Menu
segunda, 8 de maro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JANEIRO
PRECISA SER SANCIONADO

Pesca de dourado no Rio Aquidauana será suspensa a partir de janeiro

2 Dez 2016 - 10h03Por Campo Grande News

A pesca do dourado está proibida no Rio Aquidauana, no município de mesmo nome, distante 135 km de Campo Grande, a não ser na modalidade pesque e solte. Projeto de lei do vereador Wezer Lucarelli (PSDB) aprovado na noite de terça-feira (29) entra em vigor em 1° de janeiro de 2017, mas precisa ainda ser sancionado pela prefeitura.

Segundo o site O Pantaneiro, o objetivo da medida é beneficiar o turismo de pesca esportiva por meio da preservação da espécie. A validade da decisão é de oito anos. "Tivemos 100% dos votos favoráveis para essa lei. Agora só falta ser sancionada pelo prefeito", comenta o autor do projeto. 

O prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade (PDT) já se mostrou favorável à decisão da Câmara Municipal. "Diante de tudo que se é debatido hoje em relação à preservação ambiental, não poderia ser diferente aqui em nossa cidade, que tem seu nome e sua história diretamente ligada ao rio", avalia.

Corumbá - Desde janeiro de 2012 a pesca, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização do peixe dourado está suspensa em Corumbá - distante 419 Km de Campo Grande, por meio da Lei Municipal nº 2.237/2011. Com validade de cinco anos, o prazo para a medida expira em 31 de janeiro de 2017, podendo ser prorrogado por mais cinco anos.

Para avaliar a viabilidade da suspensão, no último dia 22, o vereador eleito pelo município, Chicão Vianna (SD) promoveu reunião entre PMA (Polícia Militar Ambiental), OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Associação dos Pescadores Esportivos de Mato Grosso do Sul e empresários do turismo corumbaense. 

"Há anos os pescadores reclamam da queda drástica no número de peixes na região e precisamos avaliar de que modo podemos ajudar a solucionar o problema, se é proibindo a pesca, se a causa da redução de peixes é o excesso de iscas saindo do município ou se são as cheias", comenta o vereador eleito, que adianta que os debates sobre o assunto serão retomados no início de 2017.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BORA TRABALHAR
Miranda, Guia Lopes, Jardim e mais 22 cidades com mais de 1.200 vagas de empregos, confira
BONITO - MS - JUNTA SERVIÇO MILITAR
ALÔ BONITO: Junta Militar convoca jovens dispensados para solicitar CDI e juramento à bandeira
HOJE É DIA DELAS!!!
Primeira-dama e prefeito de Bonito divulgam mensagem em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
DIA ESPECIAL COM OBRAS
Em dia especial, Hospital da Mulher e da Criança é entregue e acaba com a espera de 15 anos
CONCURSO PÚBLICO
PROCESSO SELETIVO aberto para contratar agente de farmácia, farmacêutico e médico plantonista
DIA DELAS - AS MULHERES
Na linha de frente, mulheres fazem gestão de excelência no combate da pandemia da Covid-19
DIA DA MULHER
Espaços antes destinados aos homens, mulheres ocupam 36% do mercado de trabalho formal em MS
Novos leitos de UTI no Hospital do Pênfigo em agosto do ano passado, quando ainda estavam vazios.. (Foto: Prefeitura de Campo Grande) - ALERTA - COVID
ALERTA: De 16 municípios com leitos de UTI Covid em MS, 9 já atingiram 100% de lotação
LUTO NA UNIMED
Ortopedista da Unimed, Carlos Queiroz, morre de covid em Campo Grande
ARTIGO CIENTÍFICO
Melhores maneiras de escrever um bom artigo científico