Menu
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
CENA TRISTE

CENA TRISTE: 'Mar' de jacarés disputando água foi filmado depois de quase 20 dias sem chuva em MS

Vídeo foi feito por funcionário de fazenda na região da Nhecolândia, em Corumbá, no último domingo (15)

18 Nov 2020 - 11h53Por Campo Grande News

Vídeo mostrando "mar" de jacarés disputando água, que viralizou ontem (17), foi filmado por Márcio Sagrado, funcionário de uma fazenda na região da Nhecolândia, em Corumbá, a 419 km da Capital. No vídeo acima é possível ouvir a data em que o vídeo foi feito, "isso aqui é no pantanal da Nhecolândia, é de hoje, 15 de novembro de 2020", diz Márcio.


O registro foi feito 20 dias após a última chuva forte registrada em Corumbá. Segundo o meteorologista Natálio Abrão, essas chuvas expressivas foram registradas dias 26 e 27 de outubro, quando choveu 28mm e 20mm, respectivamente.

Agora em novembro choveu apenas 7,4mm até o momento, segundo o meteorologista. Apesar da previsão de chuva para hoje (18), a quantidade esperada é muito pequena. Seo Natálio explica que essa situação não foi provocada apenas pela falta de chuva, mas também pelo alto índice de evaporação, por conta do forte calor e das queimadas no pantanal.

"Desde 1973, quando começamos a registrar o monitoramento, nunca tivemos um outubro tão seco como esse", comentou Natálio. Segundo o especialista, para repor a água desse local, e voltar ao normal, seria necessária uma chuva de, no mínimo, 100 milímetros para encharcar o solo e acumular água novamente.

De acordo com o coronel Ângelo Rabelo, presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), essa situação se repete em várias fazendas de Corumbá. "Secou muito, os fazendeiros estão desesperados com a falta de água para os gados. Os jacarés encontram locais como esse e hibernam, esperando a próxima chuva para sobreviver, mas nem todo conseguem", explica Rabelo.

Conforme o meteorologista Natálio Abrão, esses animais estão, na verdade, em um corixo, que é uma área alagada sem represa de água. Durante a estação das chuvas os corixos se enchem devido ao transbordamento dos rios, alagando os campos e formando banhados, lagoas e esses corixos temporários.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Polícia Civil de Bonito BONITO - MS - AÇÃO DA POLÍCIA CIVIL
BONITO: Policiais civis apreendem mais de 100kg de maconha investigadas contra o tráfico de drogas
Vagas são para escriturário, com função de agente de tecnologia e comercial (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS CONFIRA AS CIDADES DE MS
Banco do Brasil abre hoje seleção com salário de R$ 3 mil e vagas em MS
GUARDA MUNICIPAL DE BONITO BONITO - MS - AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Guarda municipal cumpre 12 mandados de prisão no primeiro semestre em Bonito (MS)
ACIDENTE FATAL
Motociclista morre ao sofrer queda e ser arrastado por 10 metros em MS
MAIS VACINA CHEGANDO
DOSES DE ESPERANÇA: MS recebe mais 105.090 doses da vacina contra Covid-19 nesta quinta-feira
750x553_735759c62905dd3311431c0e4d446c7f FRIO - INVERNO
Frio chega com tudo no fim de semana e MS pode ter mínima de 1°C
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Auxílio Emergencial: Veja o calendário da 3ª parcela com depósitos e saques
ALERTA EM MS
Defesa Civil alerta para perigo potencial de vendaval nesta quarta-feira
Campo Grande contrariou governo e não impôs fechamento de atividades não essenciais - Foto: Arquivo / Correio do Estado DECRETO ESTADUAL REVOGADO
Governo de MS revoga decreto que determinou medidas restritivas a 43 municípios
BONITO - MS - EMENDA CHEGANDO
Bonito receberá R$ 40 mil reais de emendas do Deputado Neno Razuk