Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
FARMÁCIA EM BONITO
TRISTE REALIDADE

Rio Miranda sofre com assoreamento e corre risco de 'secar'

22 Set 2021 - 16h27Por Jardim Noticias Online

Segue agonizando o nosso Rio Miranda Santo Antônio e seus afluentes. Essa é a real situação do rio atualmente, assoreado e degradado por falta de proteção ambiental. 

O Rio Miranda e Santo Antônio são rios de grande importância para a região, e os municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna, o texto a seguir, e as imagens dão conta do tamanho do estrago em nossos rios. 

A matéria e entrevista foi feita pelo canal Bonito News, e serve como um alerta para que autoridades municipais, adote medidas para frear a degradação do rio.

Mayckon ressalta mais uma vez que se não for feito nada em menos de 08 anos ou muito antes. O Rio Miranda pode secar totalmente, e isso vai se tornar irreversível é um problema é muito sério e que pode afetar o nosso futuro. É preciso com urgência uma atitude de todos os órgãos municipal, estadual, e orgãos ambiental. 

Ou tomaremos uma atitude drástica agora para tentar salvar o Rio Miranda, Santo Antônio e seus afluentes ou será tarde demais. Destaca o comunicador social.

Rio Miranda anos 80 em Jardim/,Guia Lopes/ Foto Reprodução

Medidas no Município de Jardim

Mayckon Prates diz que políticas públicas e uma gestão ambiental eficiente, é o que falta para salvar o Rio Miranda, porém ele destaca que a falta de interesse de políticos é nítida "É nítida a falta de interesse de vereadores e demais representantes políticos, digo com certeza que faz falta para mim um mandato eletivo, pois muitas vezes, cheguei a conversar com políticos e explicar apresentando projetos e idéias,mas muitos não deram importância alguma, pois para eles falar do rio miranda é só em conversa fiada de campanha eleitoral, mas depois esquecem do grave problema que estamos vivendo hoje" , e ressalta que salvar nosso rio é uma questão que tem que ser tratada com urgência e responsabilidade. Além de manejo eficiente, nos leitos do rio e que com ajuda do judiciário, intermediar conversas e propor soluções com donos de propriedades, que liberam nos rios dejetos de pastagens prejudicando assim, o seu leito. "A elaboração de projetos de sustentabilidade e manejo adequado do Rio Miranda, e um grande colaborador é também o Professor Ilzo Meireles (Biólogo) que também vai estar ajudando na área ambiental em realizações e planejamento sobre a conservação do rio. A secretaria de meio ambiente municipal, é fundamental para definir estratégias.

Projeto de Recuperação do Rio Miranda:

"Ah curto prazo, a recuperação das matas ciliares trarão de volta as águas do rio Miranda, que agoniza ao passar pela nossa cidade. Investir em programas e palestras nas escolas para melhorar a conscientização sobre a preservação ambiental para que as futuras gerações nao repitam o erro de agredir nosso planeta.

O trabalho de recuperação do rio continua sem definições de estratégias com proprietários rurais para evitar atividades pecuárias na nascente. "O Rio Miranda tem uma calha muita bem definida", mas a chuva rápida pode "maquiar" a situação e levando risco aos moradores da região. 

Medidas do Legislativo Estadual

Em uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Lucas de Lima (SOLIDARIEDADE) para discussão principal o assoreamento da bacia do rio miranda, foram feitas reivindicações a fim de tentar resolver o problema, com os órgãos de proteção ambiental. Mas o trabalho vai continuar agora em 2021, dessa vez buscar soluções e recursos junto ao poder legislativo estadual e municipal.

O turvamento dos rios e córregos da Bacia Hidrográfica da Serra da Bodoquena ameaça um dos cartões-postais do ecoturismo mundial: as águas cristalinas de Bonito e região. O problema foi discutido em 2019, durante audiência pública, realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), por proposição do deputado Lucas de Lima (Solidariedade), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa de Leis.


Lucas de Lima deverá apresentar projetos de lei sobre o assunto

Como encaminhamento, o parlamentar deverá enviar, ao governo do Estado, carta com as discussões da reunião e pedido de medidas emergenciais para mitigar o problema do turvamento dos rios. Além disso, Lucas de Lima analisará a possibilidade de apresentação de projetos de leis relacionados ao assunto.

No início da audiência realizada em 2019, especialistas falaram sobre a situação dos rios e córregos da Bacia Hidrográfica da Serra da Bodoquena a partir de estudos diversos. As apresentações foram feitas pelo gestor ambiental Rodolfo Portela Souza, superintendente-executivo da Fundação Neotrópica do Brasil, pelo biólogo Sérgio Barreto, do Instituto Homem Pantaneiro, e pelo engenheiro agrônomo Felipe Augusto Dias, diretor executivo do Instituto SOS Pantanal.

Um dos maiores problemas da região é a falta de mata ciliar, o que deixa os córregos e rios desprotegidos e suas águas, turvas. Devido ao problema, há o total de 38.322 hectares de áreas que precisam ser recuperadas nos municípios da bacia, conforme dados de monitoramento da Fundação Neotrópica do Brasil, apresentados por Souza. Da área que necessita de recuperação, 7.752 hectares estão em Bonito, 4.794,54 em Bodoquena, 4.155,39 em Jardim, 6.412,07 em Miranda e 22.960,8 em Porto Murtinho.

 

Deputado Estadual Lucas de Lima/ Reprodução Facebook
Imagens Rio Miranda Atualmente

Matéria Editada 19/09/2021 para acréscimos de informações!

 

Redação / José Luís

Leia Também

Inauguração da MJ CONSTRUÇÕES E ACABAMENTOS Construção Civil
Inauguração da MJ CONSTRUÇÕES E ACABAMENTOS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; na lista das 14 cidades está BONITO BONITO NA LISTA DOS SORTUDO
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; na lista das 14 cidades está BONITO
Diversificação de culturas cresce, com aumento na produção de amendoim, mandioca, arroz e feijão EM MS
Diversificação de culturas cresce, com aumento na produção de amendoim, mandioca, arroz e feijão
Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados PROCESSO SELETIVO
Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes TURISMO DE MS A TODO VAPOR
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes
China vai comprar carne de mais cinco frigoríficos de MS e medida permite melhoria de preço interno Economia
China vai comprar carne de mais cinco frigoríficos de MS e medida permite melhoria de preço interno
Planejado no Banheiro com espelho touch do FORMOSO PLANEJADOS. Confira o vídeo! Planeados
Planejado no Banheiro com espelho touch do FORMOSO PLANEJADOS. Confira o vídeo!
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores
Será que você foi multado?, Veja a lista de advertidos e multados entre 21 e 31 de janeiro SERÁ QUE FUI MULTADO???
Será que você foi multado?, Veja a lista de advertidos e multados entre 21 e 31 de janeiro
Bonito deve receber 10 mil turistas no 'feriadão' mesmo sem carnaval de rua BONITO BOMBANDO NO FERIADÃO
Bonito deve receber 10 mil turistas no 'feriadão' mesmo sem carnaval de rua
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.