Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
parque das cachoeiras
CONSELHEIROS TUTELARES DE MS

Curso para conselheiros tutelares já está disponível na Escolagov

Com produção da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)

24 Mai 2021 - 10h52Por Leomar Alves Rosa - Sedhast

Com produção da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos (SUPDH), o curso para conselheiros tutelares de MS já está disponível no portal da Escola de Governo (Escolagov). Com carga horária de 16 horas, o curso facilita o acesso dos conselheiros ao entendimento do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA).

Para a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, o curso é essencial para a formação dos conselheiros. “Parcerias, como a da Escolagov e do Ministério Público Estadual, foram primordiais para esse resultado. Nossa equipe se empenhou e começou a buscar novas alternativas, diante do cenário de pandemia que vivemos, mas nunca deixou de atender a nenhum pedido de capacitação. Agora, on-line, os conselheiros poderão acessar ainda mais esse conteúdo de qualidade de onde estiverem”, destacou.

O material foi captado e editado pela equipe da Sedhast e disponibilizado no portal Escolagov. Esse processo, além de se utilizar de 100% da estrutura já existente, otimizou a utilização de recursos públicos, gerando economia para toda a sociedade.Interface do curso que está hospedado no portal Escolagov

A superintendente da Política de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo, acredita que a disponibilização do curso vai contribuir com as políticas públicas. “A disponibilização do curso, agora on-line, vai possibilitar que os conselheiros registrem seus atendimentos no SIPIA e a partir desses registros teremos uma proposta de política pública mais eficaz, diante dos dados que são coletados. Uma vez que são os conselheiros tutelares os atores sociais que mais se deparam com casos de violência, abuso e exploração envolvendo a violação de direitos da criança e do adolescente”, esclareceu.

Para acessar o curso é necessário que o conselheiro tutelar, de qualquer um dos 79 municípios de MS, faça uma inscrição prévia no portal Escolagov. No total são quatro módulos, pensados de forma que o conteúdo esteja disponível de forma explicativa. É possível rever as aulas em caso de dúvidas.

Laura Tlaes, coordenadora técnica Estadual do SIPIA e ministrante do curso, explica que o curso on-line deve beneficiar cerca de 2 mil profissionais, entre conselheiros tutelares, secretárias executivas dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA), conselheiros de direito do CMDCA e atores da rede de proteção de crianças e adolescentes.

“Foi uma experiência desafiadora gravar uma aula para ser transmitida futuramente, é totalmente diferente do que estou acostumada a fazer, porém foi gratificante e recompensador, uma experiência que vou levar para vida. Esta capacitação é de extrema importância, pois se trata de um Sistema de registro de Informação a nível nacional, criado para que todas as informações de violações de direitos de crianças e adolescentes sejam registradas e ajudam a subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas públicas garantindo assim, o acesso a cidadania”, explicou.

Evento on-line marcou lançamento do curso

A live de lançamento do curso, realizada nesta semana, também está disponível e pode ser acessada por esse link https://www.facebook.com/Sedhast/videos/1552364608300742, ou diretamente na página da Sedhast no Facebook.

Leia Também

Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue Boletim
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal Parceria
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais Visita Especial
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais
Davi Brito é o campeão do BBB24 com 60,52% dos votos BBB24
Davi Brito é o campeão do BBB24 com 60,52% dos votos
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose Saúde animal
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose
Bonito participou do I Fórum estadual de mudanças climáticas Destaque
Bonito participou do I Fórum estadual de mudanças climáticas
Inscrições para a Corrida do Trabalhador 2024 estão abertas em Bonito Atenção população
Inscrições para a Corrida do Trabalhador 2024 estão abertas em Bonito
Processo seletivo do SEBRAE/MS com inscrições abertas e salário inicial de R$ 6 mil; veja como fazer
Processo seletivo do SEBRAE/MS com inscrições abertas e salário inicial de R$ 6 mil; veja como fazer
MS participa de encontro do Codesul para definir estratégias visando o desenvolvimento regional Aprendizado
MS participa de encontro do Codesul para definir estratégias visando o desenvolvimento regional
Vendedora de salgados mostra talento e vence festival de música em MS Talento
Vendedora de salgados mostra talento e vence festival de música em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.