Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
Educação

Corumbá mantém ações para evitar violência na escola

17 Out 2013 - 10h18Por Assomasul

Trabalhar valores humanos fundamentais para um desenvolvimento equilibrado, ajudando a descobrir e construir identidade e a autoestima dos alunos. Esta foi a formula encontrada pela secretaria de Educação da Prefeitura de Corumbá, para evitar a violência em ambiente escolar.

Desenvolvida há um ano, a partir do aumento do piso salarial e a implantação da hora atividade para os professores, as novas técnicas fazem parte da matriz curricular dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. 

De acordo com a secretária de Educação Roseane Limoeiro, a primeira medida de política pública pensada para tratar o tema, foi a inclusão de disciplinas que trabalhem a base diversificada do currículo.

“Ética, cidadania, convivência salutar e solidariedade, já são apresentadas em sala de aula com as matérias oferecidas. Porém, nós queríamos enfatizar tudo isso em uma disciplina que fosse mais específica”, explicou Roseane. 

Ainda segundo ela, de 1ª a 9ª série, foi incluída nas escolas regulares a disciplina “Formação Cidadã”.

“Nós trabalhamos com os alunos temas como a inviolabilidade da vida humana, a liberdade, a integridade individual, igualdade de direitos de todas as pessoas, a cultura da paz, assim como a solidariedade com grupos enfraquecidos e vulneráveis política e economicamente”, acrescentou. 

Já nas escolas de jornada ampliada e educação integral, onde os alunos permanecem mais tempo nas unidades de ensino, foram incluídas outras disciplinas, como é o caso dos alunos de 1ª a 5ª série, que recebem mais conteúdos como formação pessoal e social, identidade autonomia, valores humanos e formação cidadã. 

Para os estudantes de 6ª a 9ª série, foram acrescentadas ainda “Juventude em ação” e “Projetando o futuro”, que são disciplinas que ajudam a fortalecer a identidade e elevar a autoestima do aluno, resultando num desenvolvimento equilibrado. 

Outro tema interessante que os professores trabalham com os alunos em sala de aula, é o “Bonito por Dentro e por Fora”, um tema que ajuda a discutir e perceber a necessidade de adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação. A atividade permite ainda que a criança conheça o próprio corpo, valorizando hábitos saudáveis como aspectos básicos da qualidade de vida. 

“Orientar os alunos quanto às atitudes ao se alimentar, trabalhar o tema meio ambiente, conscientizá-los sobre boas atitudes de convivência, promover a cultura da paz e sensibilizá-los sobre a responsabilidade na preservação do patrimônio público, são também elementos fundamentais para evitarmos conflitos que podem tornar-se potencialmente futuros pontos de discussão e problemas”, completou a secretária de Educação Roseane Limoeiro. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Prefeitura de Bonito BONITO - MS - VANDALISMO NA PRAÇA
Vandalismo na Praça desperta indignação e prefeitura desenvolverá ações de fiscalização em Bonito
HORÁRIO DE VERÃO
HORÁRIO DE VERÃO: Setores fazem pressão para voltar após dois anos de extinção
Partes do carro ficaram jogadas na rodovia - Crédito: Gustavo Porto/EPTV ACIDENTE FATAL
Família em carro com placas de MS morre em grave acidente no interior de SP
MS CONTRATA AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Contrata + abre pré-cadastro para programa de Microcrédito com juro zero
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online FRIO INTENSO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
FOTO: NOTÍCIAS E CONCURSOS BOLSA FAMÍLIA 2021
Novo Bolsa Família de R$ 300 pode ser financiado; veja como
BONITO - MS - A RETOMADA
Depois de um ano de desafios e restrições, turismo já dá sinais de retomada em Bonito (MS)
BONITO - PMA BONITO - NOVA SEDE PMA
PMA ganha terreno de 4.000 m² e terá nova Sede ampla com 630 metros quadrados em Bonito (MS)
GUARDA MUNICIPAL DE BONITO BONITO - MS - MELHORIAS NA GUARDA MUNICIPAL
Sejusp e Guarda Municipal discutem fortalecimento da segurança no município de Bonito (MS)
BONITO TRATOR BONITO - MS - PARCERIA
Prefeitura cede trator com terraceador ao IASB para utilização no Projeto Águas de Bonito