Menu
segunda, 25 de outubro de 2021
Busca
BONITO ÁGUAS GREEN WEEK
BONITO - MS - EMPÓRIO OLINDA

Com bugrinhos de Conceição, galeria reúne arte de MS e área ainda atende eventos em BONITO

Das irmãs Maria da Graça e Zulmira, o empório que leva o nome da mãe, dona Olinda

10 Dez 2016 - 09h48Por Lado B - CG News

Das irmãs Maria da Graça e Zulmira, o empório que leva o nome da mãe, dona Olinda, é de querer morar. Ao mesmo tempo em que é galeria, também pode abrigar eventos, desde palestras até um charmoso chá de bebê. Em Bonito, o local já passou por dois endereços, incluindo a Pilad Rebuá, mas se encontrou mesmo ali, na 15 de Novembro, onde já foi restaurante. 

Dona Maria da Graça Amaral Silva é quem acompanha o Lado B na visita. Conhecemos o espaço durante o festival de gastronomia Cata Guavira, sediado no Empório Olinda. Enquanto as paredes, chão e teto são tomados pela arte à venda, quem realiza eventos ali também tem todo acervo como decoração particular.

"Começou aqui na esquina, foi na Pilad Rebuá e depois deste Carnaval é que viemos para cá", conta Maria da Graça. A trajetória da galeria completou em 2016, nove anos. 

Inicialmente construído para ser restaurante, depois de vendido o espaço abrigou eventos, mas ganhou restrições dos bombeiros por ser todo de madeira. Um charme à parte e que rende hoje todo aconchego para o empório. 

 
Logo no hall de entrada, se encontra de tudo um pouco. (Foto: Marcos Ermínio)Logo no hall de entrada, se encontra de tudo um pouco. (Foto: Marcos Ermínio)
 
Enquanto evento acontece, quadros, por exemplo, servem de decoração. (Foto: Marcos Ermínio)Enquanto evento acontece, quadros, por exemplo, servem de decoração. (Foto: Marcos Ermínio)
 
O acervo reúne toda arte que representa Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcos Ermínio)O acervo reúne toda arte que representa Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcos Ermínio)
 

O acervo reúne toda arte que representa Mato Grosso do Sul. Numa mesinha de canto, talvez esteja o que é de mais estimado valor: os bugrinhos de Conceição dos Bugres em três tamanhos e um exemplar feito pelo neto, Mariano, o filho de Ilton Silva. 

"É da antropóloga Yara Penteado. Ela tem um acervo particular e nós temos uma parceria, porque Bonito é um lugar que favorece mostrar a arte do Estado para os brasileiros de um modo geral", acredita Maria da Graça.

Dos bugrinhos, Maria da Graça tem todo um histórico que volta à cabeça. "Depois que Conceição morreu, só quem tem os bugrinhos pode vender, por isso é um valor assim", explica. As peças estão de R$ 1 mil até R$ 5 mil.

"E vem turista do Rio de Janeiro que fica emocionado. Já teve uma visitante, que na pesquisa de pós-doutorado dela em figureiras, não se conformava de nunca ter chegado a Conceição. Para a gente ver como fica fechado e interna a produção", observa.

 
Dona do empório, Maria mostra e fala das emoções que Bugrinhos despertam. (Foto: Marcos Ermínio)Dona do empório, Maria mostra e fala das emoções que Bugrinhos despertam. (Foto: Marcos Ermínio)

Dona Maria é baixinha de voz doce, amiga e apaixonada pelas Artes. Viu, desde a abertura da galeria, o passado que ela tanto gostava e se dedicava voltar à tona.

"Eu estudei Artes, foi a minha primeira formação. Trabalhei na Secretaria de Educação do Estado, viajei para aldeias, comunidades ribeirinhas, assentamentos e quando me aposentei, ter começado a loja foi voltar lá", narra. 

Pelas paredes, telas de Tom Barbosa, Patricia Helney, os ipês de Isaac de Oliveira, Ilton Silva, Jorapimo, Humberto Espíndola e tantas outras. "De um modo geral, quem vem a Bonito, já viajou para o Nordeste todo, para o Sul e fora do País. Eles não conhecem a nossa região, a gente sempre tem que falar: Mato Grosso DO SUL, mas aqui eles se surpreendem com o colorido, a importância e a qualidade do trabalho dos artistas.

Para acompanhar as peças à venda e os horários de funcionamento, siga o Empório Olinda no Facebook.

 

Local que serve de galeria foi construído para ser restaurante. (Foto: Marcos Ermínio)Local que serve de galeria foi construído para ser restaurante. (Foto: Marcos Ermínio)

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governador anuncia mais 34 escolas de tempo integral na rede estadual de ensino a partir de 2022
BONITO - PRESENTE NO LANÇAMENTO
BONITO presente: Prefeito e secretária participam do Lançamento do Programa MS Alfabetiza
Bonito - Foto: Filipi Brites  Ascom
BONITO está há 07 dias sem registrar novos casos de Coronavírus
AÇÕES DO GOVERNO DE BONITO
BONITO: Parceria entre município e Fazenda U6 garante reforma da ponte sobre o Rio Ramada
Carro onde a vítima estava quando foi surpreendida pelo ex-marido ficou cheio de sangue. (Foto: Divulgação/Polícia Civil) FEMINICÍDIO
FEMINICÍDIO: Atingida por 4 tiros disparados pelo ex-marido, mulher não resistiu e morreu
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
JBS oferece mais de 80 vagas de emprego esta semana, confira como fazer
Texto e foto: Elaine Paes, SAD LEILÃO ONLINE
Interessados em participar de leilão de maquinários já podem apresentar os lances pela internet
Raquel dos Passos - Fundação de Turismo de MS TURISMO - A RETOMADA
Fundação de Turismo participa de ação promocional nos principais mercados emissores da Europa
BONITO - NOTA DE PESAR BONITO - MS - LUTO
BONITO: Prefeitura decreta luto oficial de 3 dias pela morte do ex-prefeito Odilson Soares
Foto: Bonitomais BONITO - MS - LUTO
Ex-prefeito de Bonito, Odilson Soares, morre aos 76 anos