Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
ENEM 2013

A um dia do Enem, estudantes devem ficar atentos ao horário e local de prova

25 Out 2013 - 07h04Por Agência Brasil

Faltando um dia para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os mais de 7,1 milhões de candidatos devem separar o material que precisam levar e garantir que estão com o endereço do local de prova.

O horário merece atenção especial. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, o horário está diferente do da capital federal e os estudantes precisam acertar o relógio. É bom lembrar que nos finais de semana é menor o número de ônibus, trem e metrô circulando.

Para fazer a prova, é preciso apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas.

Amanhã (26), serão aplicadas as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No total, serão 90 questões e o estudante terá quatro horas e 30 minutos para fazer a prova e preencher o cartão de respostas.

Não é permitido ficar com aparelhos eletrônicos ligados durante a prova. Quem levar qualquer eletrônico, como celular e tablet, terá que guardar em um porta-objetos lacrado que ficará embaixo da carteira. O mesmo vale para materiais como lápis, livros e apostilas. Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras.

O estudante só pode deixar o local de prova duas horas após o início do exame e 30 minutos antes do término do horário poderá sair com o caderno de provas. Quem descumprir essas regras, será eliminado.

Nas últimas semanas, a Agência Brasil publicou uma série de matérias em que professores recomendamque os estudantes monitorem o tempo para não correr o risco de deixar questões em branco. Eles sugerem que se gaste em média três minutos para responder a cada questão.

Na redação, é preciso seguir a norma culta da língua portuguesa e ter atenção à concordância e a coesão do texto. A sugestão para a véspera da maratona de provas é que os candidatos relaxem para fazer o exame descansados.

O prazo final para receber o cartão de confirmação pelo correio, com o endereço do local de prova, terminou na sexta-feira (18). Quem não recebeu o cartão, deve acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e conferir as informações.

As provas serão aplicadas em 1.161 municípios, em mais de 15 mil locais de prova. Para o Enem, foram impressas 442 provas em braile para os candidatos cegos, 1.647 pessoas terão prova com letra ampliada e 5.849 vão receber a prova super ampliada. Os autistas e os que têm dislexia vão contar com o auxílio de leitores e transcritores. Haverá ainda intérprete de Libras e auxílio para transcrição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Laine de Jesus Alves, 14 anos, tem diabetes e foi imunizada em Itaporã. (Foto: Arquivo Pessoal) - VACINAÇÃO COVID EM MS
Governo de MS estuda vacinar adolescentes de 12 a 17 anos para manter volta às aulas segura
DOURADOS - VESTIBULAR UNIGRAN
FARMÁCIA NA UNIGRAN: Curso prepara o aluno para assumir mais de 70 subáreas dentro da profissão
VOLTA ÀS AULAS NO MS
Aulas presenciais: Bandeiras do Prosseguir vão determinar quantidade de alunos em sala de aula
VOLTA ÀS AULAS EM MS VOLTA ÀS AULAS NO MS
Aulas presenciais com quantidade de alunos nas salas dependerá do Prosseguir
BONITO - VAMOS AJUDAR PARA DOAR
Quer um agasalho?, ou fazer uma doação entre em contato com o Projeto Movimente-se em Bonito (MS)
VOLTA ÀS AULAS EM MS
Volta às aulas será em agosto na Rede Estadual de Ensino de acordo com a cor da bandeira, veja
Alfa Naiara tinha 37 e ficou intubada na UTI do hospital onde trabalhava - Reprodução/redes sociais COVID E SUAS VÍTIMAS
Coronavírus tira o sonho de estudante de 37 anos de ser médica, ela cursava medicina
1º Lugar: Luisa Yuba Trujillo BONITO - MS - GANHADORES
IASB divulga ganhadores e desenho que ficou 1º lugar será exposto em um outdoor em Bonito (MS)
BONITO - MS - NOVO DECRETO
NOVO DECRETO: Toque de Recolher e outras medidas, veja o que vai poder funcionar em Bonito (MS)
BONITO - MS - PARCERIA
Parceria entre Prefeitura e IFMS ofertará curso preparatório para o ENEM 2021 via internet em Bonito