Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
labbonito
SAÚDE

MS tem a segunda morte por gripe

26 Abr 2019 - 13h00Por DA REDAÇÃO

A Secretaria Municipal da Saúde de Três Lagoas confirmou, nesta sexta-feira (26) que foi a gripe Influenza A, do tipo H1N1, a causa da morte de um morador local, ocorrida na última quarta-feira (24).

É, portanto, o segundo óbito pela doença registrada no Estado neste ano. O outro aconteceu em Corumbá, em janeiro.

Dados divulgados na  quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que Mato Grosso do Sul possui 302 notificações de gripe, um óbito e três casos confirmados, dois deles de H1N1 e outro de H3N2, até então. 

Os números apontam aumento de 20% em relação as ocorrências suspeitas da doença apresentadas na semana passada, 251.

Três Lagoas, com os dois casos positivos de H1N1, e Corumbá, que registrou no início do ano o óbito por H3N2, são os municípios com a doença já confirmada no Estado. 

Em Campo Grande, a Prefeitura informou que a Campanha de Vacinação contra a Influenza imunizou até o momento 35.721 pessoas, o que representa 16,26 % do público alvo, estimado em 219.615 indivíduos. 

Os dados foram divulgados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria Municipal da Saúde e levam em consideração as doses aplicadas entre o dia 10 (início da mobilização) e a última terça-feira (23). 

No período dos dados divulgados, a campanha vacinou exclusivamente as gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) até o domingo dia 21, resultando no maior percentual de cobertura, sendo 30,79% e 29,26%, respectivamente. Os dados, aparentemente inferiores dos demais grupos, representam apenas dois dias de vacinação, pois este público foi incluído na Campanha da segunda-feira (22).

A informação sobre a quantidade de indivíduos das Forças Armadas e da forças de segurança pública estão em fase de levantamento para anexação ao grupo prioritário da Campanha. Entretanto, este público pode receber a vacina conforme a determinação do Ministério da Saúde.

Podem receber a dose da vacina indivíduos com 60 anos ou mais de idade; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e, os professores de escolas públicas e particulares; as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; e, os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, bom como os funcionários do sistema prisional serão imunizados em esquema de programado pela Sesau.

A vacina está disponível nas 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF). Estes locais estão abertos de acordo com o horário estabelecido por cada unidade para atender a população do grupo de risco.

Para receber a dose, todos os públicos do grupo prioritário devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; os indígenas: cadastro na SESAI; e os os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas: documentos comprobatórios que informe a condição de policial civil ou militar. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não irá disponibilizar doses extras.

FIM DE SEMANA

A campanha prossegue neste sábado (27) e domingo (28) nos Centros Regionais de Saúde (CRS) Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavilla II. Estes locais vacinam contra influenza das 6h15 às 17h45, sem intervalo para o almoço.

Na próxima segunda-feira (29) inicia a vacinação com o trailer na Praça Ary Coelho. Este posto de vacinação imuniza exclusivamente contra a influenza e funciona das 7h15 às 16h45.

A DOENÇA

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

PREVENÇÃO

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

 

Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;

Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
Evite tocar a boca e o nariz.
Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Leia Também

Empresário que morreu em acidente na BR-060 será velado na Câmara Municipal de Jardim LUTO
Empresário que morreu em acidente na BR-060 será velado na Câmara Municipal de Jardim
Já sentiu algum desses sintomas? Pode ser falta de vitamina B12! Saúde
Já sentiu algum desses sintomas? Pode ser falta de vitamina B12!
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Após ventania e chuva, temperatura em Bonito MS, cai 7Cº na tarde desta quinta feira (21) VEJA Previsão do Tempo
Após ventania e chuva, temperatura em Bonito MS, cai 7Cº na tarde desta quinta feira (21) VEJA
Sabia que bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Laboratório Bonito Saúde
Sabia que bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Laboratório Bonito
Um dia especial para as mulheres no Laboratório Bonito Dia Internacional da Mulher
Um dia especial para as mulheres no Laboratório Bonito
Comunicado importante para este sábado dia 02/03/2024 Laboratório Bonito
Comunicado importante para este sábado dia 02/03/2024
Cassems realiza  Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro CASSEMS - ENCONTRO
Cassems realiza Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores
Doação de sangue é gesto de amor ao próximo que pode salvar até 04 vidas, veja como doar DOE SANGUE - DOE VIDA
Doação de sangue é gesto de amor ao próximo que pode salvar até 04 vidas, veja como doar
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.