Menu
domingo, 11 de maio de 2025
Busca
Planejado
CONFIRA AS DICAS

Com calor de até 42,9°C, uso correto de eletrônicos evita queda de energia; confira as dicas

26 Set 2023 - 17h56Por Campo Grande News

Em Porto Murtinho, o calor ontem chegou aos 42,9°C e no resto de Mato Grosso do Sul, a situação não muito mais fresca. Com o consumo de energia em alta, o uso correto de eletrônicos diminui riscos de apagões e reduz gastos. Nessa segunda-feira (25), vários bairros de Campo Grande ficaram no escuro após panes diversas no sistema da rede, mas cada um pode contribuir um pouco.

Conforme a Energisa, ontem devido às altas temperaturas a demanda de consumo de energia elétrica no Estado bateu recorde por volta das 22h. O recorde anterior havia ocorrido recentemente na última quinta-feira (21), quando o uso foi de 1.248 MW (Megawatts). Ontem, a potência alcançou 1.395 MW, aumento 11% maior se comparado com o do dia 21/09. Essa diferença é o suficiente para abastecer uma Dourados e meia, a segunda maior cidade do Estado.

Um dos cuidados, nesse período, é com os equipamentos de distribuição de energia e a população pode ajudar no uso correto dos aparelhos de ar-condicionado, ventilador e geladeira. São atitudes que podem contribuir para suavizar o custo na conta de energia do fim do mês e ainda não gerar alta demanda na rede.

Ar-condicionado 

Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado;

Mantenha os filtros limpos;

Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho;

Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto;

Se possível, priorize a posição de 23ºC.

Ventilador 

Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.

Geladeira 

Evite deixar a porta aberta;

Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções;

Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento;

Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira;

Não forre as prateleiras;

Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.

A Energisa informou via nota que tem feito um mapeamento em tempo integral de toda a rede elétrica, pois com o calor intenso há impactos na rede que opera com alto consumo.

“Nós já investimos milhões de reais na troca de transformadores e estamos substituindo mais equipamentos ao verificar demandas de consumo pelo calor elevado. Mas contamos com o apoio dos nossos clientes, sejam eles comerciais, residenciais ou industriais, que devem declarar corretamente a carga utilizada para evitar sobrecarga e possíveis interrupções de energia. E quando tiver uma ocorrência, o cliente deve entrar em contato com a gente pelos canais de atendimento”, explica Rodolfo Acialdi Pinheiro, gerente de Planejamento de Orçamento da Energisa. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Leia Também

Sessão Solene marca o início das comemorações dos 45 anos de Bodoquena BODOQUENA 45 ANOS
Sessão Solene marca o início das comemorações dos 45 anos de Bodoquena
Fim de semana no Estado será marcado por mudanças no tempo e queda nas temperaturas Clima Tempo
Fim de semana no Estado será marcado por mudanças no tempo e queda nas temperaturas
Projeto leva sorrisos e prevenção às escolas de Bonito Destaque
Projeto leva sorrisos e prevenção às escolas de Bonito
Com ambiente positivo, MS vai receber novos voos nacionais para Bonito e Dourados no 2° semestre Bonito em Destaque
Com ambiente positivo, MS vai receber novos voos nacionais para Bonito e Dourados no 2° semestre
Fundação de Cultura participa da Semana Nacional de Museus Destaque
Fundação de Cultura participa da Semana Nacional de Museus
Bodoquena celebra 45 anos com rodeio e grandes shows a partir de amanhã Cultura
Bodoquena celebra 45 anos com rodeio e grandes shows a partir de amanhã
33ª Festa do Peão de Bonito começa hoje com shows e entrada gratuita Cultura
33ª Festa do Peão de Bonito começa hoje com shows e entrada gratuita
Governo e TJMS inauguram no dia 12 de maio escola revitalizada com mão de obra prisional Destaque
Governo e TJMS inauguram no dia 12 de maio escola revitalizada com mão de obra prisional
Treinamento intensivo aprimora Bombeiros para o combate aos incêndios florestais no Pantanal 545 horas
Treinamento intensivo aprimora Bombeiros para o combate aos incêndios florestais no Pantanal
Equipe realiza limpeza pelas ruas de Bonito Limpeza Total
Equipe realiza limpeza pelas ruas de Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.