Menu
sábado, 25 de julho de 2026
Busca
BANNER CALISTO
Oportunidades

SES reforça qualificação de agentes com curso nacional sobre arboviroses

O conteúdo é apresentado por meio de videoaulas e materiais complementares técnicos produzidos pelo Ministério da Saúde

24 Jun 2025 - 13h14Por Kamilla Ratier, Comunicação SES

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da superintendência de Atenção Primária à Saúde, convida os ACS (Agente Comunitários de Saúde) e ACE (Agente de Combate à Endemias) de todo o estado a participarem do curso online de capacitação em arboviroses, disponível gratuitamente na plataforma do Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde).

Com o aumento expressivo dos casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Zika e chikungunya, torna-se fundamental a atualização constante dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da prevenção e cuidado com a população. Somente em 2023, a dengue foi responsável por mais de mil mortes no Brasil, e investigações apontam que parte desses óbitos pode estar relacionada ao manejo clínico inadequado e à não identificação dos sinais de alarme.

Em parceria com o Ministério da Saúde, o Conasems lançou o curso ‘Arboviroses’, com carga horária de 10 horas, direcionado a profissionais da saúde de todo o país. O conteúdo é apresentado por meio de videoaulas e materiais complementares técnicos produzidos pelo Ministério da Saúde, abordando temas essenciais como:

Aspectos gerais das arboviroses;
Diagnóstico e manejo clínico da dengue em adultos e crianças;
Fluxograma de manejo clínico da dengue;
Características e cuidados com a chikungunya.
A responsável técnica pelos ACS na SES, Elisângela Hermes, ressalta que “aspectos como urbanização acelerada, crescimento populacional desordenado, saneamento básico precário e fatores climáticos criam condições ideais para a proliferação do vetor e impactam diretamente na dinâmica de transmissão dos arbovírus”.

Segundo Hermes, a capacitação contínua dos profissionais é essencial para reconhecer os sinais de alerta e garantir o encaminhamento adequado dos casos. Ela destaca ainda que as arboviroses apresentam padrões sazonais, com maior incidência entre os meses de outubro e maio, e requerem vigilância constante.

A SES tem promovido diversas ações voltadas à educação em saúde, com capacitações periódicas por meio da plataforma Telessaúde. Os profissionais podem acessar o ambiente virtual da secretaria com conteúdos atualizados em https://telessaude.saude.ms.gov.br/

Para realizar o curso gratuito sobre arboviroses, acesse: https://mais.conasems.org.br/cursos/30_curso-de-capacitacao-em-arboviroses


 

Leia Também

Ponte do Hormínio é revitalizada e garante mais segurança para quem utiliza a Rodovia do Turismo Atenção População
Ponte do Hormínio é revitalizada e garante mais segurança para quem utiliza a Rodovia do Turismo
Confira a programação do Cinesur nesta sexta-feira Evento
Confira a programação do Cinesur nesta sexta-feira
4º Bonito CineSur começa hoje com programação gratuita Evento
4º Bonito CineSur começa hoje com programação gratuita
Dirigentes alinham detalhes do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026 Futebol feminino é destaque na FFMS
Dirigentes alinham detalhes do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026
Humberto e Ronaldo são confirmados no Festival de Inverno de Bonito 2026 Evento
Humberto e Ronaldo são confirmados no Festival de Inverno de Bonito 2026
Prefeitura entrega reforma da Ponte do Homínio e libera tráfego na região do Rio Formoso Investimento
Prefeitura entrega reforma da Ponte do Homínio e libera tráfego na região do Rio Formoso
Bonito avança com a construção de 34 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida Rural Investimento
Bonito avança com a construção de 34 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida Rural
Prefeitura reúne beneficiários do Bolsa Família para orientações e vacinação Em Bonito
Prefeitura reúne beneficiários do Bolsa Família para orientações e vacinação
Tráfego na ponte da MS-345 sobre o Rio Miranda será interditado no dia 28 de julho Destaque
Tráfego na ponte da MS-345 sobre o Rio Miranda será interditado no dia 28 de julho
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida Atenção população
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.