Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
parque das cachoeiras
BONITO - MS - POLÍTICA

Pesquisa aponta aprovação de 44,33% de Odilson em Bonito

8 Ago 2019 - 13h53Por Lia Larrrea / Raking Pesquisas

 

Foto: Jabuty

A caminho de encerrar o terceiro ano de sua administração, o prefeito Odilson Soares (PSDB), de Bonito, conta com aprovação de 44,33% de sua administração, conforme levantamento do Instituto Ranking realizado no município entre os dias 27 e 28 de julho. O cenário apurado também mostra aprovação dos trabalhos da Câmara Municipal, bem como revelou como a população observa as movimentações visando as eleições de 2020.

De acordo com o Ranking, a aprovação a Odilson –cuja gestão vem sendo marcada pela interlocução junto ao governo estadual para conclusão de empreendimentos, como a pavimentação de rodovias importantes da região e estruturação do aeroporto municipal, bem como entrega de moradias e ações de saneamento– é composta a partir de índices de avaliação que consideram sua administração “ótima” ou “boa” (18,33%) e regular (26%). Já a qualificação negativa da gestão chega a 40,33%, enquanto 15,34% não soube ou preferiu não responder.

Já em relação à Câmara Municipal, a aprovação chega a 47,66% (com 20% de “ótimo” e “bom” e 27,66% de “regular”), com 30,33% de reprovação. Outros 22,01% dos entrevistados não responderam ao questionamento da pesquisa.

A fim de entender os percentuais, o Ranking também pediu aos participantes do levantamento que indicassem os maiores problemas ou demandas que precisam ser atendidas pela Prefeitura de Bonito, com mais de um apontamento (por isso, o somatório supera os 100%).

A Saúde do município foi apontada como um gargalo a ser superado: a falta de médicos e de exames foi citada por 58,33% dos entrevistados, enquanto 48% pediram que seja melhorado o atendimento em saúde. Também aparecem entre as maiores críticas à prefeitura a falta de emprego e o alto custo de vida (34,66%), melhoria no saneamento básico e limpeza urbana (28,33%) e a iluminação pública (24,66%).

No outro extremo aparecem questões como a necessidade de se ouvir mais a população (citado por 3,66% dos entrevistados), renovação política (4%) e construção de casas populares (4,33%).

Eleições 2020

O Ranking também foi às ruas sondar a população sobre as intenções de voto para a eleição do ano que vem. Na disputa pela Prefeitura de Bonito, a pesquisa espontânea mostrou um cenário aberto: 62,03% dos entrevistados se disseram indecisos ou que vão votar em branco ou nulo.

Entre os candidatos citados, porém, há uma mescla de novos nomes e outros que já atuaram na administração pública. Zé Arthur (MDB) teve 20,33% das citações, enquanto Laércio Miranda  somou 5,66% das manifestações espontâneas. Odilson Soares teve 4% das intenções de voto.

Na sequência aparecem Loiva Schiavo (PSD, 3,33%), Bosco Martins (SD, 2,33%), Josmail Rodrigues (PL, 1%), Terezinha Braga (PSDB, 0,66%) e Luiza Lima (0,33%). Outros nomes citados atingiram 0,33%.

Além de Odilson, Zé Arthur e Josmail são nomes conhecidos na política local, registrando passagens pela Prefeitura de Bonito –o que justifica sua lembrança pelo eleitorado. Demandas públicas, como Saúde e Educação, justificam a citação de pessoas ligadas a esses setores, casos de Laércio e Loiva, assim como a presença em meios virtuais (como redes sociais) ajuda na popularização de outros nomes que tenham atuação ou identificação com o município, caso de Bosco –nome que 45,66% dos entrevistados disseram conhecer.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados nomes dos possíveis candidatos, foram analisados dois cenários. No primeiro deles, Zé Arthur lidera (com 45,66%), seguido de Laércio (10%), Odilson (9%), Loiva (5,66%), Bosco (4,33%), Josmail (3,66%) e Luiza (2%). Brancos, nulos e indecisos totalizam 19,69%.

Na segunda simulação, o atual prefeito deu lugar a Terezinha Braga –que integra seu grupo político. Zé Arthur segue à frente, com 46,33%. Laércio Miranda somou 9,33%; Loiva, 7,66%; Josmail aparece com 5,33%; Bosco tem 4,66%; Terezinha, 3,33%; e Luiza aparece com 2,66%. Os votos brancos e nulos e os eleitores indecisos totalizaram 20,7%.

