Menu
quinta, 23 de julho de 2026
Busca
INTERNET BONITO
Justiça

Tribunal de Justiça de MS aprova criação de Vara Ambiental em Bonito

A minuta segue agora para a tramitação legal na Assembleia Legislativa de MS. Caso o projeto de lei seja aprovado e sancionado

8 Mai 2026 - 07h14Por Redação/ Bonito Informa

Em sessão do Órgão Especial desta quarta-feira, dia 6 de maio, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul aprovou a minuta do anteprojeto de lei que prevê a criação de uma nova vara judicial na comarca de Bonito, com atuação voltada à área ambiental.

A proposta, encaminhada por determinação da Presidência da Corte, estabelece a criação de uma unidade judiciária na estrutura do Judiciário sul-mato-grossense, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer a atuação jurisdicional em uma região de grande relevância ambiental e turística.

De acordo com a minuta, a nova vara terá suas competências definidas posteriormente pelo próprio Órgão Especial do TJMS e será estruturada mediante o remanejamento de cargos já existentes, sem aumento imediato de despesas.

O projeto também prevê alterações na Lei nº 1.511, de 5 de julho de 1994, que trata da organização e divisão judiciária do Estado. Com a mudança, a comarca de Bonito passará a contar com três juízes de direito, equiparando-se a outras comarcas de porte semelhante, como Amambai, Aquidauana, Coxim, Jardim, Maracaju, Rio Brilhante e Sidrolândia.

A iniciativa acompanha a crescente demanda por questões ambientais na região, reconhecida nacional e internacionalmente por suas riquezas naturais, e busca garantir maior especialização e eficiência na análise de processos relacionados à matéria.

A minuta segue agora para a tramitação legal na Assembleia Legislativa de MS. Caso o projeto de lei seja aprovado e sancionado, resultará na criação formal da nova vara, reforçando a estrutura do Judiciário estadual e contribuindo para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.

O anúncio da criação da vara ambiental de Bonito foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça, Des. Dorival Renato Pavan, durante sua participação na COP 15 no mês de março, em Campo Grande.

Saiba Mais

TJMS promove ações da 4ª Semana Nacional do Registro Civil Registre-se! 2026 Atenção população
TJMS promove ações da 4ª Semana Nacional do Registro Civil Registre-se! 2026
TJMS anuncia criação da 1ª vara ambiental do Estado em workshop Destaque
TJMS anuncia criação da 1ª vara ambiental do Estado em workshop
Programa do TJMS capacita mais de 700 profissionais da rede estadual de proteção à mulher Destaque
Programa do TJMS capacita mais de 700 profissionais da rede estadual de proteção à mulher

Leia Também

Bonito participa de capacitações e da LGBT+ Turismo Expo para promover o destino Evento
Bonito participa de capacitações e da LGBT+ Turismo Expo para promover o destino
Processo seletivo para juiz leigo do TJMS reúne 564 candidatos em seis municípios Em MS
Processo seletivo para juiz leigo do TJMS reúne 564 candidatos em seis municípios
Frente fria se aproxima e faz temperaturas despencarem em MS Clima Tempo
Frente fria se aproxima e faz temperaturas despencarem em MS
 Três corações que fazem do Residencial Bonanza um lugar ainda mais especial Três "vozinhas"
 Três corações que fazem do Residencial Bonanza um lugar ainda mais especial
Dona Carmem escreve novo capítulo e Casa dos Salgados passa a ser Restaurante Fundo de Quintal Restaurante Fundo de Quintal
Dona Carmem escreve novo capítulo e Casa dos Salgados passa a ser Restaurante Fundo de Quintal
Metodologia do Empretec impulsiona competências empreendedoras em Dourados Destaque
Metodologia do Empretec impulsiona competências empreendedoras em Dourados
Inscritos no concurso da Câmara podem pedir restituição da taxa; veja como Atenção população
Inscritos no concurso da Câmara podem pedir restituição da taxa; veja como
Milena Ortega: a mulher que uniu Bonito por meio da solidariedade e do empreendedorismo Brechó da Mi
Milena Ortega: a mulher que uniu Bonito por meio da solidariedade e do empreendedorismo
Prefeitura realiza reunião de orientação para famílias atendidas pelo programa no dia 23 de julho Atenção população
Prefeitura realiza reunião de orientação para famílias atendidas pelo programa no dia 23 de julho
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida Atenção população
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.