Menu
segunda, 4 de dezembro de 2023
Busca
CHIQUINHO SORVETES
1.177 OCUPAÇÕES

Termina hoje prazo dado pelo MEC para que estudantes desocupem escolas

31 Out 2016 - 10h10Por Correio do Estado

Termina hoje o prazo dado pelo Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes deixem as escolas, universidades e institutos federais ocupados em protesto contra medidas tomadas pelo governo federal. Caso isso não ocorra, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será cancelado nessas localidades.

De acordo com o último balanço da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) são 1.177 locais ocupados em todo o país. Não há um balanço nacional oficial. Os números locais, no entanto, são diferentes. É o caso do Paraná, por exemplo, onde a Ubes diz que há 843 estabelecimentos. enquanto a Secretaria de Educação fala em 491.

Conforme o último balanço do MEC, divulgado há quase duas semanas, 182 locais de prova estavam ocupados e mais de 95 mil candidatos deveriam fazer o exame nesses espaços.

Os estudantes que fazem as ocupações são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016. A PEC limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos. Estudos mostram que a medida pode reduzir os repasses para a área de educação que, limitados por um teto geral, resultarão na necessidade de retirada recursos de outras áreas para investimento no ensino. O governo defende a medida como um ajuste necessário em meio à crise que o país enfrenta e diz que educação e saúde não serão prejudicadas.

Eles também são contra a reforma do ensino médio, proposta pela Medida Provisória (MP) 746/2016, enviada ao Congresso. Para o governo, a proposta irá acelerar a reformulação da etapa de ensino que concentra mais reprovações e abandono de estudantes. Os alunos argumentam que a reforma deve ser debatida amplamente antes de ser implantada por MP, que começa a vigorar imediatamente.

De acordo com o MEC, o prazo dado "é para que ainda haja tempo hábil para realização das provas nos locais. Caso as ocupações sejam mantidas, prejudicando os alunos que fariam prova nesses locais, o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aníseio Teixeira] terá de fazer a prova em outra data para aqueles estudantes que não conseguiram. Não há data definida porque o MEC ainda aguarda que o bom senso prevaleça", diz o ministério por meio da assessoria de imprensa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

O lançamento aconteceu na Praça da Liberdade Noite especial
Lançamento do III Natal Mais Bonito foi realizado na Praça da Liberdade
A pesagem segue sendo realizada em cada unidade de saúde da família obedecendo ao calendário de cada bairro Atenção população
Prefeitura convoca beneficiários que ainda não realizaram a última pesagem em Bonito
As fotos foram publicadas nas redes sociais da prefeitura Trabalho a todo vapor
Equipe da Secretaria de Obras realiza limpeza urbana em Bonito
O evento acontece às 18h30 Atenção população
III Natal Mais Bonito é adiado e acontece no próximo domingo em Bonito
Diante desse cenário e para promover um alinhamento do trabalho que busca o reconhecido internacional do território estadual como Carbono Neutro até 2030 Encontro
COP 28: Governo de MS vai a Dubai para fortalecer trabalho focado em meta do Carbono Neutro
No sábado, será interditada a MS 178, no trecho da saída de Bonito sentido Aeroporto Atenção população
Trechos da MS-178 será interditados para o Bonito 21K
Câncer é um nome dado a mais de 100 diferentes tipos de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos ou órgãos Saúde
Secretaria de Saúde realiza web com foco na prevenção do câncer
O início das atividades acontece ás 19 horas, no palco da Praça da Liberdad Marcha para Jesus
Banda Amém substitui Banda Morda na Marcha para Jesus em Bonito
A Prefeitura de Bonito arcou com todos os custos da regularização dos imóveis e nos últimos três anos já entregou mais de 300 títulos imobiliários Atenção população
Bonito divulga lista de pessoas que ainda não retiraram as matrículas definitivas de seus imóveis
A ação acontece no dia 3 de dezembro Atenção população
Governo do Estado anuncia dia "D" para confecções de RG nos assentamentos de MS