Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
MARMOARIA
Dourados - MS

Feto morre na 39ª semana de gestação e família denuncia caso à polícia

11 Fev 2016 - 13h50Por Campo Grande News

Mais uma gestante atendida no HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) perdeu o bebê e o caso será investigado pela polícia. Desde o ano passado, o hospital é alvo de constantes denúncias de mortes de bebês e na semana passada a família de uma moradora da cidade, localizada a 233 km de Campo Grande, registrou boletim de ocorrência para ser apurada a morte da mulher, ocorrida após o parto.

Desta vez foi uma adolescente de 15 anos que estava com 39 semanas e cinco dias de gestação. De acordo com a assessoria do HU, na segunda-feira (8) ela procurou o hospital alegando dores no baixo ventre.

Apesar de quase 40 semanas de gestação, o hospital informou que ela estava fora de trabalho de parto e não havia sinais clínicos que motivassem a realização de uma cesariana.

Os familiares denunciam que mesmo com a constatação da morte do bebê, o hospital não fez a cesariana para a retirada do feto e a paciente só foi levada para o centro obstétrico várias horas depois de ser atendida.

“A avaliação da gestante neste dia indicou que o bebê estava com as condições vitais íntegras e que não havia perda de líquido, sendo agendado seu retorno ao HU-UFGD para a manhã de ontem (10), quando seria feita uma reavaliação. No entanto, em seu retorno, foi identificado o óbito fetal”, afirma nota enviada pela assessoria.

Ainda conforme o hospital, os procedimentos adotados para o diagnóstico do óbito fetal são protocolares e consistem na auscultação do som do coração do bebê com um sonar (equipamento próprio para percepção dos batimentos cardíacos do feto) e através de ultrassonografia. “Ambos foram aplicados à paciente e confirmaram a ocorrência do óbito”, informou a assessoria, sem detalhar, no entanto, qual seria a causa da morte.

Sem cirurgia – Apesar de ficar constatado que o bebê estava morto, a adolescente não foi submetida à cesariana. Segundo o HU, em casos com essa evolução o Ministério da Saúde recomenda que a retirada do feto do ventre da paciente seja feita por meio de indução ao parto normal, pois uma cesariana implicaria em mais riscos à saúde da mulher. “Uma curetagem também não seria o procedimento adequado, pois se aplica a fetos com até 12 semanas”.

Na tarde de ontem, a adolescente, que segundo o hospital “se encontra em bom estado de saúde”, foi encaminhada ao centro obstétrico e feita a indução ao parto. “A internação não pôde ser realizada de imediato após a identificação do óbito em função de os leitos obstétricos estarem com sua capacidade ultrapassada”, alegou a assessoria.

Morte no parto – Na semana passada, familiares de Josimara Ramires Machado, 30, procuraram a polícia para denunciar a morte dela, ocorrida na maternidade do HU de Dourados, após uma cesariana.

De acordo com o boletim de ocorrência, Josimara morreu na noite de quarta-feira (3). Ela estava na 40ª semana de gestação e na terça, dia 2, procurou atendimento na maternidade. O médico que a examinou teria constatado pouco movimento do bebê e solicitou dois exames, segundo o boletim de ocorrência.

Os familiares contam que após esses exames, o médico decidiu fazer o parto induzido, com um medicamento intravaginal chamado Misoprostol, para auxiliar na dilatação. Entretanto, o procedimento não teria surtido efeito. Na quarta-feira, outra medicação foi usada e mais uma vez não houve a dilatação necessária e Josimara foi submetida à cesariana.

Segundo a denúncia, ela estava bem após a cirurgia, mas por volta de 19h30 teria apresentado vômitos e falta de ar. Ela morreu por volta de 21h30. A assessoria do HU informou que a cesariana foi normal e o bebê do sexo masculino nasceu às 15h12, pesando 2.880 gramas. “A mãe, por sua vez, foi encaminhada à enfermaria obstétrica às 17h40, junto com o recém-nascido, e chegou a amamentá-lo, apresentando integridade em sua condição física”.

Na noite do mesmo dia, segundo o HU, “a paciente se sentiu mal e foi imediatamente amparada pela equipe médica, que providenciou a medicação e os procedimentos clínicos adequados para o quadro. No entanto, Josimara não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e foi a óbito”.

A equipe médica registrou evolução muito rápida, com quadro de hipotensão (pressão baixa) e insuficiência respiratória, necessitando do uso de ventilação mecânica. “Em casos com essa evolução, as causas mais frequentes do óbito são embolias pulmonares, hemorragias ou problemas cardíacos”, alegou o HU.

O laudo do médico legista que fez ao exame de necropsia, a pedido da família, será encaminhado para a Polícia Civil, que investiga o caso.

Leia Também

Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS Homicídio
Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS Em Campo Grande
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS Fronteira
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS
Jovem é estuprada por desconhecido enquanto voltava para casa em MS Caso de polícia
Jovem é estuprada por desconhecido enquanto voltava para casa em MS
Mulher armada com faca invade casa de idosa e mata galinhas em MS Caso de polícia
Mulher armada com faca invade casa de idosa e mata galinhas em MS
Mulher que matou homem a facadas após discussão durante bebedeira é presa em Mato Grosso do Sul Homicídio
Mulher que matou homem a facadas após discussão durante bebedeira é presa em Mato Grosso do Sul
Bombeiros salvam vida de bebê que engasgou com leite materno em MS Herói
Bombeiros salvam vida de bebê que engasgou com leite materno em MS
Polícia apreende computadores e celular de professor acusado de estuprar filha em MS Caso de polícia
Polícia apreende computadores e celular de professor acusado de estuprar filha em MS
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após ser multado em MS Caso de polícia
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após ser multado em MS
Helicóptero sofreu pane após 20 minutos de voo e caiu na hora do pouso em MS Acidente aéreo
Helicóptero sofreu pane após 20 minutos de voo e caiu na hora do pouso em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.