Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
MARMOARIA
CIDADES

Paulo Passos promete que não haverá diminuição de investigações do MPMS

9 Abr 2019 - 13h03Por DA REDAÇÃO

Procurador-geral de Justiça, Paulo Passos durante reunião do Conselho Superior nesta 3ª feira. (Foto: Marcos Ermínio)

O procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, afirma que as novas regras do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para investigações contra agentes públicos e políticos protegidos pelo foro privilegiado não vão diminuir a quantidade de apurações. Segundo o chefe do órgão, as resoluções e as portarias trazem mais soluções e rapidez às demandas do Ministério Público.

Em entrevista, após reunião do Conselho Superior, Passos afirmou que o objetivo principal da resolução publicada na segunda-feira (8) e de portaria publicada nesta terça-feira (9), no Diário Oficial do MPMS, é garantir segurança jurídica ao ato de o procurador-geral de Justiça poder delegar que inquéritos civis contra políticos com foro privilegiado sejam conduzidos por promotores e procuradores.

O chefe do MPMS destaca que a resolução foi aprovada por unanimidade pelos membros do Colégio de Procuradores de Justiça. Além disso, argumenta não haver condições de ter para si a investigação de todos os atos de improbidade administrativa do Estado.

“O Tribunal de Justiça está tendo alguns julgados que, ao invés de discutir a investigação de se houve um ato de corrupção, um ato de improbidade administrativa, o Tribunal tem entendido por algumas suas câmaras cíveis que a delegação de 2010 teria perdido efeito”, justifica Passos citando a Portaria 772/2010, editada pelo então chefe do MPMS e atual desembargador Paulo Alberto de Oliveira.

Com a portaria desta terça-feira (1205/2019), fica mantida a validade dos atos realizados sob o manto da Portaria 227/2010 – que abriu a possibilidade de delegação a outros membros – e veda aplicação retroativa de nova interpretação decorrente da deliberação do Colégio de Procuradores.

Na prática, promotores que já investigam políticos em inquéritos em andamento, continuam tendo aval do procurador-geral de Justiça, mas novas investigações serão individualizadas e precisarão, necessariamente, serem feitas por atos específicos do chefe do MPMS.

Sobre as críticas de as novas regras criarem dificuldades para as investigações, Paulo Passos é categórico ao defender que isso não vai ocorrer.

“As resoluções e a portaria visam adequar a disciplina do Ministério Público àquilo que tanto o Código de Processo Civil como as resoluções 54 e 174 do Conselho Nacional preconizam. Não significa que vai haver diminuição de investigação, significa que vai haver a possibilidade de uma maior resolutividade e celeridade na solução desses problemas que chegam ao Ministério Público”, diz Passos.

Emenda Polêmica

Paulo Passos voltou a criticar a emenda apresentada na Assembleia Legislativa que centraliza no procurador-geral de Justiça as investigações envolvendo detentores de foro privilegiado.

“A emenda é um absurdo, absolutamente inconstitucional. Porque não se pode querer obrigar o Ministério Público, por via de emenda, alterar a sua lei. Na realidade, está se querendo impor a visão de um poder sobre o Ministério Público”, avalia Passos.

E aponta que a delegação de atribuição do procurador geral é prevista na lei federal e na lei estadual. Ainda que se alterasse a legislação local, há a previsão da federal.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), se reunirá com os parlamentares da Casa às 17h desta terça-feira (9) para discutir se mantém ou se retira a emenda, após avaliar as novas regras determinadas por Paulo Passos e aprovadas pelo Colégio de Procuradores de Justiça.

Leia Também

Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH EM MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS Capacitação
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis Alô motoristas
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor Novidade
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue Boletim
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal Parceria
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais Visita Especial
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.