Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Barbearia
FENOMENO NATURAL

Domingo de carnaval terá eclipse parcial do Sol; saiba como observá-lo

23 Fev 2017 - 07h01Por Estadão

Na manhã do dia 26, em pleno domingo de carnaval, ocorrerá o fenômeno que os astrônomos chamam de "eclipse anular do Sol". No Brasil, será visto como um eclipse parcial, no qual o astro não é totalmente obscurecido.

Um eclipse solar acontece quando a Lua passa diante do Sol, projetando sua sombra sobre a Terra. Quando a Lua está mais afastada do planeta, como ocorrerá no domingo, ela não chega a cobrir o Sol inteiramente, deixando aparecer suas bordas como se fosse um "anel de fogo" - por isso trata-se de um eclipse anular.

Da perspectiva dos brasileiros, porém, a Lua cobrirá o Sol apenas parcialmente, de acordo com Paulo Bretones, professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O ápice do fenômeno ocorrerá às 11h30, quando o Sol terá 51% de seu diâmetro coberto pela sombra lunar.

"Os locais mais favoráveis para observação do eclipse, no mundo, serão o Oceano Pacífico, o sul da Argentina e do Chile, o Oceano Atlântico, Angola, Congo e Zâmbia, na África. Nas regiões acima ou abaixo da faixa - ou seja, na América do Sul, no oeste da África e na Antártica -, o eclipse será visto como parcial", explicou Bretones.

Em São Paulo, segundo Bretones, o eclipse começará às 10h02, quando a Lua nova começará a "tocar" o disco do Sol. Ela ocultará o disco solar progressivamente, até o ápice do fenômeno, às 11h30. A partir daí, o satélite começará a cobrir uma área cada vez menor do disco solar, até as 12h59, quando terminará o "espetáculo".

"Mesmo nas áreas mais favoráveis para observação, o eclipse anular não chega a obscurecer o Sol completamente. No Brasil, o efeito na luminosidade será pequeno, comparável ao de uma nuvem que passa diante do Sol. Ainda assim, o fenômeno poderá ser muito bem observado", disse o professor.

Para observar o eclipse, no entanto, é preciso tomar muito cuidado, de acordo com Bretones. "Durante o eclipse é muito perigoso observar o Sol diretamente, pode produzir queimaduras na retina, causando cegueira", alertou. 

Segundo Bretones, é extremamente perigoso olhar para o Sol com qualquer instrumento óptico como binóculos, lunetas, telescópio ou mesmo através de uma máquina fotográfica.

"Basta ver o que acontece quando se queima uma folha utilizando-se uma lente para focar a luz do Sol, para se ter uma ideia do perigo", afirmou.

O professor afirma que, para observar o eclipse, é preciso tomar o cuidado de usar um filtro apropriado.

"Não se deve usar óculos escuros, vidros esfumaçados, radiografias ou negativos de filmes revelados, pois estão sujeitos a não serem suficientemente densos para bloquear as radiações não visíveis como o infravermelho e o ultravioleta. O filtro usado em máscara de soldador número 14, disponível em lojas de ferragens, seria o mais indicado", disse Bretones.

Efeito da órbita. Bretones explica que a Terra gira ao redor do Sol em um plano - como se ele estivesse no centro de uma mesa e a Terra se movesse ao seu redor sobre essa mesa. Ao mesmo tempo, a Lua gira em torno da Terra, mas o plano de órbita lunar é inclinado um pouco mais de 5º em relação à face da "mesa" e geralmente a Lua passa acima ou abaixo do Sol.

"Assim, quando a Lua cruza o plano da órbita da Terra e, além disso, o Sol, a Lua e a Terra ficam alinhados, ocorre um eclipse solar. A sombra da Lua projetada no espaço é interceptada pela Terra, resultando em uma faixa de até 300 quilômetros de largura", explicou. "O deslocamento dessa faixa sobre a superfície terrestre, conforme os astros se movem, define a faixa de totalidade do eclipse. No caso de domingo, devido à maior distância da Lua, ocorrerá um eclipse anular do Sol, que, apesar da sombra, permite observar um anel do disco solar."

Os antigos egípcios e babilônios já previam eclipses, segundo Bretones. Os antigos filósofos e matemáticos gregos, como Tales e Hiparco, aperfeiçoaram os cálculos e observaram vários eclipses.

"Os eclipses, em particular os solares, sempre tiveram papel marcante na história e são previstos desde milhares de anos antes da era cristã. Os antigos chineses, por exemplo, achavam que quando ocorria um eclipse um dragão estava engolindo o Sol. A população se reunia e fazia o maior barulho possível para espantá-lo. É claro que sempre dava certo", afirmou o professor.

Fotografando o fenômeno. Para quem quer fazer fotos do eclipse com uma câmera digital, Bretones sugere fixá-la em um tripé, em modo de foco infinito, paisagem ou cenário (landscape).

"Pode-se usar sensibilidade de ISO 100 ou 200 e um filtro de densidade neutra diante da objetiva. Na falta de filtros próprios de máquinas fotográficas, pode-se usar o filtro de máscaras de soldar", disse.

Para as câmeras com opções manuais, pode-se usar exposições rápidas de 1/1000 e aberturas pequenas como 1:8 ou 1:10, segundo Bretones. "Para obter na mesma foto a sequência do eclipse, deve-se fazer um ensaio na véspera para procurar o melhor local. Com a máquina fixa, disparando-se manualmente (velocidade B) em intervalos de três, cinco minutos ou mais."

Bretones afirma que a divulgação de fenômenos como o eclipse é de extrema importância para chamar a atenção de estudantes, professores e do público em geral para a valorização do conhecimento científico.

"Mesmo sendo domingo de carnaval, vale a pena reunir a turma para observarmos esse raro fenômeno. Enquanto que o eclipse reúne no céu o Sol e a Lua, as pessoas se reúnem aqui em baixo para observá-los e ver esse belo espetáculo da natureza."

Leia Também

Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril Atenção contribuintes
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil Presente de páscoa
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS Destaque
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda Limpeza
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais Encontro de negócios
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito Atenção população
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito
Bonito sediará a Feira Internacional de Destinos Inteligentes em 2025 Evento de sucesso
Bonito sediará a Feira Internacional de Destinos Inteligentes em 2025
Audiência pública define data do XXIII Festival de Inverno, que acontece de 21 e 25 de agosto Em 2024
Audiência pública define data do XXIII Festival de Inverno, que acontece de 21 e 25 de agosto
Em visita ao MS, embaixador do Japão oferece oportunidades de negócios em diversas áreas Investimento
Em visita ao MS, embaixador do Japão oferece oportunidades de negócios em diversas áreas
Vacina contra a gripe já está disponível nas unidade de saúde de Bonito Saúde
Vacina contra a gripe já está disponível nas unidade de saúde de Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.