Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
VOO DAS GARÇAS
DOURADOS - NA CÂMARA MUNICIPAL

DOURADOS: Comissão finaliza relatório e vereador pode ser penalizado por passar a mão em colega

2 Out 2015 - 14h30Por DOURADOS NEWS

O relatório sobre o caso da ‘passada de mão’ envolvendo a vereadora Virginia Magrini (PP) e o colega de casa Mauricio Lemes (PSB) já foi finalizado pelo vereador e presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Dourados, Marcelo Mourão (PSD). O próximo passo é se reunir com os membros da comissão, para aprovar o relatório e assim seguir para votação por parte dos legisladores.

Pivô da situação, Lemes pode sofrer penalidades que vão desde advertência verbal, até a cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar, conforme o Código de Ética da Casa.

“Eu finalizei o relatório ontem [quinta] e pretendo protocolar na câmara o mais rápido possível. Depois vou marcar agenda com os membros para que eles então deliberem. O passo seguinte será o encaminhamento para a mesa diretora e se aprovado, o relatório vai para votação na Casa de Leis”, explica o presidente da comissão.

Ele disse ainda que todo o processo sobre o caso em que Magrini acusa Lemes de ter passado a mão em suas nádegas no dia 8 de junho, tem 383 páginas e todo o trabalho, segundo o presidente da Comissão, foi feito seguindo o código de ética da casa.

“A comissão respeitou o código de ética em todo o processo, assim como para fazer o relatório também o segui. Eu vou ficar muito feliz se os membros acompanharem o relatório, pois eles sabem de todo o processo”, disse o vereador.

O desenrolar do caso

Questionado no caso dos membros não concordarem com o relatório, em qual seria a decisão a ser tomada, Marcelo explica que tanto o vereador Cido Medeiros (DEM) quanto Juarez de Oliveira (PRB), devem providenciar um parecer, explicando os motivos. Em seguida, os documentos serão encaminhados para a procuradoria da casa.

“Sei que pode acontecer de eles rejeitarem o relatório, com isso vou pedir para que registrem os motivos e depois pedir um parecer da procuradoria em qual decisão tomar, mas como disse, ficarei feliz se eles acompanhar o relatório”, enfatizou.

Segundo Mourão, a reunião com os membros deve acontecer até a próxima segunda-feira (05).

“Como disse quero me reunir com os membros o mais rápido possível, eu terminei o relatório dentro do prazo (10 dias), e quero dar continuidade na missão. Eu solicitei que o encontro acontecesse hoje [sexta], mas tenho que respeitar a agenda dos colegas”, pontuou.

Ao ser aprovado por parte da comissão, o relatório seguirá para a mesa diretória e para os vereadores da casa, que terão cinco dias úteis para analisar e então vai para votação no plenário. O vereador explica que a votação será aberta e apenas sim ou não, sem argumentação por parte dos colegas.

O fato e acusação

O fato aconteceu no dia 08 de junho, durante a foto após a entrega de uma moção Câmara Municipal de Dourados. Na ocasião ela disse que chegou a pensar que fosse outro vereador, porém, depois que afirmou que denunciaria o caso, Maurício veio até ela e pediu desculpas.

Magrini registrou no dia seguinte (09), boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher contra Lemes o acusando de ter passado a mão em suas nádegas, relembre aqui .

Ao denunciar o ocorrido formalmente na casa de leis, na sessão seguinte o fato foi para votação por parte dos colegas que aprovaram o início das investigações por parte da Comissão de Ética de Decoro Parlamentar da Câmara. Na época, a deliberação do processo administrativo do artigo 20, do código de ética e decoro parlamentar foi apoiada por 15 vereadores na sessão.

Dois dias depois então iniciou as reuniões na busca de definir ações sobre a denúncia da vereadora. No primeiro momento, além do presidente da comissão, Marcelo Mourão, os membros eram os vereadores Ramão Cirilo (PTC) e Juarez de Oliveira (PRB).

No entanto, após algumas reuniões Cirilo deixou de fazer parte de membro da comissão para fazer parte da defesa de Maurício Lemes. O fato é com a busca de um novo membro e com o recesso do meio do ano, o processo ficou parado. Após muitas recusas, o ‘cargo’ foi preenchido por Cido Medeiros e assim retomada as reuniões.

Nos dias dois e três de setembro então foram ouvidos os envolvidos e suas testemunhas, em seguida o relatório com base em todas as informações sobre o caso foi feito e agora segue para votação por parte dos membros
.

Leia Também

Governo do Estado formaliza convênios para levar infraestrutura aos municípios de MS Investimento
Governo do Estado formaliza convênios para levar infraestrutura aos municípios de MS
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura Evento Importante
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura
Parceria entre Governo de MS e Marinha possibilita pesquisa, atendimento médico e combate a incêndio Parceria
Parceria entre Governo de MS e Marinha possibilita pesquisa, atendimento médico e combate a incêndio
Com foco na inovação pedagógica escolar, Governo de MS promove seminário para coordenadores Evento
Com foco na inovação pedagógica escolar, Governo de MS promove seminário para coordenadores
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos Reunião de negócios
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos Parceria
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos
Lula convoca líderes e ministros para reunião de emergência nesta sexta Encontro
Lula convoca líderes e ministros para reunião de emergência nesta sexta
Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS Política
Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS
Empresários que vão investir no Pantanal convidam Riedel para conhecer safári na África Política
Empresários que vão investir no Pantanal convidam Riedel para conhecer safári na África
Audiência Pública sobre o primeiro plano municipal de Cultura acontece dia 23 em Bonito Atenção população
Audiência Pública sobre o primeiro plano municipal de Cultura acontece dia 23 em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.