Menu
sexta, 16 de maio de 2025
Busca
labbonito
Destaque

Onça-pintada capturada no Pantanal é transferida para área específica de fauna silvestre em SP

O animal, um macho que foi capturado no dia 24 de abril pesando 94Kg, deixou o CRAS ontem

16 Mai 2025 - 14h46Por Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

A onça-pintada capturada há 21 dias no Pantanal sul-mato-grossense foi transferida do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde ficou sob cuidados veterinários, para um mantenedor de fauna silvestre no município de Amparo (SP). O animal, um macho que foi capturado no dia 24 de abril pesando 94Kg, deixou o CRAS ontem (15) com 107kg – um ganho de 13kg num período de três semanas.

"Nesse período que ele ficou conosco, de três semanas, diante dos exames que a gente fez quando ele chegou, demos um suporte principalmente nutricional e de hidratação, porque chegou desidratado, com baixo peso. Os primeiros exames deram algumas alterações que eram agudas, mas que ao longo do período foi se tornando estável. O animal ganhou bastante peso, de forma geral evoluiu bem, chegou aqui com 94 quilos e está saindo com 107, devido a uma rotina de alimentação. É um animal carnívoro, então a base da alimentação dele era a carne, e também a gente dava algumas suplementações de tratamento, medicamento, um hepatoprotetor por causa do fígado, mas não tinha nenhum problema de saúde grave", explicou a veterinária Aline Duarte, gestora do Hospital Veterinário Ayty e coordenadora do CRAS.

O mantenedor de fauna para onde a onça-pintada foi levada fica no Instituto Ampara Animal, que já tem sob tutela oito onças (cinco pintadas e três pardas). O local abriga animais silvestres, especialmente aqueles que não podem ser soltos por terem sido vítimas de interferência humana ou por outras razões que os impeçam de voltar à natureza, em um ambiente controlado. 

Crass

O veterinário e responsável técnico da Ampara Silvestre, Jorge Salomão, explicou que o espaço não tem qualquer tipo de visitação, com foco no bem-estar e qualidade de vida dos animais.

“Os nossos recintos são todos muito grandes, com grotões de mata nativa, cercados. São o mais próximo possível do que o animal iria encontrar em vida livre. A gente tem recintos a partir de de mil metros quadrados, até o maior de que quase seis mil metros quadrados. Recebemos animais que não podem voltar para a vida livre, por diversos motivos, cada um com o seu motivo específico”.

A onça-pintada é um dos animais símbolo do Pantanal e de grande importância para o bioma. “A espécie é muito importante, sinônimo de ambiente saudável, emblemática, que representa muito o nosso país, que traz muitos benefícios”, disse Salomão.

Durante o período que esteve no CRAS a onça-pintada, além de ganhar peso, também foi acompanhada diariamente pelos veterinários, que já são referência nacional no atendimento de animais silvestres da fauna pantaneira.

“A onça-pintada é conhecida como a rainha do Pantanal, é um animal de grande porte, muito bonito e que demonstra a riqueza do nosso bioma, o Pantanal, e do nosso Estado. Então é uma honra a gente poder receber um animal desse e conseguir dar uma destinação correta para ele, assim como outros que já estiveram por aqui. Foi mais uma boa experiência que o CRAS teve, de poder atender adequadamente animal”, finalizou Aline.

Crass

Captura

A onça-pintada foi capturada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) com o apoio do professor e pesquisador Gediendson Araújo, especialista em animais de grande porte – do Reprocon (Reprodução para Conservação), no dia 24 de abril, próximo ao pesqueiro Touro Morto, no encontro dos rios Miranda e Aquidauana, no Pantanal. A ação também teve o apoio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), UFMS (Universidade Federal de MS) e ICMBio.

Durante o período que esteve no CRAS, o animal – de aproximadamente 9 anos – passou por diversos por exames – de raio-x, ultrassom e hemograma – e acompanhamento veterinário. Na época da captura o animal estava debilitado e apresentou problemas de saúde, que posteriormente se confirmaram transitórios. Um dos principais problemas era o fato de estar abaixo do peso – deveria pesar em torno de 120kg e tinha apenas 94kg (mas deixou o CRAS com 107kg).


 

Leia Também

Denúncias e reclamações sobre terrenos baldios devem ser feitas pelo número da Vigilância Ambiental Em Bonito
Denúncias e reclamações sobre terrenos baldios devem ser feitas pelo número da Vigilância Ambiental
Professora que morreu em acidente em MS terá órgãos doados Salvando Vidas
Professora que morreu em acidente em MS terá órgãos doados
Projeto Conviver leva alegria da melhor idade para a Praia da Figueira Destaque
Projeto Conviver leva alegria da melhor idade para a Praia da Figueira
Avenida Heron do Couto recebeu novas lâmpadas de LED e já ganha pintura de sinalização Investimento
Avenida Heron do Couto recebeu novas lâmpadas de LED e já ganha pintura de sinalização
Experiência exitosa em triagem de tuberculose nas unidades penais de MS é destaque em seminário Destaque
Experiência exitosa em triagem de tuberculose nas unidades penais de MS é destaque em seminário
Registre-se será realizado até amanhã em Bonito Atenção população
Registre-se será realizado até amanhã em Bonito
Banda Municipal de Bonito esteve presente no desfile cívico na cidade de Jardim Aniversário de Jardim
Banda Municipal de Bonito esteve presente no desfile cívico na cidade de Jardim
Festa Junina da SEMEC abre calendário de arraiais em Bonito Evento
Festa Junina da SEMEC abre calendário de arraiais em Bonito
Prefeitura de Bonito instala placas contra o descarte irregular de lixo
Prefeitura de Bonito instala placas contra o descarte irregular de lixo
Cowboys brilham na arena e filho da terra se destaca no encerramento do 1º Bodoquena Rodeio Fes BODOQUENA 45 ANOS
Cowboys brilham na arena e filho da terra se destaca no encerramento do 1º Bodoquena Rodeio Fes
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.