O Centro de Especialidades em Reabilitação de Bonito (CER) recebeu habilitação do Ministério da Saúde, por meio da portaria GM/MS Nº 2.608, de 21 de dezembro de 2023, para atuar na rede de cuidados para pessoas com deficiência física e intelectual. A autorização considera os investimentos feitos na unidade, tanto no espaço físico, quanto na estruturação do atendimento e equipe multidisciplinar e garante recursos federais.
Para isso, a unidade foi ampliada, com melhoria das salas especificas para receber estes pacientes, como sala de integração sensorial e salas de atendimento pedagógico, muito utilizadas no atendimento ao autismo.
Também incluiu novos profissionais nas áreas de atuação, como pedagogos, pediatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, fonoaudióloga, psiquiatra, neurologista, enfermeiro e assistente social.
Outro importante investimento realizado na unidade é a aquisição de equipamentos específicos para fonoaudiologia, recebidos no início deste mês, com objetivo de otimizar o tratamento ao paciente, atuando em áreas mais especificas.
O laser, por exemplo; promove a melhoria em diversas funções orofaciais. Enquanto o eletroestimulador; é um método que traz benefícios na reabilitação de indivíduos com disfagia, disfonia, entre outros. A bandagem elástica terapêutica; atua na função motora dos músculos, aumenta a circulação sanguínea e linfática e proporciona maior propriocepção.
Com a certificação II, o CER Bonito objetiva atender até 400 pacientes, sendo 200 na reabilitação física e 200 na reabilitação intelectual e autistas.
Leia Também

Prefeitura Municipal de Bonito e Clube de Laço Nabileque realizam a 33ª Festa de Peão de Boiadeiro

Prefeitura cria desvio provisório garante tráfego durante reforma da ponte do córrego Retiro

'MS Saúde Mais Saúde, Menos Fila' inicia 3ª fase e já contabiliza mais de 87 mil atendimentos

33ª Festa do Peão de Boiadeiro começa quinta-feira

Em abril foram abertas 1.118 novas empresas em Mato Grosso do Sul, maior número para o mês

SED mobiliza escolas na campanha 'Seu Abraço Aquece 2025' e convida toda a população a doar

Ponte do córrego Retiro, Fazenda do Zé Bajuca, será interditada para reforma

Ensino Médio da rede estadual conquista o melhor resultado de proficiência da história de MS

Prefeitura faz alerta em Bonito sobre prevenção de HIV
