Menu
sábado, 20 de julho de 2024
Busca
Planejado
Aprendizado

Distrito Águas do Miranda ganha curso de 'Cortes e Cocções de Peixes e Frutos do Mar'

O curso de Cortes e Cocções de Peixes e Frutos do Mar contou com 15 participantes, ministrado pelo cheff Beto Moraes

12 Jun 2024 - 13h14Por Redação/ Bonito Informa

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio do SENAC, realizou entre os dias 03 a 07 de junho o curso de Cortes e Cocções de Peixes e Frutos do Mar no Distrito Águas do Miranda, como parte do Programa de Qualificação para o Turismo, previsto dentro do Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo de Bonito.

O curso de Cortes e Cocções de Peixes e Frutos do Mar contou com 15 participantes, ministrado pelo cheff Beto Moraes que durante uma semana ofereceu aulas teóricas e práticas e tem como objetivos, realizar pré-preparo e o preparo nas produções alimentícias à base de peixes e frutos do mar e é destinado aos profissionais que atuam na área da gastronomia.

Outro indicador importante na abordagem do curso foi os princípios da sustentabilidade na gestão de recursos, produtos e ingredientes, assim como a classificação de peixes de água salgada e água doce, achatado e redondo, couro e escama, tipos de cortes: posta, filé, espalmado, goujonettes, tranché, paupiette e pavê. Abordou também os riscos de contaminação cruzada e descarte de resíduos, as principais características de peixes e frutos do mar tais como: cor, brilho, frescor e odor, os tipos de temperos, técnicas de cocção dos peixes: assar, cozinhar no vapor, saltear, frigir, fritar por imersão, escalfar, ensopar e cozinhar à frio.

Reforçou a importância dos alimentos quanto na higiene pessoal, ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, resfriamento, envase e distribuição) com aplicabilidade na data de validade e métodos de cocção.

O curso superou as expectativas sendo de excelente qualidade com um cheff muito didático que ensinou a trabalhar com os recursos da comunidade local. A parte mais interessante para todos os participantes foi o trabalho em grupo de aprender a importância de conquistar os clientes, não só na cozinha, mas em todos os aspectos de vida. Aprenderam muito sobre como atender melhor as pessoas e como isso pode impactar positivamente a nossa comunidade e o turismo local.

“O curso de cortes e cocção de peixes e frutos do mar foi extremamente importante para a comunidade que vive do turismo da pesca no município de Bonito, destaco que a região do Águas do Miranda um lugar lindo e com pessoas hospitaleiras e felizes, podendo oferecer mais opções  aos turistas que vem experimentar a boa gastronomia local e com isso, gerar novas oportunidades de trabalho e fonte de renda. Eu como docente  do Senac, posso dizer que foi uma honra ministrar esse curso e ver a evolução de cada um, espero ver todos colhendo frutos de uma semente que foi plantada” completa o cheff Beto Morais.

A coordenadora do Programa de Qualificação para o Turismo, Naiara Vieira, salienta que o Distrito de Águas do Miranda está se tornando um destino turístico de pesca esportiva, com um produto inovador de valor agregado, juntamente com a  gastronomia local que se torna uma oportunidade de renda para a comunidade. Todos os cursos são de suma importância para o crescimento e essas capacitações contribuem diretamente e indiretamente todos que atendem na área do turismo. Reforçou que o Programa de Qualificação para o Turismo tem o poder de transformar as vidas das pessoas, é gratificante ver a participação da comunidade local, estar preparados para um bom atendimento aos turistas. Agradeceu ao Senhor Edmundo (Dedé) e a Senhora Neuzarina Julio que cederam o espaço do pesqueiro do Dedé para a realização do curso.

“Uma das linhas estratégicas da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico é a capacitação e profissionalização dos serviços turísticos, então entendendo que o segmento do turismo de pesca esportiva é importante para o Município, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico é oferecer capacitação no intuito de melhorar a prestação do serviço e com isso fidelizar o visitante, assim como posicionar Bonito neste mercado”, disse Elias de Oliveira Francisco, Diretor de Turismo.

“O Distrito Águas do Miranda é o principal pólo de pesca esportiva de Bonito e precisamos fortalecer este segmento por meio de incentivo ao setor, já realizamos outros cursos durante o 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas do Miranda, em maio deste ano e vamos continuar trabalhando para disseminar Bonito também como um destino da pesca esportiva” completa o diretor de turismo.

O Programa de Qualificação para o Turismo foi criado em 2022, pela Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com diversas instituições. Para maiores informações sobre os cursos que estão com inscrições abertas, ligar no telefones: (67)9.9208-9197 e (67)3255-2160.

Leia Também

Bombeiros de MS continuam trabalho para conter incêndios em diferentes áreas do Pantanal Ação de combate
Bombeiros de MS continuam trabalho para conter incêndios em diferentes áreas do Pantanal
Zezé Di Camargo será pai aos 61 anos e já está escolhendo nome do bebê Sertanejo
Zezé Di Camargo será pai aos 61 anos e já está escolhendo nome do bebê
Como funciona o cérebro de uma pessoa apaixonada Artigo
Como funciona o cérebro de uma pessoa apaixonada
Egressos do Programa de Estágio do Governo de MS deixam legado na gestão pública Destaque
Egressos do Programa de Estágio do Governo de MS deixam legado na gestão pública
Tecnova: empresários de MS vão receber R$ 15,4 milhões para impulsionar negócios inovadores Investimento
Tecnova: empresários de MS vão receber R$ 15,4 milhões para impulsionar negócios inovadores
Boletim Epidemiológico: MS registra 15.101 casos confirmados de dengue Saúde
Boletim Epidemiológico: MS registra 15.101 casos confirmados de dengue
Filho de Eliza Samudio, reforça categoria de base do Botafogo Novo contratado
Filho de Eliza Samudio, reforça categoria de base do Botafogo
Quer modificar o veículo? CTB prevê que customizações sejam autorizadas pelo Detran Destaque
Quer modificar o veículo? CTB prevê que customizações sejam autorizadas pelo Detran
Bonito e Rota Serra e Charme Paxixi: Sebrae lança programa para criação de produtos turísticos Destaque
Bonito e Rota Serra e Charme Paxixi: Sebrae lança programa para criação de produtos turísticos
Brasil tem 1 estupro a cada 6 minutos; maioria das vítimas são negras Estatísticas
Brasil tem 1 estupro a cada 6 minutos; maioria das vítimas são negras
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.