Preocupado em possibilitar que tutores e protetores forneçam alimentação de qualidade aos pets, já que precisam ter suas necessidades nutricionais atendidas, o vereador Mauricio Lemes (PSB), da Câmara Municipal de Dourados, pretende baratear os preços das rações para cães e gatos em Mato Grosso do Sul, tornando o Estado referência na causa animal. Portanto, acaba de encaminhar uma indicação sobre o tema ao governo estadual.
Na Indicação 2.033/23, Mauricio, fortemente comprometido com a proteção e o bem-estar dos animais, pede que o Estado analise a possibilidade de redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os preços de vendas das rações. “Observamos um aumento significativo nos preços. Infelizmente, isso tem levado muitos tutores, protetores e associações de defesa e proteção animal ao endividamento”, expõe.
Há muito tempo, os bichinhos de estimação já são considerados membros das famílias. Por isso, Mauricio entende que a alimentação deles é tão essencial quanto a de humanos; portanto, merece ter carga tributária equivalente – não mais alta, como ocorre. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), mais da metade (54,2%) dos preços das rações para os consumidores finais é voltada a impostos (incluindo o ICMS), enquanto que nos Estados Unidos esse índice é de somente 6,6%. Isto acontece porque no Brasil as comidas dos animaizinhos ainda são classificadas como itens não essenciais.
Leia Também

Procon orienta sobre compras on-line e compara presentes

Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais

Prefeitura de Bonito antecipa e servidores já podem sacar salário de abril

IPTU 2025 já pode ser emitido online; confira prazos e condições

Mega-Sena sorteia R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira

Sebrae/MS abre vagas para processo seletivo com salários de até R$ 6,3 mil

Leilão do Detran-MS oferece oportunidade para motociclistas, com 87 motos para circulação

Prefeitura concluiu a reforma da ponte na região da Fazenda Nossa Senhora Aparecida em Bonito

Sete cidades da região Oeste de MS recebem ações de empreendedorismo feminino realizadas pelo Sebrae
