Menu
quinta, 30 de novembro de 2023
Busca
CHIQUINHO SORVETES
IDHM - QUALIDADE DE VIDA

Renda e longevidade colocam MS no 10º lugar em qualidade de vida

23 Nov 2016 - 08h56Por Campo Grande News

Assim como no restante do país, a qualidade de vida em Mato Grosso do Sul melhorou entre 2011 e 2014. O Estado é o 10º do país com o melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), medido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), juto com o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e a Fundação João Pinheiro, divulgado nesta terça-feira (22).

Mato Grosso do Sul teve nota 0,76 em 2014 – 0,02 pontos a mais que em 2011 – e se manteve na mesma posição no ranking das unidades da federação com os melhores índices. Para calcular o IDHM, o Ipea leva em conta três indicadores: longevidade, renda e educação.

A expectativa de vida é o fator preponderante para colocar Mato Grosso do Sul na lista das localidades com alto índice de desenvolvimento humano. A nota do Estado é de 0,83, igual à média nacional, e a expectativa de vida era de 75 anos, ao menos até 2014 – quando foi publicado o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A renda do sul-mato-grossense também é uma das dimensões importantes. O índice do Estado neste quesito é 0,76, maior que a média do país, que pontuou 0,74 neste quesito.

Já em educação, Mato Grosso do Sul teve índice menor que o Brasil – 0,68 contra 0,70.

 
Pecuária de corte é uma das atividades mais importantes na base econômica do Estado (Foto: Renata Volpe/Arquivo)Pecuária de corte é uma das atividades mais importantes na base econômica do Estado (Foto: Renata Volpe/Arquivo)

Renda – Embora a longevidade tenha rendido a pontuação mais alta para Mato Grosso do Sul, a renda é o índice que se destacou em relação à média nacional.

Sobre este fator, o sociólogo Paulo Cabral lembra que a economia do Estado é baseada no agronegócio, que passou quase que imune pela crise, que já havia dado os primeiros sinais no triênio analisado. “Os Estados fortemente industrializados foram mais impactados pela crise”.

Expectativa de vida – O segredo da longevidade do sul-mato-grossenses merece estudo mais aprofundado, na opinião do sociólogo. “Tivemos uma migração de pessoas adultas bastante expressiva nas décadas de 70 e 80, isso influi no calculo da longevidade. Eu, por exemplo, nasci em São Paulo e vivi por 33 anos lá e cheguei adulto, numa população que podia ser mais jovem”, exemplifica Paulo Cabral.

Neste cálculo, devem ser inclusos fatores que obviamente contribuem para a saúde física e mental da população, dentre eles, o acesso a serviços como coleta de lixo, saneamento básico, espaço e tempo para lazer, trabalhos de prevenção de doenças.

Quem trabalha no Recanto São João Bosco tem experiência com a velhice e conta, sem base pesquisa científica, mas no conhecimento empírico, que a receita é se alimentar e dormir bem, além de cuidar da saúde. “Os nossos idosos fazem consultas periódicas, tem alimentação balanceada, sempre estão sendo medicados e garantimos que eles levem uma vida tranquila”, conta Paula Alencar, uma das assistentes sociais do asilo.

No recanto são atendidos hoje 85 idosos. Depois que o mais velho, de 117 anos, morreu há seis meses, Carmem Clotilde Pereira, aos 97 anos, assumiu o posto.

Pouco falante, Francelina Moreira da Silva, 95, também uma das mais velhas, deu entrevista ao Campo Grande em outubro deste ano. Ela não tem filhos, casou-se, mas está viúva há anos.

“Não quero falar muito não, só quero dizer que fui eu que quis vir para cá, porque na minha família, todos já estão velhinhos”, disse. Ela vive no asilo desde julho de 2014.

 
Renda e longevidade colocam MS no 10º lugar em qualidade de vida

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câncer é um nome dado a mais de 100 diferentes tipos de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos ou órgãos Saúde
Secretaria de Saúde realiza web com foco na prevenção do câncer
O início das atividades acontece ás 19 horas, no palco da Praça da Liberdad Marcha para Jesus
Banda Amém substitui Banda Morda na Marcha para Jesus em Bonito
A Prefeitura de Bonito arcou com todos os custos da regularização dos imóveis e nos últimos três anos já entregou mais de 300 títulos imobiliários Atenção população
Bonito divulga lista de pessoas que ainda não retiraram as matrículas definitivas de seus imóveis
A ação acontece no dia 3 de dezembro Atenção população
Governo do Estado anuncia dia "D" para confecções de RG nos assentamentos de MS
Bonito recebe Tchakabum no dia 30 de dezembro e Edson e Hudson no dia 31 de dezembro Programação especial
Lançamento do III Natal Mais Bonito acontece amanhã na Praça da Liberdade
O exame toxicológico deve ser realizado em laboratórios credenciados pela Senatran com objetivo de verificar o consumo de substâncias psicoativas, a partir de amostras de cabelo/pelo ou unha Atenção Motoristas
Prazo para regularizar exame toxicológico termina em dezembro e Detran-MS orienta condutores
FOTO: Redes sociais BONITO - DESPEDIDA
'Uma das suas qualidades era humildade': Amigos se despedem de Hérico Braga em Bonito
Bonito de Luto
'Descanse em paz': Pelas redes, família e amigos se despedem de Hérico Braga.
Economia Criativa é a junção de três elementos: cultura, tecnologia e economia, tudo isso baseado na criatividade do talento humano Aprendizado
MS sai na frente e apresenta 1º Plano Estadual de Economia Criativa do País
A dupla gravou um vídeo especial convidando a população para essa grande festa Show especial
Dupla Edson e Hudson realiza show da virada em Bonito e convida população para grande festa