O Ranking ainda apurou a rejeição, isto é, o nome no qual eleitor manifestou interesse em não votar. Odilson aparece com 35,33%, aparecendo na sequência Laércio (10,66%), Zé Arthur (8%), Josmail (5,33%), Luiza (4,66%), Bosco (3,33%) e Loiva (2,66%). Houve 30,03% de entrevistados que disseram não ter resistência contra nenhum dos nomes ou que opta pelo voto em branco ou nulo.

A reportagem procurou os nomes citados para que comentassem seu desempenho. Laércio destacou militar na política, porém, nunca ter se aventurado em uma disputa. “É bom saber que o pessoal está se lembrando da gente e talvez ajude a pensar com os outros quanto a estar disponível para 2020”, ponderou.

A Professora Loiva Schiavo, ex-secretária de Educação na gestão do ex-prefeito Leleco e presidente municipal do PSD, afirmou que o fato de seu nome ser lembrado têm a ver “com a força da Educação” e que, em reunião recente na Capital com o senador e presidente regional do partido, Nelsinho Trad, “foi deliberado que o partido lançará o maior número possível de chapas a prefeito e vereador nos municípios do interior. Recebo os números com alegria, afinal, fui lembrada sem nem ser candidata”.

O jornalista Bosco Martins, que integra a direção regional do Solidariedade e é reconhecido como influenciador digital da região de Bonito e tem apoio de comunicadores e formadores de opinião, considera que o aparecimento de seu nome é resultado da votação dirigida pela cidade ao deputado estadual e correligionário Lucas de Lima, do qual também recebe apoio. “Agradeço aos bonitenses por lembrarem de mim. É uma honra, afinal, quem não quer ser prefeito de Bonito? Mas sempre deixei claro o apoio ao prefeito Odilson Soares, pois considero sua administração uma das melhores que o município já teve”.

Surpresa do levantamento, o desempenho de Josmail Rodrigues, com apenas 1% na espontânea e índices abaixo de 6% na estimulada, chama a atenção pelo fato de se tratar de um político que já administrou Bonito em “mandato tampão” e desde que foi derrotado pelo atual prefeito em 2016 se manteve como possível candidato no ano que vem.

Odilson, Terezinha, Josmail e Luiza foram procurados, mas não atenderam as ligações. Zé Arthur retornou o contato da primeira vez, porém, não foi possível contatá-lo novamente para que comentasse os números.

Também foi realizada sondagem espontânea com a população bonitense para saber se os eleitores já têm nomes para a Câmara Municipal. Nessa pesquisa, revelou-se que as primeiras colocações são ocupadas por pessoas e políticos que têm grande interação com a população por meio de redes sociais.

Pedrinho foi o mais citado, com 3%, seguido de Lucas Capacete (2,66%) e Pantera (2,33%); Jorguinho Figueiredo, 1,66%; e Luisa aparece com 1,33%.

Com 1% das citações cada um, aparecem Nixon Vieira, João Ligeiro, Lúcia Miranda, Varguinha e Geraldo Filho; e somando 0,66% estão Sônia Aivi, Ygor Arquiteto, Regis, André Luiz e Herculano.

Foram lembrados por 0,33% dos entrevistados, cada um, Enéias, Peralta, Nabhan, Silvana Arashiro e Torão.

A disputa para a Câmara totalizou 77,07% de eleitores que não souberam indicar um candidato ou preferiram não responder.

A pesquisa do Instituto Ranking foi realizada entre 27 e 28 de julho com 300 moradores de Bonito acima de 16 anos. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Por se tratar de consulta fora do período eleitoral, não há necessidade de registro do levantamento na Justiça Eleitoral para fins de divulgação.

 

Leia Também

Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS Homicídio
Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS Em Campo Grande
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS Fronteira
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS
Jovem é estuprada por desconhecido enquanto voltava para casa em MS Caso de polícia
Jovem é estuprada por desconhecido enquanto voltava para casa em MS
Mulher armada com faca invade casa de idosa e mata galinhas em MS Caso de polícia
Mulher armada com faca invade casa de idosa e mata galinhas em MS
Mulher que matou homem a facadas após discussão durante bebedeira é presa em Mato Grosso do Sul Homicídio
Mulher que matou homem a facadas após discussão durante bebedeira é presa em Mato Grosso do Sul
Bombeiros salvam vida de bebê que engasgou com leite materno em MS Herói
Bombeiros salvam vida de bebê que engasgou com leite materno em MS
Polícia apreende computadores e celular de professor acusado de estuprar filha em MS Caso de polícia
Polícia apreende computadores e celular de professor acusado de estuprar filha em MS
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após ser multado em MS Caso de polícia
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após ser multado em MS
Helicóptero sofreu pane após 20 minutos de voo e caiu na hora do pouso em MS Acidente aéreo
Helicóptero sofreu pane após 20 minutos de voo e caiu na hora do pouso em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.