Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
praia parque cachoeiras
SED/MS e FERTEL

SED/MS e FERTEL firmam convênio para transmissão de aulas da rede pública pela TVE Cultura

SED/MS e FERTEL firmam convênio para transmissão de aulas da rede pública pela TVE Cultura

29 Mai 2020 - 09h46Por Portal da Educativa

Acordo de cooperação assinado no dia   pelo secretário de Educação em exercício, Edio  Antônio Resende de Castro, e o diretor-presidente da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), jornalista Bosco Martins, assegura a ampliação do acesso dos alunos ao conteúdo da educação básica por meio da TV digital. O extrato do Termo de Acordo de Cooperação, amparado pela Lei Federal n° 8.666/1993, foi publicado na edição da última  quarta-feira (27/5) do Diário Oficial do Estado.

A transmissão de conteúdos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação será feita até 31 de dezembro deste ano, por meio da programação da TVE Cultura, que vai disponibilizar 2 canais  digitais do  governo  para transmissão: 4.2, 4.3.
 A programação normal da emissora segue sendo transmitida no canal 4.1, segundo a Fertel. 

De acordo com a Secretaria de Educação, a transmissão de vídeo-aulas (em parceria com a TV MS, afiliada da Rede Record), vai levar conteúdo que seria ensinado nas salas de aula presencialmente e foi interrompido por conta da pandemia de covid-19. 
Além das vídeo-aulas por meio da televisão, o conteúdo será disponibilizado no canal da Secretaria de Educação no Youtube para o acesso “on demmand”, e as aulas remotas, com atividades online. 

"O conteúdo televisionado é um reforço para a educação e auxilia principalmente os alunos que não têm acesso à internet. Atividades e videoaulas já são disponibilizadas em plataformas na internet, mas estudantes que não têm acesso à rede em casa poderiam ser prejudicados", destaca o secretário em exercício de Educação, Edio Antônio Resende de Castro.

A ativação de multicanal não poderia ocorrer em momento tão necessário, já que a multiprogramação foi requerida em 2018 e por causa da pandemia a concessão de multicanais, que antes era restrita às emissoras públicas  e institucionais, foi autorizada para todos os canais comerciais abertos e públicos, em decreto do presidente Jair Bolsonaro, publicado no dia 4 de abril.

De acordo com a Secretaria com a Secretaria  de Educação, num  primeiro momento, o sinal da transmissão será disponibilizado através  da TVE  para os municípios, de Rio Verde, Miranda, Maracaju, Fátima do Sul, Pedro Gomes, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e através  da Rede  MS para  Campo Grande, Dourados, (com as aulas remotas reprizadas, na TVE)  Bonito, Ponta Porã, Ladário, e Três  Lagoas.

 Somados, eles possuem quase 200  mil estudantes matriculados na Rede Estadual. Ao todo, mais de 360 mil alunos de todas as redes (pública e privada) serão beneficiados com a veiculação das aulas, que seguirão norteadas pelo Currículo de Mato Grosso do Sul, construído em regime de colaboração desde 2018.
No convênio assinado pela Secretaria de Educação do Estado e a  Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas  de Rádio e TV Educativa  (Fertel) e  em parceria  com o Estado  e com a Rede  MS,  ampliará o acesso dos alunos da educação básica da rede pública de ensino. Estudantes da rede estadual e escolas municipais de Campo Grande, Dourados terão  um reprise  das aulas  produzidas  pela Rede MS de Integração.  Outros 11 municípios entrarão  brevemente  no  ar através  da TVE Cultura MS.
 A programação normal da emissora, quarta  colocada na Capital, a frente  da Band/TVI,  com o melhor  da programação local  e infantil,    seguirá  sendo exibida  normalmente no canal 4.1.

Mas nos outros  2 canais (4.2, 4.3, ) os estudantes da educação infantil e ensinos fundamental e médio poderão seguir estudos sem sair de casa graças à multiprogramação da emissora  pública do Estado, que tem homologados 20 canais digitais  certificados pela Anatel e prontos para ir ao ar. 
A ativação de multicanal não poderia ocorrer em momento tão necessário, pois  a multiprogramação foi requerida em 2018 e por causa da pandemia a concessão de multicanais, que antes era restrita às emissoras públicas  e institucionais, foi autorizada para todos os canais comerciais abertos, em decreto do presidente Jair Bolsonaro, publicado no dia 4 de abril.

Como assistir o novo  canal do governo de MS, canal  4.2

A TVE  Cultura MS  foi a primeira  a entrar no ar e ja exibe a multiprogramação  com aulas  da TV Cultura/SP, desde do dia 6 de maio.  

Os testes foram finalizados no início  do mês e  o novo sinal pode ser captado por televisores preparados para o sistema digital e para ENTRAR  o novo  canal, o telespectador  deve, através  do seu controle, pedir buscar  de canais, sintonizando  novamente  a sua TV.

A TV deverá  ser captada   pelo sistema de sintonia automática (comumente encontrado nos menus “Canal” ou “Sinal”).
“Após o processo, a TVE Cultura aparecerá no canal 4.2, de acordo com o aparelho. Na sintonia manual, ela está no UHF 42, com frequência de 64.143 Khz”, explicou o setor  de engenharia  da emissora.

Com a ativação do novo  canal,  a TVE Cultura passa a transmitir em HD, em 1.080i (1.920 x 1.080 entrelaçados) e formato de tela 16:9. “A transmissão também pode ser recebida pelo sistema 1seg, usado por smartphones, centrais multimídia e aparelhos GPS aptos para receber o sinal de televisão”.
Parabólica

Além do canal  aberto, a TVE Cultura poderá  ser acessada  pelo satélite: o StarOne C2, usado por empresas como a Rede Globo e a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) e que alcança 24 milhões de lares (ou cerca de 70 milhões de pessoas).

Para sintonizar a emissora, o telespectador deverá buscar a posição 75º oeste e o transponder 3B (polarização vertical).
Para sintonizar a emissora em HD deve-se ajustar o receptor à frequência 3.696,5 MHz, em modulação 8PSK, FEC 2/3 e taxa de símbolo 7.321,00 KSPS. 

O aparelho deve ter condições de receber os padrões de transmissão DVB-S2 e MPEG-4.
Já a recepção em SD será feita na frequência 3.832,38 MHz, modulação KPSK e FEC 3/4, com taxa de símbolo de 3.255,3 KSPS. 

O receptor precisam ser preparado para receber em DVB-S.

As parabólicas devem ter raio mínimo de 1,80 metro para a boa recepção do sinal da TVE Cultura.

Leia Também

Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados PROCESSO SELETIVO
Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito Ação do bem
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito
Mutirão de limpeza e roçadas é realizado no Assentamento Santa Lúcia em Bonito Limpeza pesada
Mutirão de limpeza e roçadas é realizado no Assentamento Santa Lúcia em Bonito
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril Atenção contribuintes
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil Presente de páscoa
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS Destaque
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda Limpeza
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais Encontro de negócios
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito Atenção população
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.