ficou intubada na UTI do hospital onde trabalhava - Reprodução/redes sociais COVID E SUAS VÍTIMAS
Coronavírus tira o sonho de estudante de 37 anos de ser médica, ela cursava medicina