O frio dos últimos dias em Mato Grosso do Sul não atrapalhou as atrações turísticas de Bonito. O fenômeno da inversão térmica, que ocorre em nascentes dos rios de águas conhecidas pelo mundo todo, garante que a temperatura se mantenha estável o ano todo.
VEJA O VÍDEO!
Prova disso são as imagens feitas nesta quarta-feira (14), que foram compartilhadas pelo gestor da Nascente Azul, Carlos Eduardo. Agasalhado, com capa de chuva, o termômetro externo marcava 6ºC. Mas dentro da água a temperatura se mantinha em 24ºC.
“A frente fria acaba espantando um pouco os turistas, principalmente porque a maior parte dos passeios é em rios, e muitos acham que a água é extremamente gelada. Mas não é verdade, por ser nascente a temperatura se mantém estável o ano todo e por isso causa o fenômeno da inversão térmica”, afirma Carlos.
O fenômeno é comum durante o inverno e é totalmente natural. “Até parece um rio fantasma”, acrescenta o gestor em alusão à fumaça criada sobre o espelho d’água. A inversão das camadas atmosféricas de forma que o ar frio permanece em baixas altitudes e o ar quente nas camadas mais elevadas, causando uma desestabilização momentânea da circulação atmosférica e alteração na temperatura.
Leia Também

Junho Prata: Prefeitura de Bodoquena reforçar direitos e proteção aos idosos

Lacen de MS conquista nota máxima em avaliação nacional de qualidade laboratorial

Bonito em Brasília acontece amanhã na capital do país

Brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia é encontrada morta

SES reforça qualificação de agentes com curso nacional sobre arboviroses

Frente fria avança e provoca queda acentuada nas temperaturas em Mato Grosso do Sul

Sebrae/MS leva inovação, turismo e economia criativa à Pantanal Tech 2025

Com início no Pantanal, projeto que reduz pegada de carbono se expande pelo Brasil

Do sushi ao anime: como a cultura japonesa está nos pequenos negócios sul-mato-grossenses
