Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até a próxima segunda-feira, 1º de junho, para realizar a Declaração Semestral de Rebanho e Atualização Cadastral junto à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Até esta terça-feira (26), apenas 63,27% dos produtores haviam cumprido a obrigação sanitária no Estado.
Os menores índices de adesão estão concentrados em importantes regiões produtoras. Em Dourados, somente 49,23% dos produtores regularizaram a situação até o momento. Já em Maracaju, o percentual é de 48,76%, ambos abaixo da média estadual.
A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade. O não cumprimento dentro do prazo pode gerar penalidades, como aplicação de multas, bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias que impactam diretamente a comercialização e o transporte de animais.
A declaração pode ser feita gratuitamente de forma online, pelo sistema e-SANIAGRO, ou presencialmente em qualquer Unidade Local da Iagro. Os endereços das unidades estão disponíveis no site oficial da agência.
Durante o processo, o produtor deve informar dados atualizados da propriedade e do rebanho, incluindo alterações cadastrais, como endereço, contatos e coordenadas geográficas, além do registro de nascimentos, mortes, evolução das eras dos animais e saldo de todas as espécies acompanhadas pela Iagro.
Também devem ser declaradas informações sobre propriedades localizadas em outros países, vias de acesso, características da exploração pecuária e espécies exploradas na propriedade. No caso de produtores de aves e suínos comerciais, a declaração é facultativa, desde que não haja outras espécies animais vinculadas à mesma ficha cadastral. Caso exista qualquer outra espécie registrada, a obrigatoriedade permanece.
Além da atualização do rebanho, os produtores também podem aproveitar esta etapa para registrar a vacinação obrigatória contra brucelose em fêmeas bovinas com idade entre 3 e 8 meses. O prazo para esse registro segue até o dia 30 de junho.
Para auxiliar os produtores durante o período da campanha, a Iagro disponibiliza atendimento direto via WhatsApp pelo número (67) 99875-3796, canal destinado ao esclarecimento de dúvidas e orientações sobre o procedimento.
Leia Também
Restaurante Fundo de Quintal
Dona Carmem escreve novo capítulo e Casa dos Salgados passa a ser Restaurante Fundo de Quintal
Destaque
Metodologia do Empretec impulsiona competências empreendedoras em Dourados
Atenção população
Inscritos no concurso da Câmara podem pedir restituição da taxa; veja como
Brechó da Mi
Milena Ortega: a mulher que uniu Bonito por meio da solidariedade e do empreendedorismo
Atenção população
Prefeitura realiza reunião de orientação para famílias atendidas pelo programa no dia 23 de julho
Atenção população
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida
Evento
4º Bonito CineSur reúne cinema, cultura e grandes atrações em programação gratuita
Atenção população
Ponte sobre o Rio Miranda volta a receber veículos acima de 10 toneladas
Investimento
Cohab recebe força-tarefa de limpeza e manutenção
Clima Tempo


A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade - Bruno Rezende-Secom/MS