O Bonito Convention & Visitors Bureau (Bonito CVB), em parceria com a Prefeitura de Bonito, apresentou o Observatório do Turismo de Bonito (OTB). O projeto consiste em um centro de pesquisas que tem como objetivo o levantamento sistemático e contínuo de dados relevantes sobre a atividade turística no destino. As informações atualizadas serão divulgadas mensalmente.
“Precisamos de dados confiáveis, relevantes, atualizados e publicados de forma clara e informativa. Com o OTB, teremos condições de aprimorar o trabalho de marketing do destino e aumentar a qualidade de nossos serviços. Nosso foco é que estas informações também sejam úteis e de fácil acesso para os micro e pequenos empresários, que representam 98% das empresas turísticas de Bonito”, afirmou o presidente do Bonito CVB, Rodrigo Coinete.
Além de acompanhar dados relativos ao fluxo turístico, o OTB irá monitorar a reputação do destino em sites como TripAdvisor e Booking.com. A ferramenta também irá monitorar a oferta de Bonito-MS nos catálogos das principais operadoras de ecoturismo da Europa, EUA e América Latina.
A primeira edição do Observatório mostrou os dados referentes a janeiro. No primeiro mês deste ano, os hotéis do destino tiveram uma ocupação média de 81%. O atrativo mais visitado foi a Gruta do Lago Azul e 95% dos turistas foram brasileiros. Entre os estrangeiros, o principal emissor foi o Paraguai, com 1,12% do total, seguido de Argentina (0,47%) e Japão (0,34%). No doméstico, o principal mercado é São Paulo, com 36%, seguido do Rio de Janeiro com 17%.