Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Planejado
ATREVÉS DA ARTE

Alunos do Rede Solidária expõem ações de combate ao abuso e exploração sexual infantil

3 Jun 2019 - 13h12Por DA REDAÇÃO

Após um mês de atividades pedagógicas e de conscientização sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em alusão ao Maio Laranja, alunos do Programa Rede Solidária, desenvolvido pelo Governo do Estado, expuseram os trabalhos desenvolvidos a parir das ações nas duas unidades do projeto.

As crianças e adolescentes foram encorajados através da arte de expor o que eles aprenderam com as atividades do Maio Laranja, abordadas através de atividades lúdicas, gincanas, palestras e rodas de conversas. “É a primeira vez que abordamos o tema intensamente dentro do projeto, nosso intuito foi resgatar em nossos alunos, que vivem em situação de vulnerabilidade também quando o assunto é violência, a importância de ser criança, de ter a infância preservada, a consciência de que o corpo é inviolável, que muitos não têm essa referência”, observa Cristina Meza, Diretora da Unidade I do Programa Rede Solidária.

De acordo com Cristina, na Unidade I do projeto localizado no bairro Dom Antonio Barbosa, as crianças produziram desenhos individuais e depois houve uma seleção. “Em cada oficina de fortalecimento de vínculos cada crianças produziu seu desenho, no Dia das Mães houve uma votação e entre os 270 desenhos foram escolhidos 25 para serem ampliados e transformados em uma obra de arte”, conta. Um desses desenhos foi o do aluno Michel Surubi da Silva, de 7 anos. Sua mãe, Gisele Surubi, conta que o menino sempre gostou de desenhar e após a seleção do seu desenho aflorou ainda mais a vontade de ser desenhista. “Em casa ele desenha muito, e agora depois da exposição disse que quer ser desenhista”, relata. Para Michel o desenho representa a defesa do tubarão. “Ele está de boca aberta, cuspindo fogo, porque precisa se defender do barco que está atacando ele”, conta o menino. 

“As atividades e desenhos são muito ricos em detalhes e com olhar mais sensível é possível ver como eles entenderam o assunto. Como a violência faz parte do cotidiano da maioria dos nossos alunos trabalhamos com bastante atividades lúdicas, de resgate a infância, as brincadeiras, ensinando que o corpo da criança foi feito para brincar”, explica Elisângela Ferreira, pedagoga da Unidade II do programa no bairro Noroeste.

Segundo Amirtes Carvalho, Coordenadora Pedagógica do Programa Rede Solidária, o próximo passo é consolidar o trabalho desenvolvido através de ações durante todo o ano. “A partir dessas ações foram levantadas várias questões sociais que precisam ser fortalecidas em nossas crianças e adolescentes, para isso já iniciamos parceria junto a Sedhast, através da Superintendência de Assistência Social, para levar até nossas unidades palestras e oficinas para consolidar o trabalho iniciado, para que essas crianças e jovens se sintam capazes de se defender e ter a convicção de seus direitos e deveres como cidadãos de direito”.

 

Leia Também

LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo BONITO NA CAPITAL DE MS
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro VOLTA ÀS AULAS
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento BONITO - EVENTO
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito UEMS DE JARDIM
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda BONITO - DISTRITO ÁGUAS DO MIRANDA
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito BOA FORMA AOS 54 ANOS
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec! Educação
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec!
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Educação
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS) BONITO - MS - CINEMA
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS)
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.