Menu
quinta, 20 de fevereiro de 2020
BANNER ANNA
Busca
ATENÇÃO NO MS

Automutilação entre adolescentes já preocupa e mobiliza órgãos públicos em MS

Automutilação entre adolescentes já preocupa e mobiliza órgãos públicos em MS

28 Mai 2018 - 08h02Por TOP MÍDIA NEWS

Caso de três alunos de uma escola municipal que cortavam os próprios braços em Campo Grande, divulgado pelo TopMídiaNews, alavancou a discussão sobre o tema.

Diante de novos casos divulgados, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) solicitou esforços de órgãos públicos como a Secretaria de Saúde e de Educação para promover ações que combatam a prática maléfica.

''Estive em uma reunião ontem à tarde e apresentei programa de apoio às escolas para capacitação de professores e coordenadores a respeito da automutilação de adolescentes'', declarou Kemp.

Conforme o parlamentar, o problema foi detectado em diversas escolas e por isso não pode ser considerado um problema localizado.

Reportagem do TopMídiaNews, no início de maio, mostrou que três alunos, sendo dois garotos e uma menina, do oitavo ano de uma escola municipal da região sul da Capital cortavam os próprios braços.

A informação da autoflagelação veio dos próprios colegas dos envolvidos, que avisaram o professor e este tomou as medidas necessárias e encaminhou o caso à coordenação da escola, que acionou os pais.

Foi descoberto que os adolescentes praticavam o ato fora da escola. ''Mas os  professores e coordenadores podem contribuir no processo conversando com os alunos, pois muitos deles não têm diálogo com os pais'', destacou o deputado.

No encontro entre representantes da SED e SES, a pasta da Educação informou que já tem uma equipe fazendo tratativas neste sentido, analisando projetos que possam ajudar a solucionar o problema.

Pela parte da Saúde, a pasta se dispôs a ajudar a área educacional com o oferecimento de profissionais de saúde nas escolas.

Na avaliação do político, a informação é uma das principais ferramentas contra a violência, pois muitas pessoas acham que sintomas da depressão são 'normais' e não promovem ajuda.

Kemp diz que os alunos adolescentes envolvidos em situações de autoviolência devem ser encaminhados para tratamento com profissionais especializados como psiquiatras e psicólogos.

''O suicídio é a quarta causa de mortes de jovens no Estado'', finaliza o petista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - POLÍCIA
Veículos furtados com agrotóxicos e cigarros contrabandeados são apreendidos em Bonito (MS)
CASO DE POLÍCIA
Após brigar com esposa, homem ateia fogo na casa e tem 75% do corpo queimado
MUITA CHUVA NA CAPITAL
Chuva alaga vários bairros de Campo Grande; temporais se repetirão no carnaval
BONITO - MS - FERIADO DE CARNAVAL
Prefeitura terá ponto facultativo na 2ª e na 4ª feira de cinzas em Bonito (MS)
CORUMBÁ
Moradora tem casa destruída após tempestade em Corumbá
Fique atento!
Prazo para operadores colocarem placa comercial vai até 31 de março
Feriadão
Concessionária prevê quase 300 mil veículos na BR-163 durante o Carnaval
FATALIDADE
Mulher morre ao cair sob caminhão em avenida movimentada
DOURADOS - POLÍCIA
Policial aposentado mata homem que tentou assaltar filho com faca em Dourados
DOURADOS - FECHANDO AS PORTAS
Após 10 anos, Extra fecha as portas em Dourados