Menu
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
BONITO ÁGUAS GREEN WEEK
RESGATE NO PANTANAL

Família resgatada em meio a incêndio e ventania no Pantanal de MS, perdeu casa e cachorro, ASSISTA

27 Set 2021 - 15h01Por G1/MS

Uma das famílias resgatadas na madrugada desta segunda-feira (27), em meio a incêndio e ventania no Pantanal de Mato Grosso do Sul, perdeu praticamente tudo. Nesta manhã, os moradores voltaram ao local e, junto de parentes, tentavam recuperar objetos e organizar o que sobrou do imóvel de madeira.

A situação, em relação ao fogo, já era de "perigo minimizado" quando a família tentava reorganizar o local. De longe, no rio, via-se uma cortina de uma fumaça na região.

ASSISTA ABAIXO

Fumaça tomou conta de região atingida por fogo e ventania na madrugada, em MS

O sargento do Corpo de Bombeiros, Carlos Alberto, participou do resgate e define como "devastador, rápido", incêndio no terreno onde moravam uma idosa de 76 anos, a filha dela e o bisneto, de aproximadamente seis, na Bacia do Tuiuiú.

A família morava na margem do rio Paraguai onde não havia focos. O vento que atingiu a região levou o fogo para o outro lado, chegando a cercar várias casas. Em uma delas mora uma família que ligou para os bombeiros dizendo que estavam "desesperados" porque o fogo tinha se aproximado, respiravam com dificuldade e que o vento estava forte.

Os militares seguiram para a região, distante cerca de 27 quilômetros da cidade, e, no caminho, se depararam com pedido de socorro da família da idosa, sinalizado com uma lanterna.

Resgate

O sargento explica que do rio à casa havia uma passarela de madeira, a qual foi destruída pelo fogo. Foi preciso subir e, depois descer, um barranco de cerca de 8 metros. A equipe dele então se deparou com as três pessoas 'presas' na parte debaixo da casa, escondidas sob um colchão molhado. Vídeo do resgate mostra as dificuldades e o drama da situação.

Os moradores foram para a parte mais baixa fugindo do fogo e passaram a molhar a casa. Enquanto se abrigavam ali, uma árvore caiu sobre o imóvel, impedindo que saíssem. E assim ficaram até a chegada dos bombeiros.

"A ação ali para retirá-los durou uns 10, 15 minutos. O mais difícil foi pegar os animais, que estavam ariscos", fala o sargento. Três cachorros e um gato foram tirados da casa.

Família é resgatada em meio a incêndio no Pantanal de MS  Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Família é resgatada em meio a incêndio no Pantanal de MS — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

"A criança estava nua, as roupas estavam todas molhadas e enrolamos ela em um edredom. Uma das senhoras teve queimaduras de primeiro grau nos pés. Na correria, não achava os chinelos", lembra o militar.

Depois desse resgate, os bombeiros ainda ajudaram dois pescadores que naufragaram, tiraram de casa uma mulher e duas crianças e ainda orientaram um morador que havia pulado no rio para escapar das chamas.

A casa onde estavam mãe, pai e filhos ficou em pé. Lá, os bombeiros montaram uma base de apoio para combate a focos de incêndio e resgates na região.

Todos os resgatados na madrugada passaram por avaliação, não precisaram de atendimento médico e foram para casas de parente na área urbana de Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande.

Bombeiros cortam árvores que caíram na BR-262, em Corumbá

E a cidade também foi atingida por ventania. Segundo a meteorologia, os ventos chegaram a 55 km/h. Plantas caíram sobre casas e na BR-262, rodovia que dá acesso à região, trecho de aproximadamente 25 km, caíram na pista oito bocaiuveiros e outras três árvores.

Área queimada

Segundo o Ibama, com base nos últimos dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no bioma Pantanal já foram queimados 1.157 mil hectares neste ano.

No Pantanal de Mato Grosso do Sul são 934.275 hectares e no de Mato Grosso, 221.850 hectares.

Para dar resposta o mais rápido possível a ribeirinhos e à natureza, os militares desenvolvem na região a operação Hefesto. São diversos bombeiros de várias unidades se revezando no combate ao fogo. Brigadistas do Ibama também trabalham no controle ao fogo, que, na semana passada, destruiu a casa de uma família ribeirinha e formou um 'paredão' de fumaça perto de uma escola.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Modelo de como será o cartão do Auxílio Brasil - Divulgação AUXÍLIO BRASIL
Auxílio Brasil com pagamentos pelo menos R$ 400 já tem cartão oficial com data de liberação; confira
BONITO - EVENTO SOLIDÁRIO
Em Bonito, Caxara Pub faz evento beneficente em prol de jovem bonitense neste sábado
Escola de Dourados PÂNICO EM ESCOLA
PÂNICO EM ESCOLA: Ameaça de massacre causa pânico em alunos em MS
Sede da governadoria, no Parque dos Poderes (Foto Arquivo) FERIADÃO EM NOVEMBRO
Ponto facultativo transforma feriadão em 4 dias, veja o decreto
PREVISÃO DO TEMPO
Final de semana tem previsão de tempestade com ventos de até 100 km/h em MS
Tempestade de areia pode retornar a Mato Grosso do Sul - Crédito: Silas Lima TEMPESTADA DE AREIA
ALERTA: Nova tempestade de areia pode chegar no domingo a MS
PREVISÃO DO TEMPO
Frente fria chega no fim de semana com chuvas e frio de 13ºC, confira a previsão
BONITO - AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Homem embriagado invade escola, perturba alunos e funcionários e acaba preso pela GM em Bonito
BONITO - MS - OBRAS TRABALHANDO
Trabalhos são acompanhados de perto em fechamento de cratera em estrada vicinal em Bonito
PROCESSO SELETIVO EM MS
PRORROGADO às Inscrições para processo seletivo com 250 vagas para estagiários, veja