Menu
domingo, 19 de setembro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
ENEM

Cartões com os locais de prova do Enem já estão disponíveis

As provas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro

17 Out 2019 - 10h55Por Anna Gomes/Agência Brasil

Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já estão disponíveis. Entre outras informações, os estudantes têm acesso ao local onde farão o exame neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

“A recomendação primeira é que o participante imprima o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame”, disse à Agência Brasil o diretor de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Murillo Gameiro.

Uma vez sabendo o local de aplicação, o diretor recomenda que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova: “o participante deve conhecer o trajeto até o local de prova, considerando que no dia da prova vai ter um trânsito mais complicado, e haverá várias pessoas participando do Enem. É bom que o participante conheça o trajeto e saiba o tempo que vai gastar de casa até o local da prova.”

No dia do Enem, a dica é chegar no local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

O Cartão pode ser consultado na Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play. Para acessar o Cartão, o participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019. O Inep divulgou um vídeo orientando aqueles que perderam a senha sobre como recuperá-la.
Os estudantes podem conferir, no Cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados; entre outras informações.

Declaração de comparecimento

Segundo Gameiro, além do cartão, o Inep disponibiliza hoje a declaração de comparecimento do primeiro dia do exame, que deverá ser levada no dia 03 de novembro. A declaração do segundo dia estará disponível a partir do dia 04 de novembro e deverá ser usada no dia 10 de novembro. Essa declaração precisa ser impressa e levada para a prova, quando será assinada pelo coordenador de local de prova.

“Dependendo do regime de trabalho, algumas pessoas têm plantão no final de semana e precisam de declaração para ter a falta abonada. São casos específicos”, diz. Essas pessoas, de acordo com o diretor, devem ficar atentas pois o Inep não irá fornecer o comprovante de presença após o dia da prova.

O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos no exame.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - PARCERIA FIRMADA
Prefeitura firma parceria com IFMS para realização de cursos técnicos para à população em Bonito
BONITO DE LUTO
BONITO: Escola se despede da professora Selma 'menina sonhadora de sorriso fácil e alma sempre leve'
BONITO - NOTA DE PESAR BONITO - MS - NOTA DE PESAR
Família da Rede Municipal de Ensino está de luto em Bonito
241814073_2709931219306210_5797808700988368846_nCAPA CONCURSO DE REDAÇÃO
Concurso de redação da Expoagro Digital premiará alunos do ensino médio, veja como participar
Foto: Filipi Brites - Ascom BONITO - VOLTA ÀS AULAS
SEMEC segue com preparativos para volta às aulas em Bonito
Prefeito juntamente com a secretária de educação e cultura, Eliana Maria Rafael Fregatto. BONITO - EDUCAÇÃO
SEMEC realiza acolhida com os funcionários administrativos das unidades escolares em Bonito
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Alunos de Dourados vão criar satélite para monitorar queimadas no Pantanal
BONITO - MS - INSCRIÇÕES ABERTAS
Inscrição para professor temporário na Escola Durvalina Dorneles começa nesta terça-feira em Bonito
CONCURSO EM MS
Concurso para professores estaduais terá mais de 700 vagas em MS
Foto: Edemir Rodrigues OPORTUNIDADE
Estado anuncia concurso para professores com mais de 700 vagas