Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
labbonito
Relacao com o cliente

Turismo investe em inovação para ampliar a competitividade

23 Mar 2015 - 08h55Por MTur

Para se destacar no mercado e ganhar o turista, empresas ligadas ao setor estão inovando nas relações com seus clientes. Os exemplos vão de um hotel que oferece câmeras panorâmicas, ao estilo Go Pro, para que seus hóspedes registrem a viagem; passando por um ônibus turístico anfíbio que passeia pelas ruas do Rio de janeiro e navega pela Baía de Guanabara, até uma companhia aérea que anunciou, na última semana, que passaria a permitir o embarque de cães e gatos na cabine de passageiros do avião. 

No turismo brasileiro, a adoção de medidas criativas é uma tendência. E a tecnologia tem se mostrado o grande motor desse mercado de inovação. A cada dia surgem novos aplicativos para celulares com informações sobre viagens, que comparam preços e alertam sobre promoções. O turista estrangeiro que visita o Rio de Janeiro tem à disposição cardápios de restaurantes digitais em inglês e espanhol. Se o destino for alguma cidade do Nordeste, a agenda de shows e eventos, hospedagem e restaurantes pode ser consultada pelo celular. 

“Ser inovador significa compreender as tendências do mercado, antecipar as mudanças e se preparar para gerar valor ao seu público, tonando-se mais competitivo como destino turístico”, diz Helena Costa, assessora especial do Ministério do Turismo. As iniciativas, segundo ela, fortalecem o turismo como vetor econômico de desenvolvimento do país. “Iniciativas simples podem dar novo fôlego ao negócio, reduzir custos, conquistar o cliente aumentar o faturamento de uma empresa”, disse. 

Experiências mais amplas, que envolvem segmentos do Turismo, começam a despontar pelo país. Em Minas Gerais, o Instituto Inhotim, que integra natureza e arte contemporânea, impressiona por ser o primeiro museu a céu aberto do mundo. No Rio Grande do Sul, um passeio que mistura fauna, cultura e história foge dos típicos passeios às fábricas de chocolates: turistas do Parque Gaúcho de Gramado visitam também o zoológico. Um hotel alternativo em Campos do Jordão (SP) oferece um programa de “desintoxicação digital” e sugere que o hóspede deixe de lado o celular, o computador e a internet para curtir a estadia – e tem feito sucesso. 

No Mato Grosso do Sul, um passeio de ecoturismo encanta viajantes ao oferecer um passeio de bicicleta pelas belezas naturais da região ao mesmo tempo que incentiva a plantação de mudas de árvores pelo caminho. Em Socorro (SP), um hotel fazenda desenvolveu equipamentos de segurança para que paraplégicos e tetraplégicos possam realizar atividades de aventura como tirolesa e cavalgada. Já Recife e Fernando de Noronha tornaram algumas praias acessíveis a cadeirantes e pessoas com mobilidade física reduzida. 

Turismo responsável 

Práticas inovadoras voltadas para a responsabilidade social e sustentabilidade também têm se destacado no setor. Hoje já é possível encontrar hotéis totalmente adaptados para pessoas com necessidades especiais, como um hotel de Gramado. 

A preocupação com a preservação do meio ambiente também ganhou destaque. Um dos maiores parques aquáticos do Brasil, localizado no interior de São Paulo, tem conseguido evitar o desperdício com a reciclagem dos milhões de litros d’água que abastecem todo o complexo. Outro grande parque temático de Pernambuco inovou com a primeira roda panorâmica iluminada com LED e um programa de coleta seletiva de lixo. 

Investimento 

Mesmo com o desenvolvimento das ações nos mais diversos setores, a inovação no turismo ainda é um desafio para o Brasil. De acordo com a doutora em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília e especialista em turismo e inovação, Daniela Rocco, é mito dizer que inovação é uma estratégia cara. Segundo ela, é preciso investir em pesquisas científicas que envolvam o setor. 

Com esse propósito, os ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovação firmaram no fim do ano passado uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que oferecerá bolsas para pesquisadores do tema no Brasil e no exterior, com abrangência para estudantes de diversos campos do conhecimento. 

“O turismo é capaz de aprimorar, através da inovação, a produtividade, a eficiência e a oferta turística brasileira”, disse o ministro Vinicius Lages. “Precisamos reforçar o conceito de cidades inteligentes enquanto destinos turísticos inteligentes”, disse.

Leia Também

Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado gastronomia
Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado
Bonito receberá voos todos os dias no mês de Julho de 2024 TURISMO A TODO VAPOR
Bonito receberá voos todos os dias no mês de Julho de 2024
Filé de Jacaré Grelhado, um delicioso prato que serve 2 pessoas no Ponto Aroeira em Bonito MS. Prato Exclusivo
Filé de Jacaré Grelhado, um delicioso prato que serve 2 pessoas no Ponto Aroeira em Bonito MS.
A Nascente Azul é muito mais que um passeio, é um ambiente perfeito para relaxar com toda a família! Turismo
A Nascente Azul é muito mais que um passeio, é um ambiente perfeito para relaxar com toda a família!
O maior Jacaré inflável do MUNDO está na Praia da Figueira! VEJA VÍDEO! Novidade na Praia da Figueira
O maior Jacaré inflável do MUNDO está na Praia da Figueira! VEJA VÍDEO!
Conheça o Pastel Bonito, agridoce, com carne de jacaré, molho de guavira e requeijão. Pastel Bonito
Conheça o Pastel Bonito, agridoce, com carne de jacaré, molho de guavira e requeijão.
Uma atração noturna para todos os gostos e idades, esse lugar tem nome e sobrenome, Garajão Bto Gastronomia
Uma atração noturna para todos os gostos e idades, esse lugar tem nome e sobrenome, Garajão Bto
Nascente Azul comemorou a 14ª edição do Dia Nacional da Alegria. Veja as fotos! Ação social
Nascente Azul comemorou a 14ª edição do Dia Nacional da Alegria. Veja as fotos!
'Acontecimento incomum': Peixe ataca e quase arranca calcanhar de turista em Balneário de Bonito Algo incomum
'Acontecimento incomum': Peixe ataca e quase arranca calcanhar de turista em Balneário de Bonito
Inpasa recebe licença para indústria em Sidrolândia que deve gerar mais de dois mil empregos MS em pleno desenvolvimento
Inpasa recebe licença para indústria em Sidrolândia que deve gerar mais de dois mil empregos
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.