Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
ÁGUAS DE BONITO 2022
BONITO - MS - A RETOMADA

BONITO se reorganiza para o novo perfil de turista pós-pandemia e busca ampliar mercado

Se preparando para a retomada definitiva do turismo em 2022, com o avanço da vacinação contra a Covid-19

13 Jul 2021 - 09h57Por SUBCOM

Se preparando para a retomada definitiva do turismo em 2022, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, Bonito mais uma vez dá exemplo de gestão e planejamento ao se consolidar como um dos principais destinos mundiais de ecoturismo ao lançar o seu plano estratégico de gestão e marketing para os próximos três anos. A cidade se reorganiza para o novo perfil de turista pós-pandemia e busca ampliar mercado e atrair e promover grandes eventos.

O lançamento das novas estratégias de fomento ao setor ocorreu nesta sexta-feira (09) por meio de uma live transmitida pela prefeitura nas redes sociais, onde participaram o prefeito Josmail Rodrigues; o presidente do conselho deliberativo do Sebrae/MS, Jaime Verruck, também secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familar (Semagro); diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Bruno Wendling; e a diretora técnica do Sebrae, Maristela de Oliveira França.

Conheça os detalhes sobre a construção e o conceito do Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo de Bonito. Confira os detalhes no vídeo abaixo!

O plano de gestão e marketing foi elaborado com o envolvimento do trade turístico e o apoio técnico do Sebrae e do Governo do Estado. Foi concebido, segundo a secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, pensando Bonito a longo prazo, levando em conta as mudanças de comportamento do turista ao optar por destinos domésticos e ar livre e tornar a relação com o mercado cada vez mais dinâmica e eficaz.

“Com todas as mudanças de comportamento do consumidor, tivemos que repensar e estimular a prática de ações empreendedoras, inovadoras, sustentáveis e de marketing para fortalecer o turismo local”, definiu a secretária.

Cidade também se renova

No conjunto do plano para direcionar os novos rumos do turismo, foi anunciado pelo prefeito bonitense uma série de ações da administração municipal para preparar a cidade para o novo momento. O Balneário Municipal será revitalizado, ampliando o setor de acessibilidade, e a entrada da cidade será repaginada, com novos portais, iluminação de Led na rodovia e paisagismo. “O turista terá uma chegada diferente”, prometeu o prefeito.

O centro da cidade também ganhará uma nova concepção urbanística e a metas anunciadas incluem ainda: nova sinalização turística, revitalização da Feira do Produtor, que se tornará mais um atrativo urbano e a estruturação do distrito de Águas de Miranda, que ganhará também um portal de entrada, um novo porto e arena para grandes eventos. O prefeito anunciou que o distrito terá em 2022 um festival de pesca esportiva.

“Contamos com grandes investimentos do Estado, que vai asfaltar a MS-345, criando um novo corredor turístico ao passar por Águas de Miranda, e com certeza vai fortalecer o nosso ecoturismo”, disse Josmail Rodrigues. “Não adianta fazer plano estratégico, um esforço em conjunto com o empenho do Estado e o Sebrae, sem cuidar o meio ambiente. Estamos trabalhando ao lado do agronegócio para preservar os nossos recursos hídricos”, frisou.

Estado apoiará os projetos

Representando o Estado e o Sebrae, o titular da Semagro, Jaime Verruck, parabenizou a iniciativa de Bonito em repensar o seu turismo para os próximos anos com planejamento, em sinergia positiva com as metas e diretrizes da política estadual de desenvolvimento do setor. Verruck destacou os investimentos do Estado na região em especial na área de logística, ampliando os acessos terrestres e aéreos com melhoria das estradas e do aeroporto local.

“Manter o ativo ambiental também é fundamental, prioridade do nosso governo, e estamos desenvolvendo várias ações nesse sentido, como um plano de conservação do solo e das águas de Bonito, com a participação do trade turístico e dos produtores rurais, além de normas compactuadas com o município”, disse o secretário. Ele também ressaltou a presença do Sebrae no destino, contribuído para que Bonito seja uma referência em ecoturismo mundial.

Ao falar sobre o plano estratégico, o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, observou que o planejamento é fundamental para o sucesso do setor, por meio de boas estratégias para atrair eventos e segmentação de demandas de público. Ele adiantou que a fundação apoiará financeiramente os projetos, em especial nas áreas de eventos, promoção e comercialização. “É um plano perfeito, alinhado com o Estado, e o trade deve se integrar”, apontou.

População dará contribuição

O plano estratégico de gestão e marketing foca na jornada do turista, em cuja metodologia implementada pelo Sebrae o visitante é considerado um cliente em potencial desde o momento em que se interessa pelo destino, por meio de pesquisas na Internet, aos passos seguintes, como reserva, confirmação da visita, usufruto dos atrativos locais e satisfação. Faz parte do plano a implantação do voucher (sistema de reserva) online, a ser lançado brevemente.

Segundo Daniel Real, consultor do Sebrae, o plano é sustentado em três pilares: marketing, sustentabilidade (políticas de prevenção e controle para redução de impactos ambientais) e gestão de resultados, que engloba a administração municipal e os empreendedores. O site da prefeitura vai disponibilizar um link onde a população local poderá fazer sugestões na implementação do plano. “Queremos ter o DNA, a genética local para o plano”, exemplificou.

Além do apoio da sociedade e do trade turístico, o plano teve grande contribuição também do Conselho Municipal de Turismo, conforme enfatizou a diretora técnica do Sebrae, Maristela de Oliveira França, em sua fala durante a live. “Colocamos uma consultoria especializada, que utilizou uma metodologia inovadora, onde o cliente é o centro do plano”, disse ela. O Sebrae tem uma história com o desenvolvimento do turismo em Bonito desde 1992

Leia Também

Inauguração da MJ CONSTRUÇÕES E ACABAMENTOS Construção Civil
Inauguração da MJ CONSTRUÇÕES E ACABAMENTOS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; na lista das 14 cidades está BONITO BONITO NA LISTA DOS SORTUDO
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; na lista das 14 cidades está BONITO
Diversificação de culturas cresce, com aumento na produção de amendoim, mandioca, arroz e feijão EM MS
Diversificação de culturas cresce, com aumento na produção de amendoim, mandioca, arroz e feijão
Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados PROCESSO SELETIVO
Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes TURISMO DE MS A TODO VAPOR
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes
China vai comprar carne de mais cinco frigoríficos de MS e medida permite melhoria de preço interno Economia
China vai comprar carne de mais cinco frigoríficos de MS e medida permite melhoria de preço interno
Planejado no Banheiro com espelho touch do FORMOSO PLANEJADOS. Confira o vídeo! Planeados
Planejado no Banheiro com espelho touch do FORMOSO PLANEJADOS. Confira o vídeo!
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores
Será que você foi multado?, Veja a lista de advertidos e multados entre 21 e 31 de janeiro SERÁ QUE FUI MULTADO???
Será que você foi multado?, Veja a lista de advertidos e multados entre 21 e 31 de janeiro
Bonito deve receber 10 mil turistas no 'feriadão' mesmo sem carnaval de rua BONITO BOMBANDO NO FERIADÃO
Bonito deve receber 10 mil turistas no 'feriadão' mesmo sem carnaval de rua
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.