Menu
sexta, 24 de julho de 2026
Busca
INTERNET BONITO
Detran-MS

Motorista com selo de 'Bom Condutor' já pode aproveitar descontos na renovação da CNH em MS

O Detran-MS foi o primeiro do Brasil a regulamentar o Registro Nacional Positivo de Condutores

18 Mar 2025 - 07h22Por Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Motoristas com bom histórico na Carteira Digital de Trânsito (CDT)  têm descontos de 10% no valor das taxas de serviços de renovação, adição e mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) foi o primeiro do Brasil a regulamentar o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e condutores que possuem o selo de Bom Condutor ativo já podem usufruir deste benefício. 

A iniciativa, de acordo com o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, é mais um incentivo para aqueles condutores que seguem as regras de trânsito e contribuem para que ele seja mais seguro para todos. 

"Essa é uma excelente iniciativa da Senatran para premiar os bons condutores, e tudo que é positivo, nós sempre buscamos implementar aqui. O desconto na CNH já está funcionando e muitos condutores já aproveitaram esse benefício. Estamos estudando a possibilidade de incluir novos benefícios para os bons condutores de Mato Grosso do Sul", destaca. 

A Lei n° 6.164, que acrescenta dispositivos à Lei no 4.282, que trata dos valores das taxas da Tabela de Serviços do Detran-MS foi publicada no Diário Oficial do Estado e assinada pelo governador, Eduardo Riedel, em dezembro de 2023, mas a integração sistêmica junto ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) só foi possível este ano, e os bons condutores já podem aproveitar as vantagens.

Para ter acesso ao benefício é necessário que o condutor esteja cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

O Cadastro Positivo de Condutores permite que empresas e órgãos públicos ofereçam benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses. 

De acordo com a Senatran, a boa conduta dos motoristas poderá ser premiada com benefícios como descontos e isenção de taxas, condições diferenciadas para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento e muitos outros.

A adesão ao RNPC é voluntária. Para aderir, o cidadão pode se cadastrar através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou diretamente no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

A Lei 6.164 foi publicada na edição n. 11.357 do Diário Oficial do Estado (DOE). Confira AQUI


 

Leia Também

Ponte do Hormínio é revitalizada e garante mais segurança para quem utiliza a Rodovia do Turismo Atenção População
Ponte do Hormínio é revitalizada e garante mais segurança para quem utiliza a Rodovia do Turismo
Confira a programação do Cinesur nesta sexta-feira Evento
Confira a programação do Cinesur nesta sexta-feira
4º Bonito CineSur começa hoje com programação gratuita Evento
4º Bonito CineSur começa hoje com programação gratuita
Dirigentes alinham detalhes do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026 Futebol feminino é destaque na FFMS
Dirigentes alinham detalhes do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026
Humberto e Ronaldo são confirmados no Festival de Inverno de Bonito 2026 Evento
Humberto e Ronaldo são confirmados no Festival de Inverno de Bonito 2026
Prefeitura entrega reforma da Ponte do Homínio e libera tráfego na região do Rio Formoso Investimento
Prefeitura entrega reforma da Ponte do Homínio e libera tráfego na região do Rio Formoso
Bonito avança com a construção de 34 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida Rural Investimento
Bonito avança com a construção de 34 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida Rural
Prefeitura reúne beneficiários do Bolsa Família para orientações e vacinação Em Bonito
Prefeitura reúne beneficiários do Bolsa Família para orientações e vacinação
Tráfego na ponte da MS-345 sobre o Rio Miranda será interditado no dia 28 de julho Destaque
Tráfego na ponte da MS-345 sobre o Rio Miranda será interditado no dia 28 de julho
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida Atenção população
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.