Menu
segunda, 28 de abril de 2025
Busca
praia parque cachoeiras
Cidades

Operação Piracema 2024 terá mobilização de fiscais do Imasul e efetivo da PMA

A Polícia Militar Ambiental e o Comando de Policiamento Rural atuarão em conjunto para coibir a pesca ilegal

31 Out 2024 - 08h16Por João Prestes, Comunicação Semadesc Gustavo Escobar, Comunicação Imasul

O Governo de Mato Grosso do Sul, através das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), lançam na próxima terça-feira (5) a Operação Piracema 2024/2025. O evento acontece no auditório Shiley Palmeira, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a partir das 8h.

O Imasul e a PMA (Polícia Militar Ambiental) desenvolverão uma série de ações de fiscalização e controle ao longo do período de defeso, que se inicia em novembro (dia 1º na bacia do Paraná e dia 5 na bacia do Paraguai) e se estende até 28 de fevereiro do próximo ano, conforme prevê o Decreto Estadual 15.166/2019.

Durante o lançamento da operação, os secretários da Semadesc, Jaime Verruck, e da Sejusp, Antonio Carlos Videira, darão detalhes sobre a estrutura que será mobilizada e estratégias utilizadas para garantir a suspensão das atividades pesqueiras pelos próximos quatro meses.

Além de mobilizar as forças de fiscalização e controle, o Governo do Estado conta com o apoio e a conscientização da população. "Precisamos da colaboração de todos – pescadores, comerciantes e sociedade em geral – para respeitar a legislação e proteger os recursos naturais", disse o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

A Polícia Militar Ambiental e o Comando de Policiamento Rural atuarão em conjunto para coibir a pesca ilegal. A PMA mobilizará todo seu efetivo no monitoramento dos rios, utilizando veículos terrestres, barcos e imagens aéreas captadas por drones. Ao mesmo tempo, os fiscais do Imasul verificarão os estoques pesqueiros existentes nos estabelecimentos comerciais, como as peixarias, os restaurantes, e até pousadas e hotéis.

Os comerciantes devem informar ao Imasul, até o dia 4 de novembro, sobre a quantidade de carne de peixe existente em estoque, através de formulário próprio. O estoque que não estiver declarado será apreendido e o estabelecimento sofrerá as penalidades previstas na lei, que vão de multa de até R$ 100 mil ou até suspensão da licença de atividade.

A PMA poderá apreender barcos, motores e equipamentos de pesca em caso de irregularidades, bem como multar e encaminhar infratores detidos em flagrante para registro de ocorrência junto à Polícia Civil. As patrulhas percorrerão todos os rios, com atenção especial a trechos de maior movimentação dos cardumes, como corredeiras e cabeceiras.

Durante a Operação Piracema 2023/2024 os fiscais do Imasul, acompanhados de policiais militares ambientais, estiveram em 112 estabelecimentos comerciais de várias cidades averiguando os estoques de pescado. Nas barreiras rodoviárias foram abordados 2.016 veículos, tendo resultado em apreensão de pescado irregular.


Serviço

A população pode colaborar com as forças de fiscalização denunciando a pesca ilegal ou qualquer outra infração ambiental pelo telefone, diretamente nas Unidades Regionais do Imasul: em Dourados (67-3422-7839 /3421-9230), Aquidauana (67-3241-3282), Corumbá (67-3232 – 1954), Bonito (67-3255-1844), Três Lagoas (67-3521-2714), Costa Rica (67-3247-2276) e Coxim (67-3291-1998). E na sede do Imasul, em Campo Grande (67) 3318-6056, ou ainda pelo E-mail: atendimento@imasul.ms.gov.br.


 

Leia Também

Balneário Municipal segue interditado nesta segunda-feira Atenção população
Balneário Municipal segue interditado nesta segunda-feira
Nos 60 anos da Globo, o programa Meu MS celebra três amigos que viveram momentos históricos  Destaque
Nos 60 anos da Globo, o programa Meu MS celebra três amigos que viveram momentos históricos
Bonito realiza 3º Festival de Cerveja com atrações culturais e gastronômicas; confira  Evento
Bonito realiza 3º Festival de Cerveja com atrações culturais e gastronômicas; confira
Bonito inicia duas grandes ações para intensificar a vacinação contra a Influenza Atenção população
Bonito inicia duas grandes ações para intensificar a vacinação contra a Influenza
Bonito se despede de Lucimara Alves, prefeitura divulga Nota de Pesar BONITO DE LUTO
Bonito se despede de Lucimara Alves, prefeitura divulga Nota de Pesar
Governo de MS inicia Caravana da Castração com formação técnica e meta de castrar 20 mil cães e gato Destaque
Governo de MS inicia Caravana da Castração com formação técnica e meta de castrar 20 mil cães e gato
Prefeitura realizou mutirão de limpeza na região do Jardim Boa Vista Limpeza
Prefeitura realizou mutirão de limpeza na região do Jardim Boa Vista
Patrícia e Adriana e João Haroldo e Betinho abrem a 33ª Festa do Peão de Boiadeiro Confira todas as atrações
Patrícia e Adriana e João Haroldo e Betinho abrem a 33ª Festa do Peão de Boiadeiro
Balneário Municipal está interditado nesta sexta-feira Atenção população
Balneário Municipal está interditado nesta sexta-feira
Capacitação prepara municípios de Mato Grosso do Sul para receber a Caravana da Castração Saúde
Capacitação prepara municípios de Mato Grosso do Sul para receber a Caravana da Castração
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.