A contagem regressiva para o 49º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) já começou. Entre os dias 26 e 30 de maio, o Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), será o cenário de um dos debates mais relevantes sobre o futuro da biodiversidade, reunindo especialistas sob o tema: “Um mergulho na conservação – ciência, sociedade e meio ambiente”.
Mais do que um complexo de lazer, o Bioparque Pantanal é o maior aquário de água doce do mundo e um local onde a preservação e conservação de espécies é aplicado diariamente. Atualmente, a instituição detém o maior banco genético vivo de água doce, sendo a única a registrar a reprodução de mais de 100 espécies diferentes.
Deste total, 32 espécies pertencem especificamente ao bioma Pantanal. O dado não apenas reforça o compromisso com a conservação da maior planície alagável do planeta, mas também posiciona o Mato Grosso do Sul como um polo de referência em pesquisas ambientais de nível nacional e internacional.
O evento, realizado anualmente desde 1977, chega à sua 49ª edição com uma programação voltada a pesquisadores, acadêmicos e profissionais de Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas correlatas. Para quem agregar conhecimento, o congresso oferece um ambiente propício para intercâmbios técnicos científicos, experiências diretas com gestores e especialistas do setor de aquários e zoológicos, espaço para divulgação de pesquisas científicas e discussão de metodologias, conexões que ampliam a visão sobre o manejo de fauna e as soluções de conservação de nosso país.
A programação inclui seis minicursos desenhados para fortalecer o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Os temas abrangem desde a comunicação e fotografia técnica até o manejo complexo de animais silvestres.
O objetivo central é a qualificação técnica, focada em desafios práticos do dia a dia, como o bem-estar animal e a educação ambiental. Ao unir ciência e a prática, o congresso busca preparar seus participantes para lidar com as demandas urgentes do meio ambiente, garantindo que o conhecimento gerado no evento resulte em ações concretas para a preservação da biodiversidade.
Para mais informações sobre o evento acesse o site: https://www.49congressoazab.softaliza.com.br/
Leia Também
Destaque
Metodologia do Empretec impulsiona competências empreendedoras em Dourados
Atenção população
Inscritos no concurso da Câmara podem pedir restituição da taxa; veja como
Brechó da Mi
Milena Ortega: a mulher que uniu Bonito por meio da solidariedade e do empreendedorismo
Atenção população
Prefeitura realiza reunião de orientação para famílias atendidas pelo programa no dia 23 de julho
Atenção população
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida
Evento
4º Bonito CineSur reúne cinema, cultura e grandes atrações em programação gratuita
Atenção população
Ponte sobre o Rio Miranda volta a receber veículos acima de 10 toneladas
Investimento
Cohab recebe força-tarefa de limpeza e manutenção
Clima Tempo
Inmet emite alerta de ventania acima de 100 km/h e baixa umidade para todo MS
Atenção população


O evento, realizado anualmente desde 1977, chega à sua 49ª edição com uma programação voltada a pesquisadores