A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, com o apoio do SEBRAE-MS e COMTUR, está construindo seu planejamento estratégico, tendo em vista a elaboração do Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo de Bonito para os próximos anos.
Com o plano, a SECTUR terá objetivos e metas claras de trabalho, além de projetos estruturantes e ações inovadoras. Outro aspecto importante a ser considerado no plano é a recuperação do fluxo turístico, em virtude da pandemia do coronavírus. A metodologia aplicada no Plano é estruturada em seis etapas da jornada do turista:
1. Tomando conhecimento do destino;
2. Sonhando com o destino / com a viagem;
3. Pesquisando / Planejando a viagem;
4. Reservando / Comprando;
5. Visitando;
6. Recomendando / voltando.
Além disso, terá eixos baseados no tripé: Marketing, Sustentabilidade, Gestão Empreendedora e Inovação.
O trabalho iniciou em março e já passou por várias etapas, entre elas:
1. Estudo de documentos elaborados recentemente (Planejamento Estratégico SEBRAE-MS 2019 e Plano para retomada do Turismo em Bonito 2020);
2. Busca de boas práticas atuais, tendo em vista a pandemia da COVID-19;
3. Apresentação e validação do conceito e metodologia no Conselho Municipal de Turismo;
4. Reuniões do Grupo de Trabalho;
5. Consulta aos setores da cadeia produtiva via Google Forms para atualizar as demandas de maneira prática e objetiva;
Durante essa semana, o grupo de trabalho criado, que é formado pela equipe da SECTUR e Conselheiros do COMTUR, analisaram e processaram as informações coletadas nos questionários aplicados, além da construção dos objetivos e metas. Além disso, o Consultor do SEBRAE-MS teve reuniões com o Prefeito Josmail Rodrigues e o vice Juca Ygarapé.
“Novamente seremos referência para o país, pois em breve teremos nosso plano pronto, com objetivos e metas claras para os próximos anos, mesmo atravessando uma pandemia” finalizou a secretária da pasta, Juliane Salvadori.