Menu
tera, 17 de setembro de 2019
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO
SAÚDE

Sensibilidade exagerada ao frio pode ser doença; mulheres são principais vítimas

6 Jun 2018 - 08h56Por DA REDAÇÃO

Se você sente calafrios assim que as temperaturas apresentam leve queda e está sempre com mãos e pés gelados, saiba que a sensibilidade exagerada ao frio pode ser sintoma de uma condição pouco conhecida, chamada Doença de Raynaud.

O que é Doença de Raynaud

Em seu canal no YouTube, o médico vascular e ortomolecular Dayan Siebra explica que a Doença de Raynaud é uma condição reumatológica que tem entre seus principais sintomas a sensação de frio nas extremidades do corpo.

De acordo com o especialista, a doença é mais comum ente mulheres e acontece devido a espasmos e contração das artérias que limitam o fornecimento de sangue para a pele das áreas afetadas, geralmente mãos e pés, provocando o frio.

Sensibilidade exagerada ao frio pode ser doença; mulheres são principais vítimas© Petr Malyshev/shutterstock Sensibilidade exagerada ao frio pode ser doença; mulheres são principais vítimas

Na Doença de Raynaud, segundo informações do departamento de reumatologia da USP, a pele fica fria e gera uma área empalidecida bem demarcada ou uma cianose em dedos de mãos e pés. Alguns pacientes ainda podem sentir a pele fria em orelhas, nariz, rosto, joelhos e qualquer outra área exposta.

A condição se inicia após exposição ao frio ou mesmo após situação de estresse intenso. Sensação de formigamento ou amortecimento, assim como alterações de coloração da pele, podem acompanhar a sensação de frio.

O paciente raramente sente dores, a não ser que a condição permaneça por muito tempo, com prolongada diminuição do fluxo sanguíneo para as regiões afetadas.

 

Doença de Raynaud: diagnóstico e tratamento

Sensibilidade exagerada ao frio pode ser doença; mulheres são principais vítimas© Image Point Fr/ Shutterstock Sensibilidade exagerada ao frio pode ser doença; mulheres são principais vítimas

O diagnóstico da Doença de Raynaud é obtido por avaliação clínica do médico, com histórico com de sensibilidade aumentada ao frio relatada pelo paciente, associado às típicas alterações de coloração da pele, como palidez e vermelhidão

O tratamento geralmente não exige medicamentos, mas sim mudanças de hábitos e cuidados simples, como evitar permanecer em ambientes com temperaturas frias, se agasalhar e manter pés e mãos protegidos com meias e luvas.

Outras medidas importantes para combater o problema são: apostar em terapias para reduzir estresse emocional e ansiedade e parar de fumar, pois o tabagismo pode piorar as crises, uma vez que a nicotina diminui o fluxo sanguíneo para os dedos das mãos e pés.

Sintomas e significados

Cansaço que passa do nível normal pode indicar algo mais sério: 9 doenças

Tontura pode indicar 13 quadros de saúde: quando procurar um médico?

 

Há uma doença que causa dor na cabeça e face e poucos conhecem

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
Saúde realiza vacinação antirrábica no próximo sábado, Confira os locais em Bonito (MS)
BONITO - MS - EM OBRAS
Em obras, ESF Bom Viver permanecerá fechado até sexta-feira (20) em Bonito (MS)
BONITO - MS - DOENÇA DO SÉCULO
ESF Central realiza palestra sobre prevenção ao suicídio em Bonito (MS)
COMBATE AO INCÊNDIO NO MS
Corpo de Bombeiros reforça efetivo no combate às queimadas no Pantanal e Cerrado
BONITO - MS - ADOTE O SEU MELHOR AMIGO
CCZ disponibiliza 10 cães para adoção em Bonito (MS)
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Em Três Lagoas, governo entrega novo acesso ao Parque Industrial com ciclovia
ATAQUE CONTRA ENFERMEIRO
Enfermeiro leva três facadas dentro de posto de saúde em MS
BONITO - MS - SAÚDE
Alô população: Exames de laboratório serão agendados com antecedência, confira locais em Bonito (MS)
BONITO - MS - PRÊMIO NACIONAL
Bonito (MS) tem Microempresa individual ganhadora de prêmio nacional
TÁ PRONTO O TERERÉ?
Calor pode bater recorde histórico dos últimos 9 anos nesta terça-feira