Mato Grosso do Sul já registrou 18.902 casos prováveis de Dengue, sendo 15.351 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 30ª semana epidemiológica, divulgado nesta segunda-feira (5). Segundo o documento, 28 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 13 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias nenhum município de Mato Grosso do Sul registrou alta incidência da doença. Laguna Carapã tem incidência média.
Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 64.919 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 151.339 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.393 casos prováveis, sendo 848 confirmados. Não há óbitos registrados.
A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 30 - 2024
Boletim Epidemiológico Dengue SE 30 - 2024
Leia Também

Festa Junina da SEMEC abre calendário de arraiais em Bonito

Prefeitura de Bonito instala placas contra o descarte irregular de lixo

Cowboys brilham na arena e filho da terra se destaca no encerramento do 1º Bodoquena Rodeio Fes

Secretaria de Saúde abre processo seletivo para a contratação de Agentes Comunitários

Menino de 11 anos enfrenta batalha pela vida e precisa de ajuda para voltar a andar

Com linguagem simples e atendimento pelo WhatsApp, Glória aproxima o Detran-MS da população

Problema na fiação deixa prefeitura de Bonito sem telefones

No Dia das Mães, Moreira morre na casa da mãe durante férias

Sessão Solene marca o início das comemorações dos 45 anos de Bodoquena
