Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Pizzaria
CIDADANIA

“Diálogos de Cidadania” discute cultura, trabalho e direitos constitucionais LGBT em MS

3 Jun 2019 - 13h08Por Alexandre Onça

A subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO), realizaram a 3ª edição do evento Diálogos de Cidadania. O projeto criado pela Subsecretaria Especial de Cidadania, tem como objetivo debater temas relacionados às pastas em encontros mensais. 

Durante a abertura foi exibido e lançado oficialmente o conjunto de três vídeos institucionais do Governo do Estado em combate a LGBTfobia, encerrando as atividades da programação alusiva ao “Maio da Diversidade” e reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a população LGBT. “Finalizamos a campanha do Maio da Diversidade, porém ela não acaba, ela se estende para todos os dias do ano, mostrando o respeito e o comprometimento que o governador Reinaldo Azambuja tem para com a classe LGBT do Mato Grosso do Sul”, explicou o subsecretário, Frank Rossatte.

Um dos vídeos apresentados teve a participação da mãe de Frank, que esteve presente e emocionou a todos com o depoimento em apoio ao filho e a toda a diversidade. “Um dia um parente próximo, evangélico, disse que quando eu falo com meu filho gay, estou falando com o demônio. Mas eu sei no fundo do meu coração e de minha alma, que quando eu falo com o Frank, eu falo com o meu filho, sim senhor”, declarou dona Vera Rossatte, arrancando lágrimas e aplausos da plateia.

Além de unir integrantes de segmentos e movimentos sociais LGBT, o encontro contou com a presença de membros da área jurídica, educação, cultura e dos servidores da Subsecretaria Especial de Cidadania, da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT e da Subsecretaria para a Promoção da Igualdade Racial.

Representando a Defensoria Pública do Governo do Estado, Neyla Ferreira Mendes, palestrou sobre os direitos constitucionais que a pessoa LGBT tem na sociedade, trazendo questões como a mudança de sexo, legalidade do casamento gay, direitos de adoção a casais gays e até resoluções do Conselho Federal de Psicologia ligadas ao tema.

“Está na constituição, temos que garantir o bem-estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação. A homofobia para mim até hoje é uma incógnita ver o ser humano ainda se preocupar com que tipo de amor ou sexualidade o outro exercita”, afirmou a defensora pública.

Na sequência, Diego Almeida, artista-transformista que dá vida a personagem “Lauanda”, explicou para o público do Diálogos de Cidadania as diferenças entre Drag Queen, travesti e transgêneros, além de detalhar um pouco de sua vivência no meio artístico e cultural LGBT.  

Fechando o ciclo dos palestrantes, Emanuelle Fernandes, mulher trans que já foi Miss Gay MS e ficou entre as três mais belas do Brasil, contou sobre as dificuldades que pessoas trans tem de se inserir no mercado de trabalho: “Muitas meninas são retiradas do lar muito cedo por sofrerem discriminação e não terem o apoio necessário. Temos que pensar em políticas de trabalho onde se leve em consideração pessoas que não tiveram estrutura familiar e educacional, estratégias que possam direcioná-la ao mercado de trabalho”, propôs.

Entrando no clima agradável de respeito ao próximo a superintendente da Subsecretaria Especial de Cidadania, Kátia Moti, destacou o evento como um passo importante para o Estado: “O amor e o respeito não se decreta, apenas se sente. O que estamos fazendo aqui hoje é uma grande conquista, nossa Subsecretaria Especial da Cidadania é um grande marco para o Mato Grosso do Sul,  que coloca diversas políticas em pauta e as discute abertamente”, elogiou a superintendente.

“Nós advogados, nós que trabalhamos com a justiça, que cuidamos da Constituição, temos que entender que é nossa obrigação levar para a sociedade antes de tudo a felicidade e a aceitação, não importa quem você é”, completou Dalila Soares, advogada da Comissão da Liberdade da OAB/MS.  

Também foi realizada uma roda de conversa entre os participantes que trocaram experiências e relatos de como o exercício da cidadania interfere diariamente na vida das pessoas LGBTs.

Diálogos de Cidadania

O evento faz parte do Programa MS Cidadão, criado com o objetivo de realizar encontros mensais para a discussão de direitos civis, políticos e sociais, no contexto das diversas políticas públicas representadas pela Subsecretaria Especial de Cidadania.

Quem quiser enviar sugestões de temas para o projeto Diálogos de Cidadania pode encaminhar para o e-mail: cidadania@segov.ms.gov.br

Leia Também

Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda Caso raro
Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena Atenção população
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito Atenção Motoristas
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda Capacitação
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH EM MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS Capacitação
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis Alô motoristas
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.