Menu
domingo, 11 de outubro de 2026
Busca
FÁBIO
Clima Tempo

Frente fria avança e provoca queda acentuada nas temperaturas em Mato Grosso do Sul

Tempestades localizadas, acompanhadas de raios e rajadas de vento, podem ocorrer principalmente na metade norte do estado

24 Jun 2025 - 07h14Por Taynara Foglia, Comunicação do Governo de MS

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a semana em Mato Grosso do Sul será marcada por mudanças significativas nas condições do tempo, com destaque para o avanço de uma intensa frente fria que provoca instabilidades e queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões do estado. Há risco de frio intenso, possibilidade de geadas e ventos fortes nos próximos dias.

Tempestades localizadas, acompanhadas de raios e rajadas de vento, podem ocorrer principalmente na metade norte do estado. Essa condição meteorológica é resultado do avanço de uma frente fria rápida e intensa, associada ao transporte de calor e umidade, áreas de baixa pressão atmosférica e a atuação de cavados.

Com a chegada de uma massa de ar frio, as temperaturas sofrem queda acentuada, caracterizando o fenômeno conhecido como mínima invertida, quando o dia começa com temperaturas mais elevadas e esfria ao longo das horas. Os ventos atuam do quadrante sul, com intensidade entre 40 e 60 km/h e rajadas que podem superar esse valor em pontos isolados.

As temperaturas previstas para segunda-feira (23) são:
• Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 4°C e 6°C e máximas de 20°C a 24°C;
• Sudoeste e Pantanal: mínimas de 8°C a 14°C e máximas entre 23°C e 25°C;
• Bolsão, leste e norte: mínimas de 10°C a 14°C e máximas de 21°C a 28°C;
• Campo Grande: mínimas de 9°C a 11°C e máximas de 21°C a 23°C.

Entre terça (24) e quarta-feira (25), o tempo permanece estável em grande parte do estado devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, com predomínio de sol, variação de nebulosidade e temperaturas muito baixas, principalmente nas primeiras horas do dia. Há possibilidade de geadas fracas a moderadas, especialmente na região sul. A combinação entre o resfriamento noturno e a alta umidade favorece a formação de nevoeiros e neblinas durante a madrugada e início da manhã.

As temperaturas previstas para terça e quarta-feira são:
• Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 1°C e 3°C (com possibilidade de valores negativos) e máximas de 11°C a 19°C;
• Sudoeste e Pantanal: mínimas de 5°C a 12°C e máximas de 16°C a 24°C;
• Bolsão, leste e norte: mínimas de 6°C a 10°C e máximas de 15°C a 25°C;
• Campo Grande: mínimas entre 5°C e 7°C e máximas de 15°C a 22°C.

Os ventos continuam soprando do quadrante sul, com mudança para o quadrante leste ao longo da quarta-feira, variando entre 30 e 50 km/h, com rajadas acima de 50 km/h em pontos isolados.

Na quinta (26) e sexta-feira (27), o tempo volta a ficar instável com o avanço de uma nova frente fria, associada ao transporte de calor e umidade, atuação de áreas de baixa pressão e cavados. A previsão é de aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, com chance de tempestades localizadas na metade sul do estado.

As temperaturas estarão em elevação, com destaque para a grande amplitude térmica, situação típica do inverno sul-mato-grossense.

Previsão de temperaturas para quinta e sexta:
• Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 10°C e 15°C e máximas de 20°C a 24°C;
• Sudoeste e Pantanal: mínimas de 15°C a 19°C e máximas de 21°C a 28°C;
• Bolsão, leste e norte: mínimas de 13°C a 19°C e máximas de 26°C a 30°C;
• Campo Grande: mínimas entre 17°C e 19°C e máximas de 26°C a 28°C.

Os ventos predominam do quadrante norte, com mudança para sul ao longo da sexta-feira, com intensidade de 40 a 60 km/h e possibilidade de rajadas acima desse valor em pontos isolados.

Segundo o Cemtec, as condições de frio intenso e instabilidade devem se manter até o final do mês, exigindo atenção especial da população, sobretudo nas regiões mais suscetíveis a geadas e variações bruscas de temperatura.


 

Leia Também

Sebrae leva oito marcas autorais para passarelas do MS Fashion Week Destaque
Sebrae leva oito marcas autorais para passarelas do MS Fashion Week
Bonito recebe Tendél neste sábado com entrada gratuita Evento
Bonito recebe Tendél neste sábado com entrada gratuita
Bonito conquista segundo maior índice provisório do ICMS Ecológico em Mato Grosso do Sul Destaque
Bonito conquista segundo maior índice provisório do ICMS Ecológico em Mato Grosso do Sul
Anastácio encerra atividades do JEPP com foco no desenvolvimento da cultura empreendedora Evento
Anastácio encerra atividades do JEPP com foco no desenvolvimento da cultura empreendedora
Bacuri de Bonito conquista prêmio internacional pelo segundo ano consecutivo gastronomia de Bonito em destaque mundial
Bacuri de Bonito conquista prêmio internacional pelo segundo ano consecutivo
Bonito Solar alerta para aumento do consumo de energia com a chegada do calor soluções que unem economia e qualidade.
Bonito Solar alerta para aumento do consumo de energia com a chegada do calor
Estudantes de Bonito concluem curso do Senac voltado à comunicação e às vendas Qualificação profissional
Estudantes de Bonito concluem curso do Senac voltado à comunicação e às vendas
SEMEC abre Processos Seletivos: Inscrições abertas até 14 de outubro Oportunidades
SEMEC abre Processos Seletivos: Inscrições abertas até 14 de outubro
País confirmou 547 casos da doença rara que matou Lito Caso de Polícia
País confirmou 547 casos da doença rara que matou Lito
Bonito completa 78 anos com Ato Cívico Atenção população
Bonito completa 78 anos com Ato Cívico
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.