Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
labbonito
MIRANDA - TURISMO

Um dos portais de entrada para o Pantanal, Miranda busca retomar o turismo em 2022

Um dos portais de entrada para o Pantanal, Miranda busca retomar o turismo em 2022

6 Jul 2021 - 09h33Por SÍLVIO DE ANDRADE / LUGARES

Um dos portais de entrada para o Pantanal, Miranda busca retomar o turismo em 2022 se reformulando para se fortalecer como um destino não apenas de pesca, mas com forte tendência para o ecoturismo. A prefeitura, com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e Sebrae, está empenhada em repaginar esse turismo de natureza começando do zero: o planejamento.

A partir de um workshop, realizado na semana passada, o município pretende reorganizar o setor, integrar e fortalecer todos os segmentos que envolvem a cadeia do turismo, qualificar a mão de obra e redimensionar os produtos em potencial hoje oferecidos nas prateleiras de operadoras nos centros emissores, inovando na oferta e na qualidade dos serviços.

Esse novo marco do turismo em Miranda, cidade mais antiga do Estado localizada a 220 km de Campo Grande, está sendo entabulado pela secretaria municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O titular da pasta, Ricardo Alexandro Pereira, convocou os empresários do setor para discutir essa reestruturação e um plano de longo prazo para enfrentar o período de pandemia do coronavírus e avançar após o controle da doença.

Secretário Ricardo Alexandre

Turismo de natureza

Hoje, o turismo mirandense não tem um plano de ação, tão pouco um conselho municipal, que está sendo reativado. Os atrativos e as agências atuam à margem e a maioria não recolhe impostos. A cidade, que no dia 16 de julho completa 243 anos de fundação, explora seus recursos naturais de forma desordenada ou cada um por si. A prefeitura somente agora acordou para esta realidade.

"O primeiro ponto desse planejamento é a gestão municipal se aproximar do empresariado, o que nunca houve. Discutir com ele o turismo que queremos e definir um plano de ação com metas durante e pós pandemia", afirma Ricardo Alexandro. "Hoje predomina a pesca esportiva, mas temos muitos empreendimentos trabalhando com ecoturismo, o turismo ao ar livre é a nova tendência e somos potenciais", frisa.

Paralelamente a regulamentação dos atrativos, a prefeitura vai criar um plano de ação respaldado em consultorias e apoio técnico da Fundtur e do Sebrae, definindo algo que também não existe: orçamento, com o qual o município potencializará o turismo com divulgação em feiras e nos centros emissores, inclusive nos países vizinhos Bolívia e o Paraguai.

Turista acompanha uma comitiva pantaneira, um dos atrativos bem sucedidos em Miranda

Localização estratégica

Uma das propostas apresentadas pelo secretário de Turismo no workshop é explorar por meio de concessão a inexplorada Reserva Biológica Marechal Cândido Mariano Rondon, criada pelo município em 2017. A unidade possui 850 hectares e o grande atrativo é a maior caverna vertical do Estado, com 140 metros de profundidade e águas cristalinas e diversas galerias subterrâneas.

Para o analista de turismo da Fundtur, Geancarlo Merighi, um dos palestrantes do workshop, o alinhamento que o município busca é o ponto crucial para desenvolver ações de fortalecimento do destino de forma criativa, profissional e inovadora, esta a palavra-chave. Também considera fundamental conhecer quem visita a cidade, trabalhando as estatísticas para a tomada de decisões e estratégias promocionais.

Caverna da Reserva Biológica

"Miranda tem diversos produtos muito fortes e interessantes nas prateleiras", diz o especialista. "É muito importante o município se movimentar para fazer seu planejamento, direcionar seu desenvolvimento turístico. Miranda tem uma localização estratégica, está perto de Campo Grande, Bonito e Corumbá e tem fácil acesso ao Pantanal", aponta.

Paraíso da onça-pintada

A pesca esportiva é uma tendência praticamente consolidada em Miranda, mas são tantas ofertas que não deixam dúvida quanto ao predomínio do turismo rural, de vivência do Pantanal. Os atrativos incluem o lado histórico da centenária cidade, que não faz parte do roteiro: são suas construções de arquitetura do início do século XX, como a Matriz de Nossa Senhora do Carmo, padroeira local, e a estação ferroviária.

Passeio em família no Rio Salobra: contato direto com a natureza e lugar ideal para observação da fauna pantaneira

A tendência da cidade não valorizar seu patrimônio histórico é um dos desafios a ser superado nessa nova guinada que se pretende implementar ao turismo local. Valorizar e preservar. O reordenamento do turismo, segundo o secretário Ricardo Alexandro, passa também pela expressiva cultura mirandense, pouco difundida. Sem falar na rica gastronomia e o diferenciado artesanato criado pela segunda maior população indígena do Estado.

As belezas naturais, no entanto, são o carro-chefe. A região integra a rota Bonito-Pantanal e recebe cada vez mais turistas em busca de novas experiências ao ar livre. O município conta com dois grandes empreendimentos: o Refúgio Ecológico Caiman e a Fazenda San Francisco, onde a grande atração é a onça-pintada. Outros atrativos despontam, como o Projeto Salobra Ecologia e Turismo, no cênico Rio Salobra, e o pacote ecológico-cultural oferecido pela operadora Pioneiro.

Participaram do workshop a presidente do Visit Pantanal, Lejania Ribeiro; João Henrique Behrendt, da área de promoção, divulgação e marketing turístico; e o coordenador do Governo do Estado na região, Gérson Prata.

Conheça mais Miranda:

www.pioneiroturismo.com.br
www.portalecoturismo.com.br
www.aguasdopantanal.com.br
Facebook/instagram:projetosalobra

Leia Também

Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados PROCESSO SELETIVO
Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito Ação do bem
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito
Mutirão de limpeza e roçadas é realizado no Assentamento Santa Lúcia em Bonito Limpeza pesada
Mutirão de limpeza e roçadas é realizado no Assentamento Santa Lúcia em Bonito
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril Atenção contribuintes
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil Presente de páscoa
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS Destaque
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda Limpeza
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais Encontro de negócios
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito Atenção população
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.