Menu
segunda, 14 de setembro de 2026
Busca
CASA DO JOÃO
Destaque

Clube de Ciências do Bioparque Pantanal conquista 1º lugar no Seminário Estadual da Guavira

O reconhecimento foi concedido ao projeto "Determinação de metabólitos secundários em Hymenaea stigonocarpa Mart. ex Hayne

18 Nov 2025 - 08h44Por Eduardo Coutinho, Comunicação Bioparque Pantanal

A Escola Estadual José Serafim Ribeiro, do município de Jaraguari (MS), conquistou o 1º lugar na categoria “Brota Guavira” durante o 8º Seminário Estadual da Guavira.

O reconhecimento foi concedido ao projeto “Determinação de metabólitos secundários em Hymenaea stigonocarpa Mart. ex Hayne (Jatobá): Potencial para desenvolvimento de fitocosméticos sustentáveis em Jaraguari/MS”, desenvolvido no âmbito do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal.

A iniciativa investigou as propriedades do jatobá e resultou na formulação de produtos fitocosméticos sustentáveis, além da produção de artesanatos utilizando frutos e sementes da espécie, promovendo o uso responsável dos recursos naturais da região.

O estudo foi conduzido pelos estudantes Sabryna Dias Ferreira, Yuri Agostinho Santana dos Santos e Eduardo Rodrigues Haerter, sob orientação dos professores Alexandre da Silva Rocha e João Gabriel da Silva Mendes, com supervisão dos profissionais do Bioparque Pantanal Bruno Lima e José Luis Galvis.

O Clube de Ciências do Bioparque Pantanal atua como um espaço de iniciação científica que incentiva crianças e adolescentes a explorarem o mundo da pesquisa por meio de atividades práticas, oficinas, experimentos e projetos voltados à educação ambiental, à inovação e à conservação da biodiversidade. A participação da escola de Jaraguari exemplifica o impacto dessa iniciativa na formação de jovens pesquisadores.

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, celebrou o resultado conquistado pelos jovens. “Esse prêmio demonstra o potencial transformador da iniciação científica. Quando estimulamos nossos estudantes a pesquisar e a se conectar com a biodiversidade do nosso estado, abrimos caminhos para que se tornem protagonistas de soluções sustentáveis. Parabenizo os alunos e toda a equipe pelo brilhante trabalho.”

Para a estudante Sabryna Dias Ferreira, de 16 anos, participar do projeto foi uma experiência reveladora. “O Clube de Ciências abriu minha mente para a pesquisa. Gostei muito da parte experimental, coletar amostras, fazer testes e ver o projeto tomando forma. Eu já conhecia o jatobá, mas não imaginava todas as suas propriedades. Ele é antifúngico, antibacteriano, ajuda na pele, na cicatrização e até no rejuvenescimento. Aprender isso tudo e entender os métodos científicos foi muito enriquecedor.”

O destaque obtido pela Escola Estadual José Serafim Ribeiro evidencia o papel fundamental da educação científica no ensino público e reforça o compromisso do Bioparque Pantanal com a conservação, a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Em sua 8ª edição, o Seminário Estadual da Guavira reuniu representantes de instituições como UEMS, AGRAER, UFMS, UFGD, UNIDERP e Assembleia Legislativa, discutindo o tema “Bioeconomia e Mudanças Climáticas: Cultivando biodiversidade e fortalecendo comunidades”. O evento reforçou a importância do desenvolvimento sustentável e da valorização de espécies nativas do Mato Grosso do Sul.


Foto: Gabriel Issagawa

Leia Também

Pizza e chope gelado: Trêsmane amplia opções para receber o público em Bonito PIZZA + CHOPE GELADO EM BONITO!
Pizza e chope gelado: Trêsmane amplia opções para receber o público em Bonito
André Tatu apresenta sobrado de R$ 2,5 milhões no Jardim Andréia "A exclusividade que você merece."
André Tatu apresenta sobrado de R$ 2,5 milhões no Jardim Andréia
Delícias da Leida: pães caseiros conquistam clientes e revelam a força de uma trabalhadora de Bonito Delícias da Leida
Delícias da Leida: pães caseiros conquistam clientes e revelam a força de uma trabalhadora de Bonito
Bonito realiza campanha de doação em 24 de setembro Doe Vida
Bonito realiza campanha de doação em 24 de setembro
Influencer que comia grandes quantidades de comida morre aos 24 anos Ganfan Yingying
Influencer que comia grandes quantidades de comida morre aos 24 anos
TJMS promove 5º Seminário sobre acessibilidade e inclusão nos Sistemas de Justiça Destaque
TJMS promove 5º Seminário sobre acessibilidade e inclusão nos Sistemas de Justiça
Circuito Sebrae Conexões Regionais reúne mais de 300 pessoas em palestra com Hortência  Em Coxim
Circuito Sebrae Conexões Regionais reúne mais de 300 pessoas em palestra com Hortência
SEMA recebe representantes de Nioaque para troca de experiências Destaque
SEMA recebe representantes de Nioaque para troca de experiências
Balneário Municipal recebe serviços de manutenção e melhorias Investimento
Balneário Municipal recebe serviços de manutenção e melhorias
Descobrindo o Paraíso em Família: O Melhor de Bonito, MS BORA PRA BONITO - MS
Descobrindo o Paraíso em Família: O Melhor de Bonito, MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